PJ que não emite nota? Conheça os riscos da sonegação de impostos

Publicado em02/05/2019

Tempo leitura4min 11s

Copiar link

Você já pensou em perder toda a confiabilidade da sua empresa no mercado por causa de sonegação de impostos? Sim, este é um problema grave que muitos PJs correm o risco sem perceber.

Mas também, a falta de arrecadação traz prejuízos para todos os âmbitos. De acordo com o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), em 2018 o Brasil deixou de arrecadar mais de R$ 345 bilhões, devido à sonegação.

As consequências são graves e você precisa ficar em alerta. Por isso, descubra neste artigo o que é a sonegação e quais os riscos para a sua empresa.

O que é sonegação fiscal?

A sonegação acontece quando ocorre a omissão em relação ao cumprimento de uma obrigação tributária. Como os impostos são recolhidos sobre o faturamento, ao ocultar os documentos referentes ao rendimento de um determinado período, o empreendedor declara uma receita menor. Logo, o percentual de impostos também diminui.

Existem diversos tipos de sonegação, que são:

  • omitir recibos e transações financeiras;
  • declarar informações falsas;
  • compra de notas fiscais;
  • distribuição de lucros disfarçada, entre outros.

Quais os riscos por não emitir nota fiscal?

Independente do tipo de empresa, a omissão de nota fiscal é uma prática ilícita que acarreta diversos prejuízos. Além disso, vale lembrar que sonegar impostos é crime.

Processos e multas

A pessoa jurídica que deixar de emitir notas fiscais pode sofrer processo criminal, além de multas e punições. Os valores variam entre 10% e 100% sobre cada nota, e podem ser cumulativas.

Perda do negócio

Você sabia que também corre o risco de ter sua empresa fechada? Os valores relacionados às multas e demais regularizações podem ficar altíssimas, tendo em vista  do tempo em que tais quantias foram sonegadas — podendo levar ao fechamento para arcar com elas.

Limitação de empréstimos

Quando você não emite nota fiscal, omite o real valor em caixa da sua empresa. Com isso, pode perder créditos e empréstimos tendo em vista que passa para os bancos a informação que tem um capital menor. Logo, podem pensar que sua empresa não tem condições financeiras de quitar o débito.

Pena de reclusão

De acordo com a Lei 4.729/65, o sonegador de impostos pode sofrer detenção de 6 meses a 2 anos. Além disso, está suscetível ao pagamento de multa que pode chegar até 5 vezes o valor sonegado.

Quais são as consequências da sonegação de impostos?

Quando o próprio contribuinte percebe que houve um erro no valor declarado, a multa é de 20% sobre a quantia, além dos juros moratórios. No entanto, se o Fisco constatar a irregularidade, a multa é de 75% do valor sonegado, mais os juros.

Além disso, quando você não oferece nota fiscal passa uma péssima credibilidade ao cliente, já que a nota é um sinal da regularização e idoneidade da empresa. Mas também, a prática de não emitir nota pode comprometer negociações importantes, uma vez que empresas confiáveis tendem a manter-se regularizadas junto à Receita Federal.

A omissão de nota fiscal pode trazer sérios prejuízos ao PJ, tendo em vista que a sonegação de impostos é crime. Além do mais, ter uma rotina legalizada é a melhor maneira para manter um controle financeiro seguro e criar ótimos relacionados com parceiros, fornecedores e clientes.

Agora, se você tem uma rotina corrida, que tal terceirizar essa tarefa e deixar um especialista cuidar disso para você? Então, conheça nosso serviço de emissão de NFs e descubra como podemos ajudá-lo.

Avalie este artigo

0.0

Compartilhe
Copiar link

Todos os posts

Ver todos os posts
EmpreendedorismoFaturamento PJ: quais os limites?

27/04/2023 | 10min 54s de leitura

Contabilidade OnlineDiferença de MEI para ME e como mudar de regime?

20/04/2023 | 10min 30s de leitura

EmpreendedorismoDiferenças entre ME e EPP: Qual a melhor para sua empresa?

13/04/2023 | 10min 53s de leitura

Contabilidade OnlineContratação PJ em 2023: entenda como funciona

06/04/2023 | 11min 5s de leitura

Abrir CNPJ Nome fantasia da PJ: qual devo usar?

27/03/2023 | 10min 48s de leitura

FIQUE LIGADOAssine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Informe seu e-mail e teste grátis!

evoluindo na prestação de serviços

Transforme sua MEI em ME

Nosso time de contadores te auxiliará durante todo o processo de escolha para o seu perfil profissional. Seja qual for a opção escolhida, realizaremos o desenquadramento, ou baixa do seu MEI, de forma gratuita. Com suporte prioritário para dúvidas.

Desenquadrar MEI para ME grátis

Novo app de contabilidade disponível para iOS e Android

Sua tranquilidade nossas responsabilidade, projetamos sempre com inovação nossos produtos digitais e com as melhores tecnologias do mercado.

Converse com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!

Preencha as informações ao lado e escolha sua opção de contato preferida para conversar com nossa equipe.