Médico precisa abrir empresa?

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

A maioria dos médicos iniciantes possuem uma grande dúvida: “para atuar na área da medicina é preciso abrir empresa?”. Essa pergunta surge porque diversos profissionais quando iniciam a sua carreira percebem que vários médicos não são celetistas, e prestam serviços como PJ para os hospitais.

Nesses casos, e também quando o médico decide abrir a sua própria clínica, ele precisa sim abrir empresa, e ter um CNPJ ativo.

No entanto, fazer essa abertura nem sempre é um procedimento simples, afinal a área da saúde tende a ser complexa, e por isso é bastante burocrática.

Para te ajudar a entender melhor como funciona a atuação do médico como PJ, separamos algumas informações importantes sobre o assunto. Então, confira o nosso post de hoje e saiba mais!

Médico precisa abrir empresa?

Como já dissemos, apenas em algumas situações o médico precisa abrir empresa, e são elas: o profissional atuará como PJ ou abrirá a sua própria clínica.

É válido salientar que, quando o médico abre a sua empresa, a quantidade de oportunidades na área médica aumentam ainda mais, e por isso essa é uma boa opção para esses profissionais.

Então, não deixe de abrir a sua empresa quando começar atuar na área da medicina!

Quais são as modalidades de empresa que um médico pode abrir?

Existem diversas modalidades de empreendimentos os quais um médico pode abrir. São elas:

  • Sociedade Simples Pura;
  • Sociedade Simples LTDA (nesse caso, a sociedade é feita entre alguns médicos com responsabilidade limitada ao capital);
  • Sociedade Empresarial LTDA (nesse caso, a empresa é aberta por médicos e outros profissionais de ramos diferentes);
  • Empresa Individual de Responsabilidade LTDA ou EIRELI.

Motivos para um médico ter CNPJ

Construção do nome profissional

Quando o médico presta serviços atuando como PJ, a todo momento ele está usando o seu nome, e por isso está construindo a sua reputação no mercado de trabalho.

Por isso, é importante o profissional ter sua empresa, construir a sua base de pacientes, e assim fazer o seu nome na área médica.

Oportunidades profissionais

Nos dias atuais, as clínicas e hospitais estão cada vez mais optando por contratar médicos sem vínculo empregatício celetista, fazendo com que esses profissionais apenas prestem os seus serviços atuando como PJ.

Por isso, o médico que possui sua própria empresa tem mais oportunidades profissionais no mercado de trabalho.

Redução do pagamento de impostos

A abertura de uma empresa é uma forma de reduzir os impostos pagos pelo médico, pois quando esse profissional trabalha como autônomo, os tributos pagos são muito maiores quando comparado aos impostos de uma PJ.

A importância de ter assessoria contábil para abrir uma empresa

Diversas vezes, o médico possui a sua própria empresa, mas não sabe como funciona o sistema de tributação da mesma, a acaba se perdendo nesse processo.

Por isso, o ideal é que esse profissional procure terceirizar essas funções, e assim ter uma assessoria contábil.

Assim, o médico poderá focar somente no seu trabalho, sem se preocupar com a parte burocrática do seu negócio.

Para isso, nós da Fica Tranquilo, podemos te ajudar. Então, entra em contato conosco e veja nossos combos e ofertas!

Quem cuida também merece cuidado

Ter que se preocupar com Emissão de Notas, Abertura de Empresas, Desenquadramento ou qualquer outra burocracia acaba com a sua produtividade e sua tranquilidade. Ainda mais quando toda sua atenção está em salvar a vida de outras pessoas.

A Fica Tranquilo é mais que uma contabilidade online. Verdadeiramente cuidamos dos nossos clientes em todas as necessidades burocráticas que eles precisem.

Nosso foco é criar soluções inteligentes para contabilizar impostos e burocracias para você ser contador de novas histórias.

Ficou com alguma duvida e não quer mais  falar com robôs?!
Entre em contato com a
Fica Tranquilo Contabilidade Online.
A Contabilidade especializada em PJ, freelancer, autônomo e prestador de serviços há mais de 11 anos.

Então fale conosco!
Será um prazer atendê-lo!
Acesse nosso Facebook: @FicaTranquiloPJ
Participe de nossa comunidade: #EuSouPJ

!