Abrir Empresa gr√°tis em 2021

Como abrir uma empresa em 2021?


Cada vez mais aumenta o n√ļmero de pessoas que desejam come√ßar a empreender – seja com a venda de bens/produtos ou com a presta√ß√£o de servi√ßos.

Os benef√≠cios de abrir uma empresa s√£o muitos: conseguir melhores ofertas de cr√©dito em institui√ß√Ķes financeiras, melhorar sua postura profissional diante de clientes, ter facilidade para contratar funcion√°rios, emitir notas fiscais, e melhorar op√ß√Ķes de pagamento para clientes.

Al√©m de todos esses fatores, √© claro que ainda tem toda a quest√£o de voc√™ regularizar sua situa√ß√£o profissional, estando em dia com suas obriga√ß√Ķes fiscais e tribut√°rias, pagando adequadamente seus impostos e atuando sem colocar o seu neg√≥cio em risco.

Ou seja, se você deseja começar a empreender, entender como faz para abrir uma empresa (quais gastos isso envolve, quais profissionais você deve contratar neste processo e quais são os primeiros passos) é essencial para começar essa nova fase da sua vida profissional de forma adequada. [toc]

Quanto custa abrir uma empresa/CNPJ?

quanto custa abrir uma empresa CNPJ
quanto custa abrir uma empresa CNPJ

O primeiro fator que sempre gera d√ļvidas nas pessoas quando o assunto √© abrir sua primeira empresa √© justamente quanto isto vai custar.

O medo de pagar muitos impostos, al√©m do pagamento de taxas para a abertura do CNPJ e regulariza√ß√£o com as institui√ß√Ķes governamentais federais, estaduais e municipais, acaba travando muitos empreendedores neste pequeno passo.

No entanto, quanto antes você fizer isso, menos riscos você corre e melhor será para o desenvolvimento do seu negócio.

Estipular um valor espec√≠fico sobre quanto custa abrir uma empresa n√£o √© poss√≠vel, tendo em vista que isso varia muito de estado para estado, al√©m de que possui outras especifica√ß√Ķes que determinam o valor necess√°rio para come√ßar um neg√≥cio.

Claro que aqui estaremos focando justamente em como funciona abrir uma empresa em rela√ß√£o √†s obriga√ß√Ķes tribut√°rias – ou seja, quest√Ķes legais de atua√ß√£o do seu neg√≥cio.¬†

Outros fatores como aluguel, contas de luz, água, internet e telefone, assim como a contratação de funcionários, por exemplo, não estão sendo consideradas como o custo inicial para começar sua empresa Рembora tudo isso deva entrar nos critérios de avaliação antes de você dar este passo.

Os custos iniciais fiscais normalmente podem variar em torno de R$400 a R$500, dependendo do lugar em que você mora.

Entre eles est√° o registro p√ļblico da sua empresa na Junta Comercial, em que voc√™ precisa pagar o DARE (Documento de Arrecada√ß√£o de Receitas Estaduais).

Al√©m disso, se voc√™ for emitir notas fiscais eletr√īnicas ser√° necess√°rio a emiss√£o de um certificado digital para sua empresa tamb√©m, o que gera um novo custo fiscal.

O setor de atua√ß√£o da sua empresa tamb√©m influenciar√° nos valores que ser√£o pagos nesses primeiros passos. Por exemplo, dependendo do tipo de empresa pode ser necess√°rio pagar taxas da Prefeitura, Vigil√Ęncia Sanit√°ria, Corpo de Bombeiros, Cart√≥rio, assim como org√£os e conselhos profissionais.

Os gastos com salários e pró-labores também devem ser considerados como custo para abrir uma empresa. Os primeiros devem ser referentes aos donos/sócios da empresa, que devem possuir custos fixos.

No entanto, se a inten√ß√£o √© contratar funcion√°rios, estes custos devem ser bem calculados tamb√©m, n√£o apenas os sal√°rios que devem ser pagos aos funcion√°rios, como as taxas e obriga√ß√Ķes trabalhistas.

Ap√≥s calculados esses custos iniciais, √© importante estar atento tamb√©m para as obriga√ß√Ķes e custos gerados para manter a empresa funcionando, ou seja, os gastos com tributos para que sua empresa esteja sempre em dia com suas obriga√ß√Ķes.¬†

Procedimento para abrir empresa passo a passo

Os processos que envolvem abrir uma empresa s√£o muitos. V√°rias pequenas escolhas e a√ß√Ķes comp√Ķem toda essa grande decis√£o que vai transformar sua vida profissional.

  • Modelo de neg√≥cios

A primeira grande decisão que envolve a abertura de uma empresa está na escolha de um modelo de negócios e saber exatamente com o que você vai atuar na sua empresa.

Nesse momento voc√™ vai fazer um plano de neg√≥cios, estudando sobre seu p√ļblico, clientes e o segmento de atua√ß√£o, tendo no√ß√£o clara de todas suas possibilidades de crescimento e ganho.¬†

Dentro desse primeiro passo tamb√©m est√° a escolha do nome da sua empresa, e mais algumas decis√Ķes b√°sicas que v√£o ser a base para come√ßar a tomar a√ß√Ķes efetivas da abertura da empresa, CNPJ e sua regulariza√ß√£o oficial.

