Contabilidade digital: O que é e como funciona uma contabilidade digital?

Já foi dito que a tecnologia seria prejudicial para os negócios em contabilidade. Com a evolução dos softwares e da contabilidade digital, os profissionais contábeis estariam com os dias contados.

Bom, podemos dizer que sim, os avanços da tecnologia do setor influenciaram na vida dos profissionais da área contábil. 

Com ferramentas mais sofisticadas, um contador consegue gerar um relatório com muito mais rapidez, segurança e eficiência.

A evolução tecnológica só contribuiu para o alto desempenho do serviço oferecido aos clientes e deu mais importância ao profissional contábil.

Essa gama de avanços que teve início em 2015 no Brasil, fez o profissional contábil passar de um operador de informações a um estrategista voltado aos negócios.

O contador passou a ser uma peça ainda mais importante para a gestão empresarial e o futuro dos negócios de uma empresa. 

Mas, você sabe o que é contabilidade digital e o que ela representa em comparação com o modo tradicional de se fazer contabilidade?

Você sabe como funciona e quais são as vantagens da contabilidade digital?

Neste artigo iremos mostrar o que é a contabilidade digital e como ela é importante para a época atual. Veja o quanto é possível ter a área contábil de sua empresa bem gerida por um escritório de contabilidade digital.

Quer saber quais são as vantagens e quanto custa contratar um contador digital? Continue com essa leitura até o final e compreenda mais sobre o assunto. [toc]

O que é contabilidade digital?

 

A contabilidade digital é uma categoria voltada para a área de serviços contábeis relativamente nova no Brasil. O modelo surgiu em 2015, criado pelas próprias empresas de contabilidade. 

Ao se perguntar o que é contabilidade digital, tenha como referência os avanços tecnológicos que tornaram o nosso dia a dia mais prático.

Hoje é fácil pedir comida, solicitar um transporte, assistir um filme no dia de seu lançamento, tudo com os avanços da tecnologia digital. 

A contabilidade digital segue o mesmo conceito de avanço, e tem se popularizado cada vez mais ao redor do mundo.

Com a implantação da plataforma ERP, própria para atender as necessidades de diversos tipos de empresas como Micro e Pequenas Empresas (MPEs), o sistema pode se conectar aos softwares criados para o uso exclusivo em contabilidade.

Uma das principais características da contabilidade digital é a disponibilização de dados que podem ser acessados facilmente.

Não só o acesso, mas a transmissão e a representação de dados intrínsecos do setor financeiro de uma empresa são trabalhados no formato eletrônico. 

É visto que, os computadores e todo o aparato de ferramentas digitais disponíveis na área está mudando completamente o mercado contábil, tornando todos os processos cada vez mais produtivo.

A desburocratização de etapas do serviço é um dos pontos fortes do uso de tecnologias eficazes. Uma das consequências positivas deste novo modelo de negócio é a eliminação da papelada no cotidiano dos contadores. 

Em algum momento, isso ainda será visto, pois, no Brasil, a burocracia ainda é levado ao extremo.

Mas, é possível que nos próximos anos uma reforma tributária séria, associada ao uso das tecnologias digitais eliminem completamente o uso de papéis em todo o processo de gestão contábil de uma empresa.

Como funciona contabilidade digital?

 

A tecnologia da informação digital e a internet são o alicerce da estrutura de funcionamento de um setor contábil digital. Portanto, é fácil entender como funciona contabilidade digital!

O setor funciona com ferramentas sofisticadas, que executam tarefas com mais agilidade e segurança. Existem plataformas tecnológicas que estão alocadas na nuvem e possibilitam o acesso de um profissional ou cliente de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento. 

Chega de malotes com uma infinidade de papéis. Os dados de uma empresa são acessados através de uma central e são compartilhados de acordo com diferentes finalidades, como controle de estoque, finanças, contabilidade online, banco de dados públicos, vendas, dentre outros.

Essa mecânica de funcionamento com compartilhamento de dados digitais, torna a interação entre o empreendedor e o contador muito mais produtiva.

A contabilidade digital também funciona bem no Planejamento de Recursos Empresariais.

Esse é um dos pontos fortes deste modelo de gestão para os negócios, pois permite um gerenciamento completo e um levantamento de desempenho em tempo real. 

Atualmente, estão sendo implantadas uma geração de plataformas mais avançadas, totalmente concentradas na nuvem, que prometem elevar ainda mais o nível de qualidade dos serviços contábeis no Brasil.

Neste modelo de contabilidade, tudo acontece em um ambiente digital, sem a necessidade do gestor ou contador se deslocarem para reuniões com os clientes.

