Hoje, existem no Brasil cerca de 10 milhões de profissionais liberais, que se dividem entre diversas profissões, atuando nas mais diferentes áreas possíveis. 

No entanto, poucas pessoas sabem realmente o que categoriza um profissional liberal. 

Muitos, constantemente confundem o profissional liberal com o autônomo. 

E menos pessoas ainda sabem muito bem como funciona a regularização de sua atuação referente às obrigações tributárias: pagamento de impostos, imposto de renda, rendimentos, despesas necessárias e afins. 

Para te ajudar a entender tudo que você precisa saber sobre a atuação de um profissional liberal e sua regularização tributária, além de algumas outras dúvidas comuns, continue lendo!

Quem são os profissionais liberais?  

 

Profissionais liberais são, essencialmente, profissionais que possuem nível superior ou técnico para atuarem em sua profissão.

Suas áreas de atuação são, normalmente, regulamentadas por Conselhos Profissionais, como, por exemplo, a OAB, CRM, CREA e afins, que regulamentam a atuação ética e técnica de cada profissional.

Entre profissionais liberais, você encontra: administradores, arquitetos, advogados, corretores de imóveis, dentistas, enfermeiros, engenheiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, psicólogos, professores, veterinários, e muitas outras profissões.

Um profissional liberal pode trabalhar tanto por sua própria conta, como possuir um vínculo empregatício. 

Normalmente, profissionais liberais são confundidos com profissionais autônomos. No entanto, essas são duas categorias bastante diferentes. E é necessária atenção justamente porque isso afeta toda a regularização tributária, que funciona de formas diferentes para cada categoria. 

Continue lendo para entender melhor!

Qual a diferença de profissional liberal e autônomo?  

 

Profissionais autônomos diferem dos profissionais liberais em dois sentidos:

  1. Para você ser um profissional autônomo, você não precisa ter uma qualificação profissional, seja ela técnica ou superior, para atuar e oferecer seus serviços; 
  2. Obrigatoriamente, um profissional autônomo não pode ter vínculo empregatício, trabalhando unicamente com a prestação de seus serviços.

O profissional liberal tem uma liberdade maior para trabalhar: pode trabalhar por sua própria conta, abrir seu próprio negócio, e também estar empregado por regime CLT.

Isso difere muito do profissional autônomo, que trabalha oferecendo os seus serviços. Essa, por exemplo, é a categoria de taxistas, diaristas, empresários, pintores, entre outros prestadores de serviços.

O autônomo pode até trabalhar a partir do estabelecimento de um contrato, mas não possui nenhum tipo de vínculo empregatício.

Quais os impostos que o profissional liberal deve pagar?

Como calcular imposto de renda para profissional liberal

Para profissionais liberais, a tributação é um pouco maior que a carga tributária de profissionais autônomos. Claro que isso faz sentido, considerando que profissionais liberais exercem atividades que existem uma regulamentação maior e mais detalhada. 

Entre os impostos que um profissional liberal deve pagar,  estão:

  • Imposto de Renda;
  • INSS;
  • PIS;
  • ISS.

Quando você tem um vínculo empregatício, o INSS não é uma preocupação do profissional, e sim da empresa para a qual você está trabalhando.

No entanto, se você trabalha por contra própria, essa é mais uma questão tributária para estar atento. 

E nós sabemos como pode ser difícil administrar e organizar toda a questão financeira de tributária para um profissional que já administra diversas outras questões de sua carreira.

Um profissional liberal, além de ter que lidar com toda essa carga tributária para atuar de forma legalizada e regulamentada, também precisa ser administrador de sua própria carreira, estar atento para as melhores oportunidades de negócio, estar trabalhando seu marketing profissional, e, principalmente, estar atuando, de fato, com a sua profissão.

Ou seja, é muita coisa para lidar sozinho.

E com toda a regularização, leis, documentação e exigências para o pagamento de diferentes impostos, que são realizados de diversas formas e em diferentes momentos do ano, tudo isso pode ficar sobrecarregando o profissional.

Além disso, existem muitas questões técnicas que são difíceis de entender se você não conhece muito sobre contabilidade, legislação tributária e questões afins.

Por isso, é importante contar com uma empresa de contabilidade que estará ajudando você a administrar toda a carga tributária própria, seja da sua atuação ou do seu negócio, se for o caso. 

A Fique Tranquilo é uma empresa de contabilidade online que atua ajudando profissionais liberais de todo o Brasil com a administração contábil de suas carreiras. 

Assim, você conta com uma empresa séria e responsável, que entende do assunto e não vai te deixar na mão, enquanto trabalha fazendo aquilo que você sabe fazer de melhor: exercendo a sua verdadeira profissão, sem se preocupar com questões tributárias. 

Como calcular imposto de renda para profissional liberal? 

 

Para realizar o imposto de renda, o profissional liberal deve declarar todos os seus serviços prestados.

