Como abrir uma empresa pela internet?

Publicado em18/12/2020

Tempo leitura10min 53s

Copiar link

Veja o passo a passo para abrir um CNPJ pela internet em 2021

Em 2020, milhões de novas empresas foram abertas no Brasil. Somente nos meses de maio, abril, junho e julho deste ano foram mais de 700 mil novas empresas que abriram seu CNPJ em todo território nacional.

Isso mostra claramente que o desejo de empreender cresce nos brasileiros que sonham em possui a liberdade de operar com seu próprio negócio – e a tendência é de que isso aumente cada vez mais com as facilidades de poder abrir a sua empresa online.

Sim, isso é possível.

Muitas pessoas ainda pensam que o processo para abrir uma empresa é algo extremamente custoso, cansativo e burocrático.

E, de fato, pode ser um pouco mais complicado se você resolver seguir pelos caminhos mais difíceis (sem a ajuda de profissionais especialistas te auxiliando nas etapas do processo, por exemplo).

No entanto, hoje é cada vez mais simples abrir uma empresa e você pode fazer isso de forma tranquila pela internet, contando com ajuda especializada 100% online.

Ou seja, abrir uma empresa só é complicado se você realmente quiser que seja.

Quer saber como e começar a dar os primeiros passos para tirar esse grande sonho do papel, tendo finalmente o seu próprio negócio? Continue lendo! [toc]

O que é necessário para abrir um CNPJ online?

o-que-e-necessario-para-abrir-um-CNPJ-online.jpg

Para quem deseja abrir uma empresa como MEI (Microempreendedor Individual) o processo já é por si só somente online – sendo possível abrir uma empresa de forma tranquila e virtual.

No entanto, mesmo outras modalidades de empresas, como ME e EPP, também é possível realizar o processo de abertura de empresa de forma digital.

Agora em 2020, inclusive, muitas prefeituras e juntas comerciais permitiram que diversos procedimentos necessários ao processo de abertura de empresa fossem feitos de forma online também, facilitando ainda mais esse grande passo.

Outro diferencial muito grande é que hoje é possível também que você contrate um excelente serviço de contabilidade (essencial para simplificar o processo de abertura de empresa e te auxiliar em todas as etapas mais burocráticas) online.

O serviço de contabilidade online funciona da mesma forma que uma contabilidade em escritório físico, mas com todas as facilidades que a tecnologia proporciona no seu dia a dia: sendo possível fazer tudo à distância, através da internet.

Todo o procedimento de abrir uma empresa online é aquele já conhecido: você precisa realizar o registro na junta comercial, fazer uma inscrição do seu CNPJ, escolher o enquadramento da sua empresa e o regime tributário pelo qual ela atuará, estabelecer as atividades que sua empresa prestará, tirar alvará, solicitar inscrição estadual, e emitir um certificado digital.

Tudo isso parece ser bastante complexo e realmente exige um certo conhecimento técnico, especialmente contábil.

Mas é justamente nisso que tudo fica mais simples: esses são processos que você pode fazer online, assim como obter a ajuda de uma contabilidade especializada que estará te ajudando em cada etapa. 

Qual o custo para abrir uma empresa simples?

Os processos para a abertura de uma empresa, como já explicamos acima, envolve diferentes instituições nas quais você precisa registrar a sua empresa e abrir o CNPJ.

Entre os diferentes regimes tributários, o mais procurado entre os empreendedores e aqueles que desejam abrir seu negócio próprio é o Simples Nacional.

Assim, uma das dúvidas mais comuns é justamente qual o custo para abrir uma empresa Simples.

Entre todos os regimes, este é o que possui mais praticidade no pagamento de tributos, assim como custos que costumam ser menores para manter a empresa. 

No entanto, cada lugar possui as suas taxas próprias para abrir uma empresa, o que geram custos que podem variar bastante dependendo do estado do Brasil em que você vive e até mesmo do município.

Além das taxas referentes às instituições governamentais (prefeitura, estado e federação), abrir uma empresa também pode gerar gastos extras com a contratação de serviços profissionais, como uma assessoria jurídica e serviço de contabilidade – que se torna essencial para que você consiga abrir sua empresa de forma descomplicada.

Mas, na ContabilidadeOnline abrimos a sua empresa gratuitamente para você – sem cobrar nenhuma taxa a mais por esse serviço, que já é incluso no valor de nossos planos de contabilidade completos para todos os serviços que o  seu negócio precisa para manter a contabilidade em dia.

Dessa forma, tudo que você precisará pagar serão apenas as taxas exigidas em diferentes instituições nas quais você precisa registrar e solicitar autorização para completar a abertura da sua empresa.  

O que é preciso para abrir uma empresa simples online?

Para abrir uma empresa no regime do Simples Nacional é importante cumprir alguns critérios básicos: 

  • Apenas pode ser integrante do Simples Nacional quem deseja abrir uma microempresa (ME) ou uma empresa de pