Abrir um CNPJ é necessário para ter uma loja virtual? Há benefícios em abrir um CNPJ para vender em uma loja virtual? Essas e outras perguntas serão respondidas neste artigo, então se você quer saber se vale a pena abrir um CNPJ para vender pela internet, leia esse artigo até o final. 

Saiba que o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é um dos passos mais importantes para o empreendedor, pois ele formaliza o negócio e o transforma em uma empresa.

Por isso, abrir um CNPJ é sempre a melhor opção, independente se há ou não uma obrigatoriedade. Afinal, há inúmeros benefícios em ter um CNPJ sendo que o principal deles é formalizar sua empresa. 

No entanto, se você ainda tem dúvidas se vale a pena abrir um CNPJ ou se é fundamental para realizar as atividades da sua empresa, a seguir você entenderá tudo sobre o assunto e poderá optar pela melhor opção para seu negócio. 

É preciso ter CNPJ para abrir uma loja virtual?

Uma das dúvidas mais comuns sobre esse tema é se é preciso ter CNPJ para abrir uma loja virtual. Saiba que não, ter um CNPJ é opcional para quem quer abrir uma loja virtual.

Mas saiba que é altamente recomendado ter um CNPJ, considerando que essa formalização trará credibilidade para a sua loja virtual e possibilitará ter bons fornecedores, crédito para investir, entre outras coisas.

Mesmo sem CNPJ é possível vender por cartão de crédito, mas saiba que apenas algumas empresas oferecem a venda por cartão para negócios que não possuem CNPJ, tais como Bcash e PagSeguro. 

Portanto, essa é outra vantagem de formalizar o seu negócio, ter mais opções de empresas que oferecem pagamento por cartão de crédito.

É importante considerar que é fundamental oferecer vendas por cartão de crédito em sua loja virtual. Afinal, essa é uma das modalidades de pagamento mais utilizadas no país, então será um grande problema se você não oferecer essa modalidade em sua loja. 

Outro ponto importante sobre ter ou não um CNPJ é que, com a formalização da sua loja virtual, é mais fácil organizar a logística das entregas, pois é possível ter contrato com uma distribuidora, por exemplo. 

Sendo assim, saiba que não é obrigatório ter um CNPJ para abrir uma loja virtual, mas é algo que trará muitas vantagens para sua loja. 

Quais as vantagens de se abrir um CNPJ? 

Como você deve ter notado até aqui, existem várias vantagens em ter um CNPJ. No entanto, a seguir você poderá conferir quais as vantagens de se abrir um CNPJ para vender em sua loja virtual.

Formalização das atividades da empresa

A primeira grande vantagem é formalizar as atividades da sua empresa, ou seja, sair da informalidade e registrar sua empresa. Isso inclui registrar sua empresa na Receita Federal e União, onde será possível obter alvarás para funcionamento e registrar seu negócio no estado e município. 

Emissão de notas fiscais

Outro ponto muito importante para quem quer vender pela internet é a questão da nota fiscal. Quem não tem CNPJ não pode emitir a nota fiscal.

Lembrando que as notas fiscais são importantes para seu negócio, para você e para seus clientes. Ao abrir um CNPJ você poderá realizar a emissão de notas fiscais, inclusive notas fiscais eletrônicas. Assim você poderá realizar o recolhimento tributário corretamente e declarar renda à Receita Federal a partir desses documentos. 

Recolhimento tributário adequado

Quando se fala em formalização da empresa, a primeira coisa que vem à cabeça é o pagamento de impostos. Sim, com a formalização vem obrigações. Recolher impostos faz parte do dia a dia das empresas, mas saiba que com a formalização há maior respaldo para realizar o recolhimento.

Uma empresa não formalizada pode ter problemas com a Receita Federal por causa de improbidade, não conformidade e outras irregularidades ao declarar as receitas geradas. 

Direito à aposentadoria

Sabia que o dono de um negócio tem direito à aposentadoria? Isso é possível por causa da contribuição para a previdência.

Quem é MEI já sabe que o recolhimento tributário do INSS ocorre diretamente pagando a DAS. No entanto, aqueles que possuem outra modalidade empresarial e retiram o pró-labore, também têm esse direito assegurado devido à contribuição com a Previdência Social. 

Contratação de funcionários

Por fim, se sua loja virtual exigir a contratação de funcionários, saiba que isso só será possível se você tiver um CNPJ.

É possível contratar serviços freelancers e até terceirizar certas atividades, mas se houver a necessidade de formalizar a contratação de funcionários, saiba que isso só será possível a partir de um CNPJ. 

Mais opções de pagamento

Quem tem CNPJ conta com a grande vantagem de poder oferecer mais opções de pagamento. Como já foi mencionado, apenas algumas poucas empresas oferecem pagamentos com cartão de crédito para quem não tem CNPJ, por isso, essa é uma grande vantagem também. 

Como abrir uma loja virtual com CNPJ?

Como abrir uma loja virtual com CNPJ
Como abrir uma loja virtual com CNPJ

Está convencido de todas as vantagens que existem em abrir um CNPJ? Então saiba como abrir uma loja virtual com CNPJ!

Mesmo que a loja seja operada apenas por você, sem a necessidade de contratar funcionários, é importante ter um CNPJ para emitir notas fiscais, realizar a contribuição tributária correta e até mesmo passar maior credibilidade para os clientes.

Há várias formas de começar a sua loja virtual com CNPJ, sendo que a formalização mais simples é a de MEI, Microempreendedor Individual.

A maioria das pessoas já conhece esse modelo empresarial, mas saiba que é a formalização ideal para pequenos negócios, que não exigem a participação de sócios e que possuem faturamento anual inferior a R$ 81 mil. 

Com a formalização do MEI, é possível emitir nota fiscal, obter o CNPJ, contratar um funcionário e ter vários benefícios assegurados pelo INSS, como direito à aposentadoria, salário maternidade, auxílio-doença, entre outros. 

No entanto, se houver sócios, necessidade de contratar mais funcionários ou se o faturamento anual é maior que R$ 81 mil, é possível abrir um CNPJ como microempresa, pequena empresa ou outra. 

Saiba que o processo de abertura de empresa exige certo conhecimento. Afinal, é preciso considerar o melhor modelo de empresa, o regime tributário ideal e tomar várias decisões importantes a respeito do seu negócio.

Por isso, o ideal é contar com uma equipe de contabilidade para te ajudar em todas essas decisões. 

Além do processo de abertura da sua empresa, você terá que cuidar da estruturação da sua loja virtual. Nesse caso, o ideal é ter a consultoria de pessoas especializadas na venda por e-commerce. 

Saiba como abrir um CNPJ com a Fica Tranquilo

Aqui na Fica Tranquilo oferecemos o serviço de abertura de empresa gratuito. Isso significa que, para ter seu CNPJ e abrir uma loja virtual, você não precisará pagar pelo serviço de abertura aqui na Fica Tranquilo. 

Além da abertura de empresa, realizamos todos os serviços de contabilidade para quem é PJ, incluindo MEI, Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e outras modalidades empresariais. Nossa equipe é constituída por profissionais altamente qualificados, treinados e 100% humanos para te ajudar em todas as questões contábeis da sua loja online. Considere o serviço de contabilidade online para sua loja virtual. 

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de cadastrar seu e-mail para receber informações interessantes como essa em primeira mão. Assim você ficará sempre por dentro das novidades e saberá sempre que um novo conteúdo interessante for postado aqui no blog.