Por que micro empresa precisa de contador?

Publicado em17/04/2021

Tempo leitura9min 15s

Copiar link

Uma microempresa (ME) segue regras e especificações formais como todas as empresas no Brasil e no mundo. A forma de tributação é uma das principais diferenças entre uma microempresa e empresas de grande porte, pois as microempresas podem optar pelo Simples Nacional

Mas, devido às facilidades, muitos se questionam: por que micro empresa precisa de contador? Bom, a resposta para essa indagação seguirá detalhada ao longo deste artigo.

A seguir você saberá o motivo de uma micro empresa precisar de contador e o que o torna um profissional necessário para a micro empresa. Além disso, veja quais as vantagens de uma contabilidade online para uma micro empresa e como adquirir esse serviço hoje mesmo.

Por que micro empresa precisa de contador?

Com exceção do MEI (Microempreendedor Individual), todos os outros modelos jurídicos de empresa no Brasil precisam de um contador. Essa exigência ocorre, pois os Governos Federal, Estadual e Municipal exigem que a empresa apresente balanços, demonstrativos e arquivos assinados por um profissional com CRC (Conselho Regional de Contabilidade). 

Com base nisso, você pode até pensar em optar pelo MEI ao invés de ME, mas essa definição está ligada a parâmetros que não são opcionais.

Para entender melhor, podemos comparar o MEI com o ME que, a princípio, exige que o faturamento anual do microempreendedor seja de até 81 mil reais. Já no caso do ME, o faturamento anual é de até 360 mil reais, uma grande diferença. 

Outro ponto importante é que nem todas as atividades podem ser exploradas por um MEI, além de outros aspectos que limitam o ME. 

O que vale a pena é ter um contador em sua empresa, seja CLT ou escritório externo. Hoje existe a Contabilidade Online, que oferece um serviço confiável, completo e de baixo custo por meio da internet. 

Para adquirir esse serviço hoje mesmo, acesse Contabilidade Online e veja qual é o melhor plano de contabilidade para sua empresa. 

O que faz do contador necessário para uma micro empresa?

Uma microempresa precisa de contador por diversos motivos, sendo o principal deles a prestação de contas às unidades responsáveis, como a Receita Federal e órgãos estaduais e municipais. 

Não é um exagero afirmar que uma microempresa precisa de pelo menos um contador, pois a demanda de assuntos contábeis sempre irá requerer a presença dele. Isso é o que faz do contador necessário para uma micro empresa.

Imaginando que o dono ou um dos responsáveis pela empresa seja um contador formado ou com certificado técnico, e resolva assumir a responsabilidade de cuidar da parte contábil da microempresa, então, neste caso, pode ser que não ocorra a necessidade da contratação de um contador.

Mas esse quadro é raro entre os empresários, e considerando que o dono da empresa é a pessoa que estará à frente de outras questões de suma importância, o ideal é deixar o setor de contabilidade da microempresa nas mãos de um profissional contratado. 

É fundamental frisarmos que o que está em jogo é o crescimento dos negócios, a expansão da empresa e, claro, o seu dinheiro.

Além de ser responsável por toda a papelada e cuidar de toda a burocracia no prazo estipulado pelo governo, o contador possui know how para traçar um planejamento financeiro. Toda microempresa precisa de um planejamento financeiro para poder crescer e expandir. Mais que isso, toda microempresa precisa estar com as contas em dia e com o fluxo de caixa positivo para poder seguir no mercado. 

Para que isso possa acontecer, é fundamental que o empresário tenha à sua disposição bons profissionais, tanto na área operacional quanto na administrativa. O contador é uma peça fundamental para o bom gerenciamento de uma empresa, pois ele estará cuidando do coração da empresa, que é a parte financeira dos negócios. 

Quais as vantagens de uma contabilidade online para uma micro empresa?

quais-as-vantagens-de-uma-contabilidade-online-para-uma-micro-empresa.jpg

A princípio, é fundamental que você entenda o que é uma contabilidade online para saber quais as vantagens de uma contabilidade online para uma micro empresa. Hoje, esse serviço é bastante comum e bem explorado por empresários de pequeno, médio e grande porte. 

Grandes empresas dos mais variados setores utilizam a contabilidade online, que oferece acesso remoto ao setor de contabilidade. 

Desta forma, não é necessário ir até um escritório físico para estar em contato com os profissionais de contabilidade de sua empresa. Com poucos cliques é possível ter acesso a demonstrativos, tirar dúvidas e acessar relatórios, tudo assinado por profissionais certificados. 

