Tire suas Dúvidas.

Perguntas frequentes sobre contabilidade online

As perguntas mais frequentes

O que está incluso na mensalidade?

Todas as rotinas contábeis e obrigações contábeis exigidas por lei e suporte 100% humano estão inclusos na mensalidade. Confira todos os planos e serviços.

A Fica Tranquilo tem contadores de verdade?

A Fica Tranquilo possui uma rede de contabilidade com contadores especializados em diversos tipos de prestadores, profissionais liberais, autônomos e freelancers, de diversos setores. Eles são os responsáveis por acompanhar e manter as obrigações com o governo e rotina contábil da sua empresa, assim como prestar suporte e consultoria especializada para sua dúvidas.

O que faz o escritório de contabilidade para PJ's?

Além de abrir empresa, a contabilidade é fundamental para menter o CNPJ do prestador(a) de serviços regularizado, garantindo o cumprimento de obrigações fiscais (relacionadas aos impostos), contábeis (demonstrações, balanços, cáculos), societárias (alterações contratuais, etc) e trabalhistas (pró-labore), entre outras tarefas complementares à rotina da empresa. O contador também tem como dever garantir a veracidade das informações enviadas (ao governo e à receita) sobre entradas e saídas financeiras da pessoa jurídica (PJ).

O que é contador online ou contabilidade online?

A contabilidade online ou digital é a versão automatizada dos processos manuais da contabilidade tradicional através de um hub agregador de serviços. É importante notar se a contabilidade é técnológica (apps, aplicativos automatizados, auto service) ou assistencial (contam com esquipes de suporte que realizam o trabalho por você, sem a necessidade de qualquer digitação sua). Ambos modelos se adaptam as mais diversas necessidades PJ, seja um micro empreendedor  individual ou um doutor do lucro presumido. O ideal é procurar sempre uma contabilidade com fácil acesso ao contador que cuida da sua empresa.

Quanto custa um serviço de contabilidade online?

O valor e custo dos serviços variam conforme o escritório de contabilidade e sua complexidade. Na Fica Tranquilo o valor é de acordo com o formato da sua preferência: começando em planos de R$199 para prestadores(as) de serviços do Simples Nacional ou Lucro Presumido. Nós unimos especialistas humanos, conhecimento contábil e tecnologia sob demanda para facilitar o acesso a um serviço de contabilidade essencial com preço justo, economia e transparência.

Quanto custa abrir uma empresa?

Um contador online, ou tradicional, cobra em média de 700 a 1.500 reais para abrir uma empresa. A variação do preço está relacionada com a localização da abertura, tipo de negócio, regime que será enquadrado e outros fatores.

Na Fica Tranquilo abrir empresa é Grátis, e sem taxas se estiver localizado em São Paulo Capital.

É verdade que a Fica Tranquilo abre empresa grátis?

Sim, é verdade que a Fica Tranquilo abre empresa grátis. Não cobramos nenhum valor pela abertura da sua empresa mediante a contratação de um dos planos oferecidos, com validade anual de contabilidade online. Cuidamos de toda burocracia com a junta comercial, governo, receita, entre outros órgãos, e você apenas paga as taxas obrigatórias do governo e acompanha os protocolos nos órgãos responsáveis, com ajuda prática de especialistas.

Quais tipos de empresa a contabilidade atende?

A contabilidade online atende pessoas jurídicas, em todos os tipos possíveis de empresa.

Empresas de comércio ou indústria exigem um nível maior de complexidade contábil e fiscal, isso não inviabiliza o atendimento, dependerá do que o escritório contábil oferece.

Na Fica Tranquilo focamos em atender apenas empresas de prestação de serviços, entregando uma maior qualidade e valor no atendimento e serviços executados.

Qual a melhor plataforma de contabilidade online?

A melhor plataforma de contabilidade online, será a que melhor se adapta ao seu negócio e necessidades.

Na Fica Tranquilo utilizamos uma plataforma 100% original, criada por nosso time interno de desenvolvedores, que une conhecimento técnico de contadores experts com feedbacks práticos de clientes.

O resultado é uma plataforma Web & Mobile 100% automatizada para tarefas burocráticas e ações manuais, acoplada a um time de assistência composto por contadores e especialistas que resolvem problemas em poucos minutos.

Assim, otimizamos o dia a dia da prestação de serviços e garantimos mais tempo livre para sua rotina.

Perguntas frequentes de Contadores

O que é a Rede Inteligente de Contadores?

A Rede Inteligente de Contadores é um programa que, baseado nos princípios do crescimento compartilhado, da segmentação e, principalmente, da força do contador, propõe a conexão da inteligência de mercado da Fica Tranquilo, com o poder consultivo e de atendimento posicionado na mãos dos milhares de escritórios contábeis do país. Mais do que apenas uma plataforma contábil, somos um parceiro que te acompanha em todas as fases do negócio, unindo o marketing e vendas, até a entrega final ao cliente, gerando crescimento e satisfação para todos os envolvidos.

Quem é a Fica Tranquilo?

A Fica Tranquilo é um dos escritórios que lideram a contabilidade online no Brasil, com plataforma tecnológica própria e atendimento 100% humano, totalmente focado em Prestadores de Serviços, ofertando contabilidade e serviços de valor agregado, tais como como gestão financeira completa, faturamento, pagadoria, conta digital, entre outros, mas principalmente, que valoriza o papel do profissional contábil em sua função insubstituível de orientação e aconselhamento dos clientes.

