Como ser PJ na área de Marketing Digital?

Diversos profissionais da área do marketing digital, seja analista, webdesigner, redator, revisor, ou especialista SEO, possuem o desejo de atuar como PJ, ou até mesmo abrir a sua própria agência.

Mas, são muitas as dúvidas que surgem em relação a como ser uma PJ na área de marketing digital, afina cada modelo de pessoa jurídica tem suas especificidades.

Para te ajudar nesse entendimento, preparamos um guia completo sobre o assunto. Então, confira o nosso post, e saiba mais!

Como abrir PJ na área de marketing digital?

Para abrir uma PJ na área do marketing digital, recomendamos que opte pelo Simples Nacional, e escolha entre ME ou EPP, desde que a receita bruta anual não passe do valor de R$ 360.000,00 no caso da ME, e R$ 3.600.000,00 na EPP.

Se a receita não passar de R$ 60.000,00, e o profissional trabalhar sozinho, ou juntamente com um funcionário, ele pode também escolher atuar como MEI.

Em qualquer um desses casos, é bastante fácil realizar a abertura da PJ, além de ser simples todo o aspecto tributário e de outras obrigações.

Quais as exigências legais da PJ na área de marketing digital?

Após fazer a abertura da empresa, é importante que você realize algumas exigências legais, como:

  • Determinar a localização da PJ – Isso ocorre para que a fiscalização comprove que o lugar é compatível com a realização de atividades de uma PJ;
  • Escolher o nome da PJ – Qualquer empresa deve possuir um nome;
  • Realizar o contrato social;
  • Fazer o cadastro de pessoa jurídica;
  • Obter o alvará de funcionamento;
  • Realizar o cadastro na previdência social;
  • Obter o aparato fiscal – Liberação para emissão de notas e livros fiscais.

Quais as obrigações tributárias e fiscais de um PJ na área de marketing digital?

Caso o empreendedor tenha optado pela ME, EPP ou pelo MEI, ele terá que realizar o pagamento do DAS, que é gerado pelo Simples Nacional, para que possa emitir notas fiscais.

Dentre os principais impostos pagos pela EPP e ME, estão:

  • INSS;
  • COFINS;
  • ISSQN;
  • IRPJ;
  • PIS;

No caso do MEI, é válido salientar que a alíquota do DAS é em torno de 6% a 17,42% da receita bruta da PJ.

Para que a contabilidade empresarial da PJ na área de marketing digital seja realizada conforme a lei, o ideal é contratar uma assessoria contábil.

Quais são os CNAE e como escolher?

Existem diversos tipos de CNAE, para que seja escolhido o melhor tipo para o seu negócio, o ideal é fazer a contratação de um escritório contábil.

Os principais CNAE da área do marketing digital, são:

  • 8599-6/04 – Usado por profissionais que comercializam cursos ou treinamentos online;
  • 7319-0/02 – Código para os profissionais que atuam na área do marketing de afiliados, com promoção de vendas no meio online;
  • 5811-5/00 – Utilizado por empresas que fazem edição de livros, podendo ser usado também por profissionais que criam e-books;
  • 4781-4/00 – Específico para profissionais que possuem lojas online ou marketplaces;
  • 6319-4/00 – Perfeito para quem atua trabalhando com conteúdos na internet.