Contabilidade para prestadores de serviços: como manter um planejamento financeiro?

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Os profissionais liberais, autônomos, freelancer, PJs, MEIS e empresas do ramo de prestação de serviços – ou qualquer outro setor – precisam se planejar financeiramente para conseguir desenvolver o seu negócio no mercado e obter bons resultados.

Contudo, não é todo mundo que sabe desenvolver um bom planejamento financeiro para garantir que as contas sejam pagas em dia e tenham um saldo positivo. Nesses casos que entra a grande importância da contabilidade para prestadores de serviços.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre a contabilidade para prestadores de serviços e como manter um planejamento financeiro para ter um bom lucro no final do mês, na matéria de hoje listamos algumas dicas básicas sobre finanças. Então, confira e saiba mais!

MEI para Simples Nacional

Antes entenda o que é o planejamento financeiro

É altamente recomendado que uma empresa ou um profissional liberal tenha o auxílio de um contador para fazer o planejamento financeiro do seu negócio. Isso porque através da organização das finanças é possível:

  • Ter conhecimento do fluxo de caixa;
  • Pagar apenas os impostos exigidos por lei 
  • Saber os resultados financeiros;
  • Planejar estratégias futuras;
  • Saber a melhor decisão a ser tomada;
  • Acompanhar o desenvolvimento e o alcance de metas financeiras.

Então, percebeu como é importante fazer um planejamento financeiro do seu negócio? Mesmo sendo um PJ sem profissionais, você precisa disso!! Portanto, não deixe de contratar excelentes contadores para te ajudar com as suas finanças. Dessa forma, é mais fácil bater aquelas metas que você planeja há tanto tempo.

Afinal, como fazer contabilidade para prestadores de serviços?

Existem algumas dicas básicas que você pode seguir para se planejar financeiramente e ter bons resultados em seu negócio em termos contábeis.

  • Saiba a receita da sua empresa

Você sabe quais são os valores que entram e saem da conta bancária do seu negócio todo mês? É importante determinar a receita antes de fazer qualquer tipo de planejamento.

Entenda qual é a arrecadação e qual a natureza da transação de cada tipo de produto vendido ou serviço fornecido pelo seu negócio. Depois registre cada informação obtida.

Assim é possível conhecer melhor a realidade do seu negócio a fim de fazer um planejamento mais completo e satisfatório. 

  • Saiba quais são seus custos, investimentos e despesas

É importante que você faça uma planilha com todos os seus custos fixos, variáveis, investimentos e despesas. Com relação aos investimentos manter um controle do retorno é essencial.

A partir dessa informação é possível ter uma previsão do quanto sobra no final do mês, quanto você tem de retorno, quais são os melhores investimentos para o seu perfil e a sua expectativa. 

  • Comece o seu planejamento

Agora é o momento de colocar mãos à obra! Depois de detalhar adequadamente toda a parte financeira do seu negócio, você já pode iniciar o planejamento financeiro. Aqui você pode estabelecer quais são as suas metas, quanto você quer ganhar, em quanto tempo e quanto você precisa economizar, guardar e investir para isso. 

Contabilidade para prestadores de serviços: como manter um planejamento financeiro? 1

A contabilidade para prestadores de serviços pode te ajudar a organizar todas as informações e também ajudar nas rotinas de movimentação financeira: emissão de notas fiscais, contas a pagar e a receber, pró-labore, declaração de IR, guia de impostos, retiradas de pró-labore, etc. Lembre-se que para isso é importante que você contrate um contador de confiança que lhe auxilie adequadamente nesse processo.

Um sistema informatizado para inserir todos os dados de movimentação financeira e documentos de constituição da sua empresa faz toda a diferença.

Simples, não é mesmo? Bem, neste artigo você entendeu o que é planejamento financeiro e como fazer esse planejamento. Aprendeu também dicas básicas para fazer a contabilidade para prestadores de serviços com o intuito de alavancar o seu faturamento. 

Ficou com alguma duvida e não quer mais  falar com robôs?!
Entre em contato com a
Fica Tranquilo Contabilidade Online.
A Contabilidade especializada em PJ, freelancer, autônomo e prestador de serviços há mais de 11 anos.

Então fale conosco!
Será um prazer atendê-lo!
Acesse nosso Facebook: @FicaTranquiloPJ
Participe de nossa comunidade: #EuSouPJ

Viva mais e RELAXA, vem #FICATRANQUILO