Contabilidade para TI: investimento ou custo?

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Quando se abre uma empresa de TI, são diversas as dúvidas que surgem para o profissional: Preciso contratar funcionários? Quanto devo declarar de capital social? Quais documentos preciso para abertura? É obrigatório ter algum curso de administração?

Identificamos que uma das principais indagações que surgem é em relação a necessidade de contratar contabilidade para TI. Isso porque muitos profissionais não sabem se devem considerar essa contratação um investimento ou um custo ou até mesmo se ela é obrigatória ou não.

Mas, você sabe responder essa pergunta? Se não consegue, continue acompanhando o post de hoje, pois sanaremos todas as suas dúvidas sobre contabilidade para TI.

MEI para Simples Nacional

Antes é necessário saber a diferença entre custo e investimento

Você sabe diferenciar o conceito de custo e de investimento? Bem, esse deve ser o nosso ponto de partida para depois discutir a necessidade de contabilidade para TI. Então, vamos lá?

O investimento é um método financeiro que a empresa utiliza para conseguir ter melhores resultados a curto, médio ou longo prazo, a fim de conseguir aumentar a produção, o número de clientes, a performance e também o lucro do negócio. É importante que a empresa calcule e mantenha em mente o retorno dos investimentos.

Já os custos nada mais são do que gastos que a empresa tem, mas são necessários para o seu funcionamento e produção de bens ou serviços. Da mesma forma os custos precisam ser controlados e bem identificados. 

Contabilidade para TI pode ser considerada um método para conseguir ganhar mais dinheiro ou ela é necessária para manter o bom funcionamento do negócio? 

Afinal, contabilidade para TI é investimento ou custo?

Bem, a contabilidade para TI auxilia no planejamento financeiro da empresa de TI, mas também pode ser de grande auxílio para o profissional PJ sem funcionários. Isso porque colabora com estratégias de melhorias para a gestão do faturamento.

Para abrir uma empresa de TI você não precisa obrigatoriamente de uma contabilidade, mas com certeza ela te ajuda a colocar em ordem as finanças e ajuda a esclarecer todo o processo burocrático que envolve a abertura de empresa e a sua manutenção de acordo com a legislação vigente. Além disso a contabilidade evita que você pague mais impostos do que o necessário para ter a sua empresa. Você deve pagar apenas o justo previsto pela legislação, qualquer erro pode fazer com que você tenha custos desnecessários.  

Além disso, a contabilidade é um meio para conseguir um melhor retorno financeiro no futuro, proporcionar melhorias para o profissional e para a empresa e também aumentar o lucro do negócio.
Contabilidade para TI: investimento ou custo? 1

Portanto, podemos considerar que a contabilidade para TI é um tipo de investimento para as empresas do ramo da tecnologia e que é necessário contratá-la para conseguir obter melhores resultados financeiros.

Então, não deixe de investir na sua empresa e contrate os serviços de contabilidade para TI. Assim é possível ter muitos benefícios em relação ao crescimento do seu negócio e ter bons resultados no mercado.

Nesta matéria você aprendeu a diferença entre os conceitos de custo e investimento, e ainda tirou a conclusão sobre em qual dos termos a contabilidade para TI mais se adequá.

Ficou com alguma duvida e não quer mais  falar com robôs?!
Entre em contato com a
Fica Tranquilo Contabilidade Online.
A Contabilidade especializada em PJ, freelancer, autônomo e prestador de serviços há mais de 11 anos.

Então fale conosco!
Será um prazer atendê-lo!
Acesse nosso Facebook: @FicaTranquiloPJ
Participe de nossa comunidade: #EuSouPJ

Viva mais e RELAXA, vem #FICATRANQUILO