Nota fiscal para Hotmart: Como emitir nota fiscal de produto do Hotmart?

Você sabe qual a importância da emissão de nota fiscal para Hotmart? Mais especificamente, para quem trabalha através da plataforma para a venda de produtos e/ou serviços?

Pois, é. Quem trabalha na Hotmart precisa estar atento para isso!

Todo profissional que trabalha com negócios digitais, seja como afiliado (prestando seus serviços de divulgação de produtos), ou como produtor de conteúdos (oferecendo seus produtos para os clientes), precisa regularizar seus rendimentos de acordo com as leis tributárias.

Por isso, saber como emitir nota fiscal para Hotmart é essencial, se você trabalha com essa plataforma.

A nota fiscal é um documento obrigatório depois de realizada uma venda de produto ou de prestação de serviço, pois serve para o recolhimento dos impostos devidos dos empreendedores.

Vamos explicar detalhadamente como isso funcional, qual a necessidade e como deve ser emitida a nota fiscal. Siga lendo!

Afiliado precisa emitir nota fiscal?

 

Se você já trabalha regularizado como MEI, a emissão da nota fiscal é essencial. Mas, se você trabalha como pessoa física a emissão desse documento é algo opcional. 

No entanto, recomendamos fortemente que você faça, pois, a nota fiscal eletrônica é um documento muito importante para a regularização do seu trabalho, assim como é necessário para o recolhimento dos tributos e pagamento de impostos, o que garante que você esteja em dia com a Receita Federal.

E assim como toda pessoa que começa a trabalhar na Hotmart, se a sua intenção for seguir vendendo cada vez mais, é extremamente importante que você comece a regularizar a sua situação como profissional autônomo/empreendedor a partir de agora.

Mas voltando, sim. O afiliado precisa emitir a nota fiscal.

Como afiliado, você deve emitir notas fiscais para cada venda que é realizada para o produtor. Ou seja, você não deve emitir notas fiscais diretamente para a Hotmart.

Afinal, pela lógica o seu serviço é prestado para o produtor, do qual você recebe a sua comissão de acordo com a venda gerada. O seu serviço é a divulgação desse produto e o seu rendimento vem a partir disso, e não pela empresa Hotmart em si.

A plataforma funciona de maneira a intermediar essa relação entre produtor e afiliado, mas não é para ela que você presta os seus serviços.

Por sua vez, o mesmo vale também para o produtor, que não emite notas fiscais para a Hotmart, e sim para os seus clientes, que são para quem a venda está sendo realizada.

A Hotmart trabalha intermediando a relação também entre o produtor e o cliente interessado em adquirir seu produto.  Tendo isso em mente, podemos partir para explicar como funciona as emissões das notas fiscais. 

É difícil emitir nota fiscal eletrônica?

 

No momento do saque, a Hotmart fornece a possibilidade do afiliado gerar um recibo para cada venda que foi realizada de um produto dentro da plataforma.

No entanto, esse recibo não é uma nota fiscal. Embora ele possa ser enviado para o produtor a fim de comprovar o trabalho exercido pelo afiliado e a comissão que foi gerada.

A questão tributária brasileira é repleta de especificidades e, por isso, às vezes pode ser muito confuso entender exatamente o que você precisa fazer para estar regularizado. 

Se você não tem um conhecimento aprofundado no assunto e ainda não conta com um serviço de contabilidade que pode te ajudar nisso, então, sim, emitir nota fiscal eletrônica pode ser difícil.

Mas, com as facilidades da vida digital, essa é uma função que está se tornando cada vez um pouco mais fácil. 

A Fica Tranquilo é uma empresa de contabilidade digital que pode te ajudar a facilitar ainda mais esse e muitos outros processos para você que trabalha como afiliado, freelancer, autônomo, PJ.

Como emitir nota fiscal de produto do Hotmart? 

como emitir nf hotmart

Para você emitir a nota fiscal de produto do Hotmart, você precisa regularizar algumas coisas, como, por exemplo, ter seu certificado digital e estar credenciado na Secretaria da Fazenda ou Prefeitura, conforme for necessário para o seu caso.

A partir disso, você precisa contar com um sistema, uma plataforma, que te ajude na emissão nas notas fiscais eletrônicas.

É importante ter em mente de que, como afiliado, você emite a nota fiscal de acordo com o valor recebido pela comissão de cada venda realizada, e não pelo valor do produto em si.

E tendo em vista que você trabalha de forma 100% digital, a nota fiscal é 100% eletrônica também.

Muitas pessoas começam a trabalhar na Hotmart sem fazer ideia que é necessário estar regularizado com todas essas questões tributárias. E isso pode ser um pouco assustador no primeiro momento em que você descobre todas suas obrigações.

Mas, a boa notícia é que você pode contar com uma empresa especializada para quem trabalha com a prestação de serviços, a Fica Tranquilo.

Dinâmica, moderna e prática, a Fica Tranquilo é uma contabilidade digital que te ajuda desde os primeiros passos do seu negócio (abrindo a sua empresa e mantendo-a em dias com suas obrigações fiscais), até em tarefas da rotina do empreendedor, como a emissão das notas fiscais eletrônicas. 

Você conta com profissionais especializados em contabilidade, uma plataforma simples de usar e um serviço que emite todas as suas fiscais e envia para seu e-mail no mesmo dia. 

Para quem possui pretensões de crescimento na plataforma, dar esse passo é essencial para começar com o pé direito, fazendo tudo de forma regularizada e, assim, evitando problemas mais a frente com tributações e impostos.

Para finalizar!

Com o apoio dos profissionais contabilistas da Fica Tranquilo, você abre a sua empresa e a regulariza com todas as obrigações governamentais. 

Ou seja, você não vai precisar se preocupar demais com essas questões que fogem do seu conhecimento e, assim, você utiliza seu tempo e sua energia fazendo aquilo que você sabe fazer de melhor: vender.

Enquanto isso, a empresa cuida da sua contabilidade de forma segura e online, onde você pode conferir tudo que está sendo feito e entrar em contato para realizar suas solicitações, conforme surjam as necessidades.

Acesse  http://ficatranquilo.com.br/ e conheça todos os serviços prestados!