Como abrir uma empresa pela internet?

Veja o passo a passo para abrir um CNPJ pela internet em 2021

Em 2020, milh√Ķes de novas empresas foram abertas no Brasil. Somente nos meses de maio, abril, junho e julho deste ano foram mais de 700 mil novas empresas que abriram seu CNPJ em todo territ√≥rio nacional.

Isso mostra claramente que o desejo de empreender cresce nos brasileiros que sonham em possui a liberdade de operar com seu próprio negócio Рe a tendência é de que isso aumente cada vez mais com as facilidades de poder abrir a sua empresa online.

Sim, isso é possível.

Muitas pessoas ainda pensam que o processo para abrir uma empresa é algo extremamente custoso, cansativo e burocrático.

E, de fato, pode ser um pouco mais complicado se você resolver seguir pelos caminhos mais difíceis (sem a ajuda de profissionais especialistas te auxiliando nas etapas do processo, por exemplo).

No entanto, hoje é cada vez mais simples abrir uma empresa e você pode fazer isso de forma tranquila pela internet, contando com ajuda especializada 100% online.

Ou seja, abrir uma empresa só é complicado se você realmente quiser que seja.

Quer saber como e começar a dar os primeiros passos para tirar esse grande sonho do papel, tendo finalmente o seu próprio negócio? Continue lendo! [toc]

O que é necessário para abrir um CNPJ online?

O que é necessário para abrir um CNPJ online
O que é necessário para abrir um CNPJ online

Para quem deseja abrir uma empresa como MEI (Microempreendedor Individual) o processo já é por si só somente online Рsendo possível abrir uma empresa de forma tranquila e virtual.

No entanto, mesmo outras modalidades de empresas, como ME e EPP, também é possível realizar o processo de abertura de empresa de forma digital.

Agora em 2020, inclusive, muitas prefeituras e juntas comerciais permitiram que diversos procedimentos necessários ao processo de abertura de empresa fossem feitos de forma online também, facilitando ainda mais esse grande passo.

Outro diferencial muito grande é que hoje é possível também que você contrate um excelente serviço de contabilidade (essencial para simplificar o processo de abertura de empresa e te auxiliar em todas as etapas mais burocráticas) online.

O servi√ßo de contabilidade online funciona da mesma forma que uma contabilidade em escrit√≥rio f√≠sico, mas com todas as facilidades que a tecnologia proporciona no seu dia a dia: sendo poss√≠vel fazer tudo √† dist√Ęncia, atrav√©s da internet.

Todo o procedimento de abrir uma empresa online é aquele já conhecido: você precisa realizar o registro na junta comercial, fazer uma inscrição do seu CNPJ, escolher o enquadramento da sua empresa e o regime tributário pelo qual ela atuará, estabelecer as atividades que sua empresa prestará, tirar alvará, solicitar inscrição estadual, e emitir um certificado digital.

Tudo isso parece ser bastante complexo e realmente exige um certo conhecimento técnico, especialmente contábil.

Mas é justamente nisso que tudo fica mais simples: esses são processos que você pode fazer online, assim como obter a ajuda de uma contabilidade especializada que estará te ajudando em cada etapa. 

Qual o custo para abrir uma empresa simples?

Os processos para a abertura de uma empresa, como j√° explicamos acima, envolve diferentes institui√ß√Ķes nas quais voc√™ precisa registrar a sua empresa e abrir o CNPJ.

Entre os diferentes regimes tributários, o mais procurado entre os empreendedores e aqueles que desejam abrir seu negócio próprio é o Simples Nacional.

Assim, uma das d√ļvidas mais comuns √© justamente qual o custo para abrir uma empresa Simples.

Entre todos os regimes, este é o que possui mais praticidade no pagamento de tributos, assim como custos que costumam ser menores para manter a empresa. 

No entanto, cada lugar possui as suas taxas próprias para abrir uma empresa, o que geram custos que podem variar bastante dependendo do estado do Brasil em que você vive e até mesmo do município.

Al√©m das taxas referentes √†s institui√ß√Ķes governamentais (prefeitura, estado e federa√ß√£o), abrir uma empresa tamb√©m pode gerar gastos extras com a contrata√ß√£o de servi√ßos profissionais, como uma assessoria jur√≠dica e servi√ßo de contabilidade – que se torna essencial para que voc√™ consiga abrir sua empresa de forma descomplicada.

Mas, na ContabilidadeOnline abrimos a sua empresa gratuitamente para você Рsem cobrar nenhuma taxa a mais por esse serviço, que já é incluso no valor de nossos planos de contabilidade completos para todos os serviços que o  seu negócio precisa para manter a contabilidade em dia.

Dessa forma, tudo que voc√™ precisar√° pagar ser√£o apenas as taxas exigidas em diferentes institui√ß√Ķes nas quais voc√™ precisa registrar e solicitar autoriza√ß√£o para completar a abertura da sua empresa.¬†¬†

O que é preciso para abrir uma empresa simples online?

