O que um Freelancer ou precisa saber sobre Contabilidade?

Publicado em17/04/2019

Tempo leitura5min 53s

Copiar link

Muito se fala em obrigações tributárias de empresas, uma rápida pesquisa na internet e podemos encontrar diversas plataformas de auxílio para dúvidas das mais diversas sobre o assunto. Porém a linguagem difícil e pouco usual atrapalha o entendimento da informação. E ainda sim, os artigos que se tem disponíveis contemplam apenas informações para empresas maiores, pouco se ouve falar ou pouco se tem para ler quando o assunto trata-se de trabalhos informais, freelance ou PJs de modo geral. Estamos falando de um país onde estima se que 37,3 milhões de pessoas trabalham sem CLT, e apenas 15% desse número possui contadores confiáveis, e apenas 13% desses 15% sabem o básico referente a taxas e obrigações tributárias.

Não sou CLT, preciso pagar impostos?

Trabalhar sem CLT não desobriga o pagamento de impostos, inclusive demos algumas dicas de como um trabalhador freelancer pode emitir notas fiscais sem CNPJ ou até mesmo se enquadrar no M.E.I. ou Simples Nacional, porém mesmo para isso é preciso entender um pouco sobre organização básica. Vamos iniciar respondendo algumas perguntas:

O que é um contador e o que faz uma Contabilidade?

Um contador é uma figura de muita responsabilidade em qualquer empresa, seja ela pequena média ou de grande porte, ele lida com contas a pagar e receber, contabiliza o faturamento, analisa contas desse faturamento a receita federal, emite impostos, e uma bagatela de outras coisas que são necessárias para o bom andamento do financeiro de uma empresa.

É difícil gerenciar todas essas atividades sem a ajuda de um contador experiente, a função vai muito além de contabilizar o que sai e o que entra da empresa, é uma responsabilidade enorme. Porém, vamos dar uma luz para quem quer entender o básico de contabilidade, até mesmo para interpretar melhor o que o seu contador está te apresentando. Preste atenção aos impostos que devem ser pagos.

DAS, ISS e INSS
Você precisa entender exatamente qual imposto deve ser pago pela sua empresa de acordo com o que você presta de serviço. Uma boa é manter uma planilha de controle mensal com o “NOME DO IMPOSTO – DATA DE VENCIMENTO – VALOR – PAGAMENTO” como no exemplo abaixo:

exemplo-de-planilha-de-acompanhamento-de-impostos.jpg

Você deve manter esse controle para poder ficar tranquilo quanto aos seus impostos, além de manter o controle do que foi emitido pela prefeitura e pago por você no momento da emissão da nota fiscal, no caso freelancers ou Pjs que não possuem Simples Nacional ou MEI.

Outra dica importante é manter um arquivo digital com os comprovantes de pagamento, mas não se preocupe se você não possui essa facilidade faça a impressão desses comprovantes e guarde em uma pasta simples! Você sempre manterá o controle do que é pago ou não.

Tenha um arquivo com suas notas fiscais impressas ou por e-mail/nuvem

Sempre guarde com você cópias dos processos, se você precisar estará disponível. Caso você tenha realizado a emissão direta com a prefeitura também deve guardar uma cópia.
É de suma importância que você também assuma o controle do seu negócio, vemos muitas pessoas pecando pelo excesso de confiança! Um bom contador presta contas ;)︎︎

Preste contas

Talvez essa seja a dica mais relevante, não emita rendas extras ou de trabalhos informais, a receita federal não vai deixar passar. Jamais omita informações financeiras, procure sempre entregar sua declaração imposto de renda na data correta.

Enfim, as dicas de modo geral se aplicam para todo tipo de serviço, não importa o ramo de atuação, o importante é a organização mais do que qualquer dica contábil. E de modo geral, o freelancer deve estar sempre ligado na emissão correta das notas fiscais, e deve sempre ficar atento a importância de pagar os impostos que lhe são devidos de maneira correta e pontual.

Se você escolheu fazer o processo todo sozinho (a) é necessário o dobro de atenção

Seja organizado e tenha cópias de tudo o que for realizado, tanto notas fiscais como guias de impostos com comprovação de pagamento, notas de débito e recibos. Resumindo, vai ser exigido de você um tempo considerável e muita concentração por ser um assunto super delicado. Qualquer deslize é muito perigoso. Afinal, seu CNPJ é seu patrimônio.

Deixe toda essa burocracia com a gente :)︎︎

Para que se preocupar com tudo isso, hein? Emissão de Notas, Abertura de Empresas, Desenquadramento ou qualquer outra burocracia pode ser tranquilamente resolvida entrando em contato com nosso time de contadores especialistas em prestadores de serviços.

Oferecemos tudo em contabilidade que você precisa para poder ficar tranquilo de verdade no seu trabalho. Tendo mais tempo para fazer o que você quer fazer. Deixe a parte burocrática com a gente.

Entre em contato com alguém do nosso time ou deixe seu número ou email que entramos em contato.

Avalie este artigo

0.0

Compartilhe
Copiar link

Todos os posts

Ver todos os posts
EmpreendedorismoFaturamento PJ: quais os limites?

27/04/2023 | 10min 54s de leitura

Contabilidade OnlineDiferença de MEI para ME e como mudar de regime?

20/04/2023 | 10min 30s de leitura

EmpreendedorismoDiferenças entre ME e EPP: Qual a melhor para sua empresa?

13/04/2023 | 10min 53s de leitura

Contabilidade OnlineContratação PJ em 2023: entenda como funciona

06/04/2023 | 11min 5s de leitura

Abrir CNPJ Nome fantasia da PJ: qual devo usar?

27/03/2023 | 10min 48s de leitura

FIQUE LIGADOAssine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Informe seu e-mail e teste grátis!

evoluindo na prestação de serviços

Transforme sua MEI em ME

Nosso time de contadores te auxiliará durante todo o processo de escolha para o seu perfil profissional. Seja qual for a opção escolhida, realizaremos o desenquadramento, ou baixa do seu MEI, de forma gratuita. Com suporte prioritário para dúvidas.

Desenquadrar MEI para ME grátis

Novo app de contabilidade disponível para iOS e Android

Sua tranquilidade nossas responsabilidade, projetamos sempre com inovação nossos produtos digitais e com as melhores tecnologias do mercado.

Converse com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!

Preencha as informações ao lado e escolha sua opção de contato preferida para conversar com nossa equipe.