Contabilidade online X contabilidade tradicional

Para você entender melhor a contabilidade online vamos compará-la com a contabilidade tradicional. Na contabilidade tradicional, com escritório físico na empresa, o contador irá tratar de pagamentos de tributos, impostos e contas da empresa em dia. 

Terá que gerenciar o fluxo de caixa, arquivar notas fiscais, gerar relatórios periódicos e ter tudo documentado. Neste caso, para manter um escritório na empresa, o empresário terá gastos com as instalações, arquivos, manutenção de equipamentos e trabalhadores registrados. 

Já no caso da contabilidade online, todos os serviços citados são oferecidos ao empresário, que arcará somente com o serviço de contabilidade, nada mais que isso. Essa é sem dúvidas uma das maiores vantagens, pois o empresário pode ter o seu setor de contabilidade em poucos minutos.

Sem dúvidas a contabilidade online veio para simplificar a gestão contábil com mais agilidade e economia de dinheiro. O serviço é completo e não deixa nada a desejar em comparação aos serviços prestados com qualidade certificada pelo CRC. 

Um dos maiores diferenciais para uma empresa de contabilidade online é a rapidez na prestação dos serviços, que podem ser contratados por você agora mesmo. 

Vantagens da contabilidade online para micro empresa

Existem grandes vantagens da contabilidade online para micro empresa. Veja a seguir uma lista com pelo menos 5 vantagens de ter uma contabilidade online para qualquer patamar de empresa:

1. Redução de custos

Considerando que se trata de uma empresa de pequeno porte, ter um escritório de contabilidade nas instalações da empresa é mais caro do que contratar uma contabilidade externa. Além de reduzir custos patrimoniais, o microempreendedor não precisa arcar com contadores CLT. 

2. Serviço descentralizado

O microempresário terá acesso a calendários, relatórios e demonstrativos com poucos cliques, tudo por meio da internet. Poderá falar com seu contador por meio da plataforma sempre que surgir qualquer dúvida. Uma das maiores vantagens neste quesito é poder adquirir esse serviço hoje mesmo.

3. Ganho de tempo

Corroborando a vantagem mencionada acima, é fato que tratar dos assuntos por meio da internet gera um ganho de tempo bem maior comparado às idas e vindas ao escritório pessoalmente. 

4. Plataforma completa

As empresas de contabilidade online geralmente oferecem uma plataforma eficaz para acesso do cliente. Ou seja, por meio de uma plataforma dedicada, o microempresário poderá conectar-se aos serviços via internet com diferentes dispositivos, sejam eles mobile ou desktop. 

A qualquer dia ou hora é possível acessar sua área de cliente com login e senha.

5. Mais facilidade na emissão de NFe

Não importa se é NF, NFS ou outro documento fiscal, com certeza a Contabilidade Online irá simplificar sua vida na hora de fazer a emissão de notas fiscais. 

As notas fiscais eletrônicas podem ser geradas por meio da plataforma, algo que permite um gerenciamento mais dinâmico do setor fiscal da sua empresa.

Não perca mais tempo, e deixe de questionar por que micro empresa precisa de contador. Mude hoje mesmo para a Contabilidade Online e tenha à sua disposição um serviço de contabilidade pleno e acessível para microempreendedores que irá lhe economizar tempo e dinheiro.

Avalie este artigo

0.0

Compartilhe
Copiar link

Todos os posts

Ver todos os posts
EmpreendedorismoFaturamento PJ: quais os limites?

27/04/2023 | 10min 54s de leitura

Contabilidade OnlineDiferença de MEI para ME e como mudar de regime?

20/04/2023 | 10min 30s de leitura

EmpreendedorismoDiferenças entre ME e EPP: Qual a melhor para sua empresa?

13/04/2023 | 10min 53s de leitura

Contabilidade OnlineContratação PJ em 2023: entenda como funciona

06/04/2023 | 11min 5s de leitura

Abrir CNPJ Nome fantasia da PJ: qual devo usar?

27/03/2023 | 10min 48s de leitura

FIQUE LIGADOAssine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Informe seu e-mail e teste grátis!

evoluindo na prestação de serviços

Transforme sua MEI em ME

Nosso time de contadores te auxiliará durante todo o processo de escolha para o seu perfil profissional. Seja qual for a opção escolhida, realizaremos o desenquadramento, ou baixa do seu MEI, de forma gratuita. Com suporte prioritário para dúvidas.

Desenquadrar MEI para ME grátis

Novo app de contabilidade disponível para iOS e Android

Sua tranquilidade nossas responsabilidade, projetamos sempre com inovação nossos produtos digitais e com as melhores tecnologias do mercado.

Converse com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!

Preencha as informações ao lado e escolha sua opção de contato preferida para conversar com nossa equipe.