Como abrir um CNPJ? Passo a passo para criar CNPJ gratuito

Afinal, Qual o custo para abrir uma empresa  em 2021?

Muitas pessoas têm buscado pela liberdade que o empreendedorismo permite à vida profissional, e  abrir uma empresa é um sonho que tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros.

No segundo quadrimestre de 2020 (ou seja, de maio a agosto), foram mais de 700 mil empresas abertas no Brasil!

No entanto, o medo de abrir um CNPJ muitas vezes é o que paralisa as pessoas de darem o primeiro passo para conquistar esse grande sonho.

De fato, para começar a empreender é importante você regularizar todo o seu negócio – independente se você trabalhará com a venda de produtos ou com a prestação de serviços.

E ao fazer isso, você terá que lidar com muitas responsabilidades que envolvem possuir uma empresa – como, contratar funcionários, gerar documentações, emitir notas fiscais, pagar impostos… 

Entre tudo isso, o que mais preocupa as pessoas são justamente os gastos que abrir uma empresa pode gerar – assim como todos os custos que envolve mantê-las nesse começo, enquanto você ainda está se firmando no mercado e não tem certeza de como será sua lucratividade.

Para te ajudar a entender melhor isso, vamos te ajudar explicando tudo sobre quando custa abrir uma empresa em 2021. [toc]

Custos a serem considerados para iniciar o seu negócio

O primeiro passo na hora de pensar em abrir uma empresa é pensar justamente em como será a sua empresa: ela será uma empresa que venderá produtos ou serviços? Ela terá funcionários? Será apenas você trabalhando no começo?

Tudo isso tem que ser considerado para começar a pensar nos custos que envolvem a abertura desse CNPJ.

Os primeiros gastos são referentes as coisas básicas de abrir a sua empresa: pagamento de taxas e documentação, assim como de profissionais que ajudarão nesse momento: assessoria jurídica e serviço de contabilidade.

Você terá que passar por um processo um tanto burocrático que envolve diversas etapas como a regularização mediante instituições governamentais municipais, estaduais e federais. Em questão de elaboração desse processo, um bom profissional de contabilidade pode te auxiliar. No entanto, os custos devem ser pensados por você.

Além disso, você também deve pensar no que você precisa para ter a sua empresa funcionando. Deverá alugar um estabelecimento comercial?     Que tipo de estabelecimento? Quanto tempo de contrato de aluguel fará?

Quais outros serviços precisa ter na sua empresa e gastos que você terá desde o primeiro dia? Conta de água, luz, internet, telefone?

E funcionários? Se for contratar imediatamente funcionários para abrir a empresa, deve considerar não apenas os salários que serão pagos, como também os custos com os direitos trabalhistas – algo que você deve ter muita atenção desde o começo para evitar problemas futuros. 

Além disso tudo, toda empresa precisa ter um Capital Social, essencial para conseguir a liberação do seu CNPJ e também realizar o Contrato Social da empresa.

Basicamente, o Capital Social é uma quantia mínima recomendada de acordo com a sua empresa (ou seja, pode variar de acordo com as diferentes modalidades de empresas) que servirá para conseguir manter a sua empresa funcionando até que ela gere lucro. O valor indicado é de R$1.000. 

Isso é tudo que você precisa ter em mente nesse primeiro momento sobre os custos que envolvem abrir uma empresa logo no primeiro mês.

No entanto, ao longo do tempo, outras coisas devem ser consideradas e é isto que falaremos a seguir. Continue lendo!

Qual o valor para se abrir um CNPJ?

Qual o valor para se abrir um CNPJ 2021
Qual o valor para se abrir um CNPJ 2021

 

-Os gastos mensais para manter seu negócio funcionando

Existem diversos gastos que devem ser considerados para manter a sua empresa funcionando e acima já citamos vários deles, que são os gastos básicos como aluguel e contas de serviços que você precisará no dia a dia da sua empresa, assim como os custos para ter funcionários.

Outros gastos referem-se aos impostos e tributações que cada empresa paga, mas isso depende justamente do regime tributário que você escolheu no momento em que abriu a sua empresa.

Contar com um profissional de contabilidade te auxiliando em cada fase da abertura da sua empresa é essencial por causa disso. A escolha do regime tributário deve ser bem pensada nesse primeiro momento, pois é ela que determinará quanto de impostos você pagará e quais impostos devem ser pagos.

Muitas pessoas quando escolhem um regime tributário que não é muito vantajoso financeiramente acabam tendo uma série de prejuízos com a sua empresa, pagando mais impostos do que deveria, e diversas complicações.