Para abrir uma empresa no regime do Simples Nacional é importante cumprir alguns critérios básicos: 

  • Apenas pode ser integrante do Simples Nacional quem deseja abrir uma microempresa (ME) ou uma empresa de pequeno porte (EPP);
  • O limite para faturamento √© de¬† R$4,8 milh√Ķes ao ano;
  • Os s√≥cios da empresa em quest√£o n√£o podem morar no exterior, assim como tamb√©m n√£o podem possuir mais de 10% do capital de outra empresa que n√£o seja optante do Simples Nacional e tamb√©m n√£o pode ser PF (Pessoa F√≠sica) que j√° seja s√≥cia em outra empresa que √© adotante do Simples Nacional;
  • Voc√™ n√£o pode possuir outra empresa que atue em um regime diferente;
  • Quem possui d√©bitos com o INSS n√£o pode aderir ao Simples Nacional;
  • Empresas que exercem atividades de servi√ßos financeiros n√£o podem ser optantes do Simples Nacional;
  • Para ser do Simples Nacional, a empresa n√£o pode possui sociedades atrav√©s de a√ß√Ķes.¬†

Além de tudo isso, é importante estar atento para a lista de atividades que são permitidas para empresas do Simples Nacional.

Diversas atividades não são permitidas, como empresas que atuam importando combustíveis ou fabricando veículos, por exemplo.

Um profissional de contabilidade te ajudará a entender justamente nestas etapas qual o melhor regime que se encaixa para a sua empresa Рde acordo também com as atividades que serão exercidas por ela. 

Cumprindo todos esses crit√©rios exigidos, para abrir a sua empresa no Simples Nacional √© preciso que voc√™ j√° tenha todas as informa√ß√Ķes b√°sicas sobre a sua empresa.

Ou seja, saiba qual o modelo e plano de neg√≥cios, nome da empresa e possua este planejamento inicial. Ele ser√° extremamente √ļtil para os primeiros momentos de atua√ß√£o da sua empresa.

O processo se dá quando você faz o seu Contrato Social e, então, realiza o registro da sua empresa na Junta Comercial. Normalmente, em seguida é realizado o pedido do alvará de localização e funcionamento do seu negócio.

O próximo passo acaba sendo realizar a inscrição da sua empresa no município e também no estado. Por fim, você faz a inscrição da sua empresa no programa do Simples Nacional.

Esta √ļltima solicita√ß√£o deve ser feita online, atrav√©s do site da Receita Federal. A partir de ent√£o, o prazo para conseguir abrir sua empresa pode variar entre 30 a 45 dias, dependendo de uma s√©rie de outros fatores.¬†

Tendo tudo isso em vista, o primeiro passo para você abrir a sua empresa no Simples Nacional é ter certeza de que este é o melhor regime para ela Рe que ela corresponde aos critérios solicitados.

Em seguida, j√° com a ajuda de um contador especialista, voc√™ vai iniciar os primeiros processos de abertura de empresa: levantar a documenta√ß√£o necess√°ria e gerar documenta√ß√Ķes precisas, pagando as taxas cobradas pelas institui√ß√Ķes respons√°veis para abertura, registro e regulariza√ß√£o do seu neg√≥cio.

Serviço de contabilidade online

Entre as facilidades de abrir uma empresa pela internet está também a possibilidade de você contratar um excelente serviço de contabilidade online.

Com os serviços da ContabilidadeOnline, você conta com uma empresa que possui um time de mais de 30 especialistas em contabilidade e que atua com cobertura para mais de 1.300 cidades brasileiras, abrindo empresas em todo o Brasil.

Todo o processo é 100% online e descomplicado. Tudo que você precisa fazer é assinar um plano de acordo com os serviços que você precisará para sua empresa, assinar o contrato emitido pela nossa empresa, em seguida enviar a documentação necessária que é solicitada por nós e, então, aguardar o procedimento da abertura da sua empresa, sem qualquer custo adicional para isto.

A partir de ent√£o, voc√™ poder√° atuar com a sua empresa legalizada e em dia com todas as obriga√ß√Ķes governamentais devidas. Sempre que precisar, estaremos a sua disposi√ß√£o para tirar d√ļvidas e prestar o aux√≠lio necess√°rio.

Tudo é feito de forma online:

  • Calculamos todas suas guias, impostos e pr√≥-labores;
  • Emiss√£o dos relat√≥rios cont√°beis assinados sempre que voc√™ precisar;
  • Emiss√£o de notas fiscais e encaminhamento direto para seu e-mail e/ou do contratante no mesmo dia da solicita√ß√£o;
  • Organiza√ß√£o da melhor estrat√©gia fiscal para sua empresa pagar somente o menor imposto poss√≠vel, garantindo maior economia.

Na plataforma ContabilidadeOnline você acessa todos os dados contábeis da sua empresa de forma simples e direta, ficando por dentro de todo o gerenciamento do seu negócio.