  • Contrate um servi√ßo de contabilidade

Você já sabe que deseja abrir uma empresa e possui um modelo de negócios. Agora já é a hora de você recorrer a um profissional que pode te ajudar em todas as próximas etapas.

Dependendo do tipo de empresa que você vai abrir, a atuação de um contador não se faz obrigatória, como é o caso do MEI.

No entanto, ter o auxílio de um profissional qualificado faz toda a diferença. Especialmente porque os primeiros passos exigem determinados conhecimentos contábeis para regularizar a sua empresa de forma correta.

Al√©m disso, um servi√ßo de contabilidade de confian√ßa te ajudar√° a fazer sempre as melhores escolhas para sua empresa, visando que voc√™ pague menos impostos poss√≠veis, mantenha-se em dia com suas obriga√ß√Ķes e lucre o m√°ximo poss√≠vel. Ou seja, √© aquele bra√ßo direito indispens√°vel na prosperidade da sua empresa.¬†

  • A escolha do tipo de empresa

Hoje, √© poss√≠vel escolher entre diferentes tipos de empresas. As op√ß√Ķes s√£o: MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa), EPP (Empresa de Pequeno Porte), Empresa de m√©dio ou grande porte.

Para fazer uma boa escolha √© importante j√° conversar com seu contador sobre qual √© a melhor modalidade diante tanto das suas op√ß√Ķes, quanto desejo de faturamento/lucro e formas de funcionamento.

  • ¬†Atividades da empresa

Na hora de abrir uma empresa é importante registrar quais são as áreas de atuação que sua empresa estará desempenhando.

Cada tipo de empresa possui restri√ß√Ķes espec√≠ficas quanto a isso. Por exemplo, determinadas atividades n√£o est√£o registradas e dispon√≠veis para empresas que desejam ser MEI ou ME.

Tudo isso pode ser conferido nas listas de CNAE (Cadastro Nacional de Atividades Econ√īmicas).¬†

  1. Escolha do regime tribut√°rio da sua empresa

De todas as etapas para abrir uma empresa, esta é uma das mais importantes. A escolha do regime tributário é, basicamente, a escolha de uma série de leis tributárias sobre a qual a sua empresa deverá estar atuando e obedecendo.

Hoje, existem três regimes tributários possíveis: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Cada regime possui suas limita√ß√Ķes, restri√ß√Ķes e possibilidades. Claro que tamb√©m para cada um dos tr√™s regimes h√° vantagens e desvantagens – e o que faz um deles valer a pena √© justamente a especificidade de sua empresa e seus desejos com ela.¬†

Por isso, a presença de um profissional contador se faz tão necessária neste processo, pois ele pode analisar de perto quais são suas necessidades e possibilidades, ajudando você a escolher o melhor regime Рaquele que é mais fácil, simples, prático e que dá melhores chances a sua empresa em vista de onde você deseja chegar com ela.

  1. Documentação para abrir empresa

Com tudo isso definido, √© o momento de voc√™ come√ßar a preparar e separar as documenta√ß√Ķes necess√°rias para abrir a sua empresa.

Um dos documentos √© o Contrato Social, em que consta a participa√ß√£o dos s√≥cios (caso haja). Mas n√£o √© apenas isto. √Č necess√°rio come√ßar a levantar e preparar toda a documenta√ß√£o para realizar o registro da sua empresa na Junta Comercial.

A partir daí pode ser necessário outros processos, como obter um alvará de funcionamento.

Em seguida, você precisa realizar a inscrição estadual da sua empresa para que ela, assim, possa estar atuando completamente regularizada.

Entre os principais documentos necessários para conseguir abrir sua empresa estão RG, CPF, comprovante de endereço, documento de comprovação do imóvel no qual a sua empresa estará atuando. No caso de pessoas casadas, se faz necessário também a cópia da certidão de casamento E para profissionais que possuem registros (como advogados, psicólogos, dentistas e etc.) é necessária esta documentação também.

Como facilitar esse processo?

Percebeu como abrir uma empresa pode ser algo complicado? E isso √© porque estamos apenas falando de forma simplificada todas as etapas pelas quais √© necess√°rio passar desde a decis√£o de empreender e ter sua pr√≥pria empresa at√© realmente ter permiss√£o para atuar com ela e estar em dia com todas suas obriga√ß√Ķes.

Mas existe uma forma de você facilitar isso para você, que é contar com a ajuda de um serviço especializado.

O que muitas pessoas não sabem é que é possível que um serviço de contabilidade qualificado faça todo esse processo de abertura de empresa para você Рe isso pode ser feito de forma online, inclusive facilitando muitos processos.

Ou seja, você terá energia, foco e tempo dedicados justamente naquilo que você faz de melhor, enquanto conta com profissionais para fazer aquilo que é necessário para abrir sua empresa e deixá-la pronta para você. 

Além disso tudo, contratar desde já um serviço de contabilidade pode acabar evitando diversos desgastes e dores de cabeça posteriores, como no caso de fazer escolhas erradas referentes a escolha de regimes tributários, por exemplo.

Por isso, quanto antes voc√™ tiver o aux√≠lio de um servi√ßo de qualidade, melhor ser√° para o desenvolvimento da sua empresa. E nisso tudo voc√™ pode contar com a gente, que atuamos em centenas de cidades brasileiras de forma online e sem complica√ß√Ķes.