Contabilidade para prestadores de serviços: qual o custo de contratação?

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Muitas pessoas, quando decidem trabalhar no ramo da prestação de serviços, ficam em dúvida em relação ao custo da contratação de serviços de contabilidade.

Bem, a realidade é que a contratação de contabilidade para prestadores de serviços é considerado um investimento importante. Uma assessoria contábil é essencial mesmo para um profissional autônomo, PJ, MEI ou prestadores de serviço sem funcionários.

Em relação aos custos é necessário fazer uma ampla análise para conseguir definir de forma precisa o valor de contratação de contabilidade para prestadores de serviços. Se você deseja descobrir o custo desse tipo de serviço, continue acompanhando o post.

Contabilidade para prestadores de serviços: qual o custo de contratação? 1

Antes é necessário analisar se é preciso contratar contabilidade para prestadores de serviços.

A realidade é que é necessário sim contratar contabilidade para prestadores de serviços porque os contadores são profissionais que auxiliam na gestão financeira do negócio e que tornam tudo adequado conforme a legislação exige.  

Contudo você não é obrigado a contratar um contador. De acordo com a legislação brasileira, você não precisa de um contador para lhe auxiliar. 

É válido salientar que o MEI é o único regime que “libera” a decisão de ter ou não um contador para administrar a contabilidade do negócio.

Portanto, todos os demais obrigam os empreendedores a contratar os serviços de assessoria contábil. Afinal, nada mais justo do que ter profissionais do lado para a auxiliar os empresários a gerir melhor a contabilidade do negócio, não é mesmo?

Agora que você já conhece a importância de contratar serviços de contabilidade para prestadores de serviços, chegou a hora de descobrir qual o custo desse investimento. Então, vamos lá?

MEI para Simples Nacional

Afinal, quanto custa contratar serviços de contabilidade para prestadores de serviços?

Bem, devemos iniciar esse tópico salientando que o custo de contratar serviços de contabilidade pode variar bastante, afinal é possível fazer negócio com contadores através de terceirização ou de contratação efetiva – a partir do regime celetista.

Por isso, cabe a você escolher o melhor tipo de contratação. Após fazer a escolha, é possível saber os custos que envolvem o contrato com o contador.

Por exemplo, quando se contrata um contador através de uma empresa terceirizada essa empresa cobrará um valor para cobrir os seus custos, que envolvem os serviços prestados pelo profissional e os impostos de contratação de serviços. Fique atento, pois nem sempre o mais barato é o melhor. Muitas contabilidades por aí vendem um serviço automatizado, barato e no final não prestam a consultoria adequada para o seu negócio. Você acaba pagando tributos e impostos desnecessários. 

Mas, quando se contrata o contador como CLT, é necessário pagar todos os impostos de contratação de um funcionário, além de todos os seus direitos, como INSS, FGTS, férias e 13º. Simples, não é mesmo?

Cada um desses tipos de contratação possuem os seus prós e contras, e cabe a você e sua equipe definir o que é melhor para a sua PJ. 

Depois é necessário fazer as contas a partir do salário do contador e dos valores impostos pelas empresas de contabilidade terceirizadas, e assim descobrir o custo real de contratação.

Nesta matéria você aprendeu quais são os regimes que obrigatoriamente precisam contratar contadores e quais são os custos de contratação.

Ficou com alguma duvida e não quer mais  falar com robôs?!
Entre em contato com a
Fica Tranquilo Contabilidade Online.
A Contabilidade especializada em PJ, freelancer, autônomo e prestador de serviços há mais de 11 anos.

Então fale conosco!
Será um prazer atendê-lo!
Acesse nosso Facebook: @FicaTranquiloPJ
Participe de nossa comunidade: #EuSouPJ

Viva mais e RELAXA, vem #FICATRANQUILO