O que a Fica Tranquilo tem a oferecer ao meu escritório contábil?

A Fica Tranquilo lançou em setembro de 2020, durante a CONBCON 2020, um programa inédito no país, batizado de “Contador Associado”. Pela primeira vez no Brasil, uma grande contabilidade online abre suas portas à comunidade contábil para levar aos escritórios contábeis participantes do programa uma série de benefícios concretos, tais como:

  1. Segmentação de atuação;
  2. Incremento de receitas; 
  3. Incremento de rendimentos;
  4. Maior visibilidade; 
  5. Reconhecimento profissional.

Quem pode participar do programa Contador Associado da Fica Tranquilo?

Em sua primeira fase (atual), o programa tem inscrições limitadas a escritórios das 50 maiores cidades brasileiras.

Minha cidade ainda não está na lista, mas tenho interesse em participar. E agora?

Faça sua inscrição, indique a sua cidade e demais informações. Vamos analisar cada caso e prestar a orientação adequada.

Quais os passos para participar do programa Contador Associado da Fica Tranquilo?

  1. Faça sua inscrição preenchendo a ficha cadastral.
  2. Será necessário assinar digitalmente um termo de confidencialidade entre seu escritório e a Fica Tranquilo;
  3. Serão apresentados então os detalhes do programa e avaliadas as modalidades de participação mais adequadas; e
  4. Se selecionado, será formalizada a participação do seu escritório (contrato), passando para as etapas práticas de planejamento e execução.

Quais os critérios de seleção dos escritórios contábeis participantes do programa Contador Associado da Fica Tranquilo?

A ênfase da seleção é dada pelo potencial de geração de negócios e oportunidades entre o escritório candidato, a Fica Tranquilo e os demais participantes do programa, de forma a maximizar os ganhos para todos os escritórios participantes.

O programa Contador Associado é um sistema de franquias?

Não. A Fica Tranquilo não tem nada contra o modelo de franquias, mas esse programa é diferente de tudo o que existe até então. Trata-se de um modelo exclusivo, pensado em cada detalhe para atingir resultados e levar benefícios aos escritórios participantes.

Porque se faz necessário assinar um termo de confidencialidade no início do processo?

O termo de confidencialidade é uma garantia formal de que todas as informações trocadas entre seu escritório e a Fica Tranquilo serão tratadas com máximo sigilo e respeito, respeitando informações relativas a modelos de negócio, dados econômico-financeiros, dentre outros, considerados sensíveis e/ou de propriedade industrial e intelectual.

Para que a Fica Tranquilo pergunta sobre o porte do meu escritório?

O porte do seu escritório é necessário tanto na fase de triagem interna, quanto no direcionamento da melhor modalidade de participação do seu escritório no programa Contador Associado.

Fiz minha inscrição mas ainda não tive um agendamento com o time da Fica Tranquilo. E agora ?

Devido à grande procura, é possível que o tempo de resposta demore até uma semana, mas não mais do que isso. Caso não tenhamos retornado dentro desse período com uma resposta, pedido de informações complementares ou com o contrato de confidencialidade, pedimos que escreva uma mensagem para o email contadores@ficatranquilo.com.br com o assunto “nome do seu escritório” para que possamos tratar a situação.

Perguntas frequentes sobre Abertura de Empresa

Quanto custa para abrir minha empresa?

É grátis. Não cobramos nada para abrir a sua empresa e pagamos a taxa de abertura na Junta Comercial. Condições válidas para as regiões de São Paulo e Grande São Paulo.

Outras regiões, você só precisará arcar com as taxas obrigatórias do governo.

Quais os documentos que eu preciso para abrir uma empresa?

RG (cópia autenticada)*
CPF (cópia autenticada)*
Comprovante de endereço residencial
Certidão de casamento (se for o caso)

*Uma cópia autenticada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) substitui RG e CPF;

Abrir uma empresa demora quanto tempo?

Em São Paulo, normalmente o processo completo para abrir uma empresa leva de uma semana a 10 dias úteis. Em outras cidades o prazo varia de 20 a 45 dias úteis.

Minha empresa pode ser registrada no meu endereço?

Na grande maioria dos casos é possível abrir a empresa com o endereço residencial. Vai depender, porém, da cidade em que você vai registrar a sua empresa, da atividade que a sua empresa vai exercer e da localidade de sua residência. Normalmente, a maioria das cidades aceita que o endereço seja residencial no caso de prestadores de serviço sem funcionários que não exerçam comércio, é o caso de São Paulo. Há atividades, como advocacia, que não permitem o uso do mesmo endereço. Endereços em condomínios residenciais também precisam de uma autorização do síndico. Na mini-consultoria gratuita do AberturaGrátis, nosso especialista vai sanar definitivamente a sua dúvida.

Minha empresa deve ser registrada em qual regime?

Normalmente, prestadores de serviço sem funcionários, profissionais liberais e autônomos, cuja empresa fature até R$ 4,8 milhões por ano, optam pelo Simples Nacional. Além do limite de faturamento, o Simples não se enquadra nos casos em que:

  • o prestador de serviço tiver uma empresa com débitos tributários ou com a Previdência Social
  • o prestador de serviço tiver outra empresa ou sociedade registrada no Simples e cujo faturamento –ou a soma dele com o da nova empresa– ultrapasse os R$ 4,8 milhões
  • o prestador de serviço tiver mais de 10% do capital de outra empresa ou sociedade não registrada no Simples e cujo faturamento ultrapasse os R$ 4,8 milhões