Empreender: 6 dicas que ninguém te deu!

Publicado em09/12/2019

Tempo leitura4min 47s

Copiar link

Empreender no Brasil sempre foi um grande desafio, mas também pode significar a mudança que você sonha para a sua vida. Mais independência, mais rendimentos e fazer o que se gosta são alguns dos motivos pelos quais as novas gerações estão cada vez mais optando pelo empreendedorismo. Mas você se sente preparado? Acha que possui uma atitude empreendedora? Vem com a gente nessas dicas:

Dica1.jpg#1 Compartilhe sua ideia

Não tenha medo de ser copiado. Seus amigos e colegas de profissão podem ter experiências e pontos de vista valiosos, contribuindo com a melhora e o sucesso da sua ideia. Ademais, o que vale de fato é a execução, a implementação de sua ideia, e não quanto seus amigos aprovam a ideia em si.

 

 

Dica2.jpg#2 Assuma riscos 

Por mais bem planejado que seja, seu negócio estará sempre vulnerável a imprevistos.  Preferir a “segurança” de uma situação insatisfatória, ao invés de se arriscar em novas ideias, mais cedo ou mais tarde será fatal ao negócio. Muitos empreendedores consideram “arriscado” ter um único chefe, justamente porque como empreendedor você terá vários chefes: seus clientes!

 

Dica3.jpg#3 Separe as despesas pessoais e empresariais 

Esse é um dos erros mais comuns dos profissionais autônomos. Se você quer ver seu negócio crescer, fixe uma retirada mensal dos ganhos do negócio (tecnicamente chamada de pró-labore) e reinvista o restante na própria empresa, estimulando seu crescimento. Se você misturar tudo em um único “balaio”, a chances de se perder são enormes, porque as prioridades da pessoa física não são as mesmas da pessoa jurídica e, com isso, você mesmo estará colocando o empreendimento em risco. Veja aqui como calcular o seu pró-labore.

 

Dica4.jpg#4 Não caia na informalidade 

Fugir dos impostos é uma tentação que afeta todo PJ. No entanto, a capacidade de emitir notas fiscais, usar máquinas de cartão de crédito, criar uma conta bancária jurídica ou solicitar empréstimos, por exemplo, são condições importantes para que o seu negócio adquira consistência e cresça. Pense no seguinte exemplo: um negócio que só “para de pé” se não pagar os impostos, realmente “para de pé”?

 

Dica5.jpg#5 Aprenda a negociar 

Cortar custos é uma habilidade preciosa para quem quer ter a própria empresa, e uma das formas é saber negociar preços com os fornecedores. Se você tem um bom fluxo de caixa, por exemplo, pode obter descontos interessantes pagando à vista. Por outro lado, saber lidar com pedidos de redução de preço por parte dos clientes é super importante. O querido Comandante Rolim, fundador da TAM, costumava dizer que o segredo do crescimento de uma empresa era “bolso fundo e braço curto”, ou seja, capacidade de não gastar à toa e capacidade de acumulação para investir.

Dica6.jpg#6 Seja criativo 

Durante o Fórum Econômico de Davos do ano passado, a criatividade foi indicada como uma das três principais habilidades necessárias para o profissional do futuro. Assim como estudar e se atualizar, desenvolver uma mente criativa é condição importantíssima para sobreviver num mundo que vem mudando em velocidade exponencial. Faça cursos diferentes, aprenda atividades novas, saia do seu ambiente de vez em quando. Uma dica prática pode ser encontrar áreas afins. Por exemplo, se você é programador, lida com lógica racional o tempo todo, experimente a música como hobby, ela também é “matemática”, mas lida com o nosso lado emocional do cérebro, e nesses momentos, quando aparentemente “esquecemos” os desafios da empresa, esse nosso lado intuitivo e criativo consegue vir à tona na forma de insights valiosos.

Aqui vai uma dica extra: a Fica Tranquilo, especializada em PJ, freelancer, autônomo e prestador de serviços há mais de 11 anos, foi criada para facilitar a sua vida e te dar tempo a mais para trabalhar. Aqui você não fala com robôs nem digita notas fiscais. Migre grátis de contabilidade ou crie sua empresa grátis. Veja nossos planos e facilite sua vida!

Avalie este artigo

0.0

Compartilhe
Copiar link

Todos os posts

Ver todos os posts
EmpreendedorismoFaturamento PJ: quais os limites?

27/04/2023 | 10min 54s de leitura

Contabilidade OnlineDiferença de MEI para ME e como mudar de regime?

20/04/2023 | 10min 30s de leitura

EmpreendedorismoDiferenças entre ME e EPP: Qual a melhor para sua empresa?

13/04/2023 | 10min 53s de leitura

Contabilidade OnlineContratação PJ em 2023: entenda como funciona

06/04/2023 | 11min 5s de leitura

Abrir CNPJ Nome fantasia da PJ: qual devo usar?

27/03/2023 | 10min 48s de leitura

FIQUE LIGADOAssine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Informe seu e-mail e teste grátis!

evoluindo na prestação de serviços

Transforme sua MEI em ME

Nosso time de contadores te auxiliará durante todo o processo de escolha para o seu perfil profissional. Seja qual for a opção escolhida, realizaremos o desenquadramento, ou baixa do seu MEI, de forma gratuita. Com suporte prioritário para dúvidas.

Desenquadrar MEI para ME grátis

Novo app de contabilidade disponível para iOS e Android

Sua tranquilidade nossas responsabilidade, projetamos sempre com inovação nossos produtos digitais e com as melhores tecnologias do mercado.

Converse com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!

Preencha as informações ao lado e escolha sua opção de contato preferida para conversar com nossa equipe.