Nos dias atuais muitos hospitais e clínicas estão procurando contratar profissionais da área da saúde como pessoas jurídicas por conta das altas tributações que devem ser pagas pelas empresas para realizar a contratação dos funcionários.
Mas a pergunta que não quer calar é: médico pode abrir empresa individual? Bom, essa é a dúvida mais comum dos profissionais quando eles são contratados como PJ, e a resposta é que esses profissionais podem sim atuar como pessoa jurídica em determinados tipos de regimes, como o EIRELI.
Pensando em todas as perguntas que podem surgir a partir desse regime de contratação, fizemos o post de hoje para sanar todas as suas dúvidas! Portanto, confira e saiba mais!
Afinal, médico pode abrir empresa individual?
Os profissionais que prestam serviços na maioria das vezes vão em busca de abrir uma empresa individual, e principalmente os médicos optam por criar uma empresa de serviços médicos regida pela EIRELI.
No entanto, a empresa individual de responsabilidade limitada, mais conhecida como EIRELI, possui algumas especificidades, e por isso muitos profissionais não a considera vantajosa em termos financeiros.
Apesar dessas especificidades que podem complicar a vida do profissional, o médico pode abrir empresa individual e realizar a sua prestação de serviços para clínicas e hospitais atuando como pessoa jurídica.
Médico como pessoa jurídica
Já que as tributações trabalhistas pagas pelas clínicas e hospitais por conta da contratações de médicos possuem altos custos, essas estão optando por realizar a contratação dos profissionais como PJ.
Essas tributações muitas vezes chegam ao valor de 30% do salário do médico, que já possui uma alta remuneração, o que tem dificultado o crescimento de diversas empresas que prestam serviços médicos.
A partir disso, diversos órgãos decidiram facilitar a vida dos profissionais da área da saúde para que eles possam atuar como PJ, e por conta disso o médico pode abrir empresa individual.
Funcionamento da EIRELI
Já descobrimos que o médico pode abrir empresa individual, e agora a pergunta é: qual o melhor tipo de regimento? O ideal é que o profissional abra uma empresa individual de responsabilidade limitada para prestação de serviços médicos, quando ele não tem sócios.
Muitos profissionais acham que não vale a pena fazer a abertura de uma EIRELI por conta dos altos custos do capital social que são em torno de 100 salários mínimos, e acabam escolhendo fazer a abertura de uma sociedade simples, juntamente com outro profissional da área da saúde.
No entanto, é preciso tomar bastante cuidado em relação a escolha do sócio, e muitas vezes a abertura de uma sociedade simples não vale a pena, se o seu objetivo é diminuir a carga tributária.
O processo de abertura da EIRELI é simples, e basta entrar em contato com o cartório de pessoa jurídica mais próximo de você.
Ficou com alguma duvida e não quer mais falar com robôs?!
Entre em contato com a Fica Tranquilo Contabilidade Online.
A Contabilidade especializada em PJ, freelancer, autônomo e prestador de serviços há mais de 11 anos.
Então fale conosco!
Será um prazer atendê-lo!
Acesse nosso Facebook: @FicaTranquiloPJ
Participe de nossa comunidade: #EuSouPJ