Cada empresa de cada modalidade (MEI, ME, EPP) tem um custo diferenciado para manter-se funcionando.

Por exemplo, um MEI não possui custos para abertura da sua empresa. Seus gastos também são bastantes simples. Basicamente, o MEI apenas paga mensalmente um valor fixo de 5% do salário mínimo e custos de impostos ICMS, para comércio e indústria, e ISS, para prestadores de serviços. E tudo isso é pago em uma única guia todos os meses, chamada de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Para empresas de outras modalidades é importante conferir as especificações e critérios de gastos que envolvem o seu funcionamento.

Outra coisa que afeta justamente o pagamento de imposto é, como falamos acima, o regime tributário. Portanto, se a empresa é optante do Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

Tudo isso deve ser analisado com um contador de confiança, pois a diferença de custos para manter uma empresa funcionando em cada um desses regimes é muito grande e deve ser bem avaliada. 

Quanto custa abrir empresa com a Contabilidade Online?

Na ContabilidadeOnline, nós te ajudamos em todas as etapas que envolvem a abertura e o funcionamento adequado da sua empresa, de forma que você possa contar com um time de mais de 30 especialistas qualificados e experientes trabalhando para ajudar o seu negócio.

Nós estamos já atuando – de forma online – com cobertura de serviços em mais de 1.300 cidades brasileiras e abrindo empresas ao redor de todo o país de forma gratuita.

Ou seja, você não paga nada para abrir uma empresa com a gente – e, se sua empresa for de São Paulo, também estará isenta de diversas taxas nesse processo de abertura do CNPJ. 

Tudo isso funciona mediante à contratação de um dos nossos planos de contabilidade, que oferecemos 100% online para empresas de todo o Brasil.

Neste plano, atuamos prestando todos os serviços de contabilidade que sua empresa precisa não somente para ser aberta, como também para manter-se funcionando.

Entre os nossos serviços, além da abertura da sua empresa sem qualquer custo adicional, nós calculamos todas suas guias, impostos e pró-labores, mantemos sua empresa em dia com todas as obrigações do governo, e também emitimos relatórios contábeis assinados sempre que você solicitar.

Com a ContabilidadeOnline você ainda conta com um serviço em que emitimos suas notas fiscais e encaminhamos para seu e-mail e/ou contratante no mesmo dia da solicitação, e organizamos a melhor estratégia fiscal para sua empresa pagar somente o menor imposto possível, garantindo maior economia.

E tudo isso feito de forma segura, com um contrato elaborado e enviado para você ficar tranquilo em todo o processo.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

Abrir uma empresa te garante diversos benefícios e vantagens. Além de você ter toda a tranquilidade de possuir um negócio regularizado e legal, fora da informalidade e sem correr riscos de acabar pagando multas ou impostos atrasados posteriormente, você também conta com benefícios como:

  • Contribuição adequada para a previdência;
  • Poder oferecer mais formas de pagamentos aos seus clientes;
  • Ter uma imagem melhor no mercado, com a sua empresa legalizada;
  • Emitir notas fiscais;
  • Recolhimento adequado dos impostos devidos;
  • Possibilidade de contratar funcionários de forma legal.

Se você deseja empreender, precisa se preocupar desde já em como funciona o processo de abertura de uma empresa – e saber que, embora possa ser um pouco burocrático, você pode contar com ajuda em tudo que precisar, em cada etapa. 

Muitas pessoas acham que é melhor evitar o gasto de contratar ajuda especializada nesse processo e acabam tendo complicações mais na frente, quando descobre que para abrir uma empresa é necessário, sim, possuir um conhecimento contábil qualificado, por exemplo.

Mas isso é o que acaba tornando o processo de abrir uma empresa mais difícil e complicado do que deveria ser.

A ContabilidadeOnline está aqui justamente para te ajudar a tirar esse sonho do papel e transformar o seu negócio em algo real!

Funciona de modo simples: você contrata o plano com nossos serviços (e os primeiros 30 dias são gratuitos), nós enviamos para você o contrato que você deve assinar e em seguida solicitamos toda a documentação necessária para a abertura de sua empresa, que será feita por nós sem qualquer cobrança extra.

Tudo isso de forma descomplicada e online, evitando dores de cabeça.

Acredite: abrir a sua empresa é o primeiro passo para transformar a sua carreira e tirar da gaveta aquele sonho que você deseja há muito tempo que se torne a sua realidade.

E quando você conta com auxílio de profissionais qualificados e experientes neste processo, tudo fica muito mais simples!

Então, Fica Tranquilo que nós te ajudaremos a dar este grande passo de forma simples e prática, sem complicações.