Tudo acontece em tempo real e o cliente fica ciente de tudo. Imagine ter um serviço de gestão completa em um só lugar, gerido pelos melhores profissionais do mercado. Pois, é assim que a contabilidade digital funciona, com praticidade, eficiência, agilidade, segurança e sofisticação.

Qual a vantagem de contratar uma contabilidade digital?

Qual a vantagem de contratar uma contabilidade digital

A evolução tecnológica trouxe diversos benefícios para o mundo empresarial. Esses avanços tornaram o setor de contabilidade mais preciso, ágil e robusto.

Mas, qual a vantagem de contratar uma contabilidade digital se os escritórios tradicionais com papeladas e malotes ainda são a maioria?

Produtividade

 

A partir de um acesso a dados intrínsecos de uma empresa em tempo real, o contador consegue executar tarefas com mais agilidade. Além disso, na contabilidade digital o uso de softwares é frequente, o que possibilita maior produtividade na rotina dos profissionais envolvidos.

Com relatórios otimizados, o contador consegue fazer o seu trabalho da melhor forma e se ater a pontos estratégicos, apontar dados sobre o futuro de uma empresa e ser uma peça crucial para o sucesso empresarial.

Menos custos

 

A contabilidade digital consegue romper com as barreiras da centralização de dados, da desburocratização e ainda consegue reduzir os custos do setor.

Hoje, as empresas podem optar pelo melhor custo/benefício na hora de contratar uma contabilidade digital.

Um dos maiores motivos para a redução de custos é a eliminação de papeladas e infraestrutura para o armazenamento destes documentos, já que tudo é armazenado em um ambiente digital.

Ganho de tempo

 

O tempo é o maior ativo no mundo dos negócios, e fazer o uso correto e otimizado deste recurso é sem dúvidas o caminho correto de uma boa gestão.

A contabilidade digital permite um ganho de tempo expressivo na realização dos processos corriqueiros do setor. Com a eliminação de tarefas repetitivas e com o uso da automação no setor, a contabilidade tornou-se mais ágil e estratégica. 

Ciência de precisão

 

A contabilidade é a ciência responsável por lidar com o patrimônio de uma organização, instituição, empresa, órgão, dentre outros.

Com o uso de tecnologias avançadas disponíveis atualmente, essa passou a ser uma ciência ainda mais precisa. 

O trabalho de softwares e automação dão mais segurança ao contador na hora de elaborar cálculos e lançar dados em grandes quantidades.

O preenchimento de uma planilha já segue este conceito. Entretanto, ainda é possível melhorar mais com a automatização desses e outros processos.

Quanto custa um contador online?   

 

Os valores cobrados na contratação de uma contabilidade online tendem a variar entre o patamar de empresa do cliente, tipo de serviço e outras variáveis.

Deve ser considerado se a empresa terá que se formalizar, qual o tipo de CNPJ e tributação, se já está no mercado, qual o pacote de gestão ela deseja contratar. Enfim, é necessário entender qual é a necessidade de cada empresário antes de falarmos de valores.

Na Contabilidade Online, você encontra planos a partir de R$99/mês, além do diferencial de ingressar no mundo da tecnologia e, ao mesmo tempo, usufrui de um serviço 100% humano, baseado em tecnologias avançadas.

Ou seja, aqui você encontra o melhor dos dois mundos na hora de gerir a contabilidade de sua empresa e pode se concentrar em outras atividades. 

Se você já possui um contador, nós oferecemos o serviço de Migração Contábil Grátis, com uma mudança completa de cenário em até 7 dias, sendo o primeiro mês sem cobrança de mensalidade.

Como contratar uma contabilidade digital?

 

Agora que explicamos mais o que é um serviço de contabilidade digital, chegou a hora de você migrar para este serviço e ver com seus próprios olhos todas as vantagens que foram citadas. 

Para contratar uma contabilidade digital, primeiro você deve fazer uma breve pesquisa de mercado, verificar a credibilidade do escritório, verificar no site Reclame Aqui se existem reclamações contra a empresa, a natureza dessas reclamações, o tempo de resposta do escritório e como as questões foram resolvidas. 

Uma dica importante é: ao contratar um serviço de contabilidade tenha a certeza que os profissionais envolvidos são capacitados.

Ou seja, por mais que a base do serviço seja a tecnologia, a mão de obra humana é o fator crucial para a boa gestão deste serviço. Desta forma, opte por uma contabilidade online que ofereça as melhores condições de serviços, especialistas, tecnologia e custos. 

Portanto, não tenha medo de mudar de cenário quando o assunto for contabilidade e não fique preso aos conceitos antigos de um escritório cheio de armários, gavetas, caixas e papeladas.

Tudo isso gera um grande custo, perda de tempo, de dinheiro e de eficiência. Venha para o melhor, venha para a contabilidade online.