Quando você formaliza seu negócio, uma das principais dúvidas que surgem é o que significa ramo de atividade.

Afinal, essa é uma questão muito importante ao planejar uma empresa, pois ela pode interferir no recolhimento tributário e no planejamento estratégico da empresa. 

Em todo caso, saiba que o ramo de atividade define muitos pontos importantes. Mas o que você realmente precisa saber é que o ramo de atividade, na maioria das vezes, é decidido antes mesmo de abrir a empresa.

Geralmente é a área de atuação em que o empreendedor possui maior afinidade ou conhecimento para exercer determinada atividade. Mas isso pode variar de acordo com a intenção do empreendedor.

Sendo assim, se você também fica em dúvida quando tem que pensar sobre o ramo de atividade da sua empresa, veja a seguir o que isso significa, como definir a área de atuação da sua empresa e quais são os ramos que existem.

O que é ramo de atividade?

O que é ramo de atividade
O que é ramo de atividade

Se a sua dúvida é o que é ramo de atividade, saiba que ramo de atividade é o mesmo que área de atuação, ou seja, a área em que sua empresa atuará no mercado. É por isso que o ramo de atividade é decidido logo no início da criação da empresa, pois é ele que permitirá definir os tipos de atividades que serão realizadas, assim como o serviço ou produto que será oferecido.

Contudo, saiba que existem muitas subcategorias para um mesmo ramo de atividade. Por exemplo, um ramo de atividade pode ser “indústria”, mas as subcategorias podem ser muitas, como “metalúrgica”, “têxtil”, entre outras.

Basicamente, o ramo de atividade se caracteriza pela área de atuação, podendo ser industrial, comercial ou prestação de serviços.

Nestas três modalidades, há inúmeras subcategorias e atividades que uma empresa pode exercer. 

Na maioria dos casos é a subcategoria que define o ramo de atividade. Ou seja, a atividade que a empresa exerce fica encarregada de definir o ramo de atividade.

Isso porque, muitas vezes, o empreendedor já tem uma ideia do que deseja oferecer como serviço ou vender como produto. Logo, ele só precisa encaixar sua atividade no ramo de atividade ideal para sua empresa. 

Quais os ramos de atividade existem?

Agora que você já sabe o que é ramo de atividade, saiba que existem basicamente três ramos de atividade principais.

Saber quais os ramos de atividade existem é fundamental para definir qual deles é a melhor opção para a sua empresa. Veja a seguir em detalhes cada um deles. 

Empresas industriais

O primeiro ramo de atividades que iremos detalhar é o industrial, ou seja, de empresas industriais. É o ramo de atividades para empresas que transformam matérias-primas em outras mercadorias, seja usando máquinas e ferramentas industriais ou manualmente.

Por isso, o setor industrial vai desde o artesanato até a produção de equipamentos eletrônicos. Veja a seguir alguns exemplos de empresas que atuam no ramo de atividades industriais. 

  • Petrobrás: indústria brasileira que realiza extração de minérios, gás natural e petróleo, além de produzir combustíveis como gasolina e diesel. 
  • AmBev: é uma das maiores empresas industriais do ramo alimentício no Brasil. Ela produz muitos tipos de bebidas e alguns bens de consumo dentro do setor alimentício. 
  • Fiat: atua no ramo industrial como fabricante de veículos automotores e de peças para veículos da marca Fiat.
  • Vale: especializada na produção energética e extração de minério, essa empresa é do setor industrial, pois converte a matéria-prima em produtos como energia elétrica. 
  • Bunge Alimentos: uma das maiores empresas do setor industrial alimentício, pois produz inúmeros tipos de alimentos industrializados. Essa empresa tem forte ligação com a produção agroindustrial do Brasil também. 

Empresas comerciais

As empresas que atuam no ramo de atividades comerciais, são aquelas que vendem mercadorias para o consumidor ou ainda para outras empresas.

No entanto, nunca fabricam o produto. Nesse caso, a empresa pode vender para o consumidor final (varejista) ou para outras empresas (atacadista). Veja alguns exemplos de ambos os casos:

  • B2W Digital: é um grupo dono de grandes empresas comerciais como Americanas.com, Submarino e Shoptime. 
  • Assaí: grande atacadista do setor de alimentos, possui uma grande rede de supermercados onde as vendas são destinadas, principalmente, a outras empresas. 
  • Megafort Distribuidora: atua na importação e exportação de inúmeros produtos, realizando a venda para outras empresas. 
  • Carrefour: rede de supermercados que realiza vendas diretamente para o consumidor final. Atualmente, também conta com loja online onde vende produtos de várias categorias diferentes. 
  • Saraiva: empresa comercial que vende livros físicos e digitais em sua loja online e em diversos endereços físicos espalhados pelo Brasil. 

Empresas que prestam serviços

Por fim, outro ramo de atividades que existe é o de prestação de serviços. Neste ramo atuam as empresas que prestam algum tipo de serviço ao consumidor final ou para empresas.

Veja alguns exemplos de empresas prestadoras de serviços:

  • Tivit: empresa que presta serviços para muitas outras empresas na área de telemarketing.
  • Embratel: empresa de telecomunicações que presta serviços na área incluindo fibra óptica, satélites de comunicação, entre outros serviços.
  • Correios: empresa prestadora de serviços na área de distribuição, responsável pela entrega de correspondências e pacotes despachados por empresas ou pessoas físicas. 
  • TAM: no setor aéreo, a TAM é uma empresa que presta o serviço de transporte de pessoas por meio de aviões. 
  • AES: essa empresa atua na área de energia elétrica e é responsável por prestar o serviço de distribuição, instalação e manutenção de energia elétrica. 

Subcategorias dentro do ramo de atividade

Nos exemplos anteriores você deve ter percebido que existem muitas subcategorias dentro do ramo de atividade de uma empresa.

Por isso, a seguir falaremos um pouco das subcategorias e como elas podem aparecer em diferentes ramos de atividade também. 

De modo geral, muitas atividades podem ser realizadas no ramo industrial, comercial e prestação de serviços, como é o caso do setor alimentício, por exemplo. Mas há outras atividades que são exclusivas de um ou outro tipo de ramo industrial. Veja a seguir as principais atividades dentro de cada ramo. 

  • Industrial: vestuário, calçado, bebidas, alimentos, gráfica, mobiliário, couros, mecânica, metalúrgica, energia elétrica e combustíveis.
  • Comercial: tecidos, ferragens, veículos, roupas, acessórios, combustíveis, alimentos, bebidas, papelaria e mobília. 
  • Prestação de serviços: lazer, alimentação, transporte, saúde, turismo e educação.

Como definir o ramo de atividade para abertura de empresa?

Agora que você já sabe quais são os ramos de atividade que existem, fica muito mais fácil definir o seu ramo ou área de atuação na abertura da empresa.

No entanto, se tiver dúvidas sobre como definir o ramo de atividade para abertura de empresa, saiba que essa definição é mais simples do que parece. 

A primeira coisa a se fazer é considerar as atividades realizadas pela empresa, ou seja, as subcategorias. Depois é só avaliar em qual área de atuação as atividades mais se encaixam, sendo elas fabricação, vendas ou prestação de serviços.

Você ainda pode procurar a consultoria contábil para te ajudar a definir corretamente o ramo de atividade. Afinal, escolher a área de atuação correta é fundamental para pagar os impostos de acordo com as atividades da empresa. 

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