Tudo isso deve ser bem detalhado. Profissionais liberais, como médicos, dentistas, fisioterapeutas, advogados, psicólogos e até corretores de imóveis, devem informar seu número de registro profissional, além do CPF de quem realizou os pagamentos dos serviços que foram prestados.

Ou seja, existe uma questão bastante burocrática para calcular e declarar o imposto de renda adequadamente. 

É muito comum diversos profissionais liberais caírem na malha fina do Imposto de Renda justamente por não ter conhecimento sobre todas as informações que são pedidas e obrigatórias para a regularização tributária.

Cada vez mais, a Receita Federal realiza cruzamento de informações e rastreia os pagamentos, rendimentos e afins, tornando a regularização tributária mais rígida.

Um profissional contabilista te ajudará em toda essa questão, na organização dos documentos e regularização do seu Livro Caixa, que será extremamente útil para a declaração do imposto de renda.

Um erro comum, mas que fazem muitos profissionais caírem na malha fina, é deixar tudo para cima da hora.

Por isso, o ideal é você, como profissional liberal, contar com uma assistência contábil que ajudará a manter seu negócio organizado em todo tempo, preparado para o momento certo de realizar cada declaração e pagamento de impostos.

A Fique Tranquilo é essa empresa que atua justamente como braço direito para profissionais liberais que buscam uma contabilidade descomplicada, digital e que ajude a organizar seu negócio evitando muitas dores de cabeça com a Receita, deixando tudo regularizado, como tem que ser. 

Como declarar rendimento de profissional liberal?

 

Todo profissional que recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$28.123,91 durante todo o ano anterior à declaração do Imposto de Renda, devem declarar seus rendimentos à Receita. O mesmo vale para profissionais que receberam mais de R$40 mil em rendimentos não tributáveis. 

Esses rendimentos são calculados a partir do recebimento de pagamentos referentes aos serviços prestado. Mas é necessária muita  atenção!

Como profissional liberal (assim como autônomos, também), você pode deduzir diversos gastos que são consideradas como despesas essenciais para a sua atuação.

Por exemplo, o pagamento de contribuições ao Conselho Profissional ao qual você está vinculado, entra como despesa para que você exerça a sua profissão.

Além disso, gastos com manutenção do seu local de trabalho. Por exemplo, aluguel, conta de luz, internet, telefone, serviços de limpeza e outros. Gastos com publicidade dos seus serviços ou negócio e também atualização profissional entram nessa conta.

Todas essas despesas devem ser comprovadas adequadamente, com os comprovantes de pagamentos datados. e inclusos no seu livro-caixa. 

Para o caso de profissionais liberais que prestam seus serviços para pessoas físicas,  o imposto deve ser recolhido mensalmente. O Carnê-Leão calcula automaticamente o valor deduzido para o pagamento do Imposto de Renda. 

No caso de profissionais que prestam seus serviços para empresas, é necessário solicitar à empresa os seus rendimentos para realizar o pagamento adequado do IR.

Em toda essa questão de rendimentos, despesas e tributos que devem ser pagos, uma empresa de contabilidade pode ajudar MUITO.

Com o expertise que somente profissionais que já trabalham com isso têm, você pode evitar muitos gastos com impostos que seriam cobrados indevidamente, por você não saber como declarar todas as informações, despesas e gastos de forma adequada. 

Ou seja, uma empresa de contabilidade pode te ajudar a evitar gastos desnecessários com tributação. 

Mas não é somente isso!

Como já falamos antes, o pagamento dos impostos é algo muito importante, que exige um olhar treinado, especialmente para a IR. 

Muitos profissionais acabam tendo problemas com a Receita – e depois levando grande prejuízo com multas e seus juros – justamente por não contar com uma empresa de serviço contábil que os ajudarão a regularizar toda a sua atuação profissional. 

A Fique Tranquilo é uma empresa que conta com mais de 30 especialistas oferecendo serviços a milhares de profissionais liberais,  autônomos, freelancers e PJs brasileiros. 

Com a Fique Tranquilo, você conta com um serviço completo para todas as funções contábeis necessárias, como :

  • Cálculos de guias, impostos e pró-labores;
  • Manutenção de sua empresa em dia com todas as obrigações do governo;
  • Emissão de notas fiscais e encaminhamento direto para seu e-mail ou para o e-mail do seu contratante;
  • Organização de estratégia fiscal, de modo que a sua empresa possa pagar somente o necessário, sendo o menor imposto possível.

Além disso, você conta com toda a praticidade de uma empresa contábil que trabalha de forma 100% digital, atuando em mais de 1.300 cidades brasileiras de forma online. 

A Fique Tranquilo está aqui para te ajudar com um serviço completo de contabilidade, organizado, prático, detalhado e seguro. A melhor forma de você manter o seu negócio funcionando e regularizado com todas as suas obrigações tributárias em dia!

Entre em contato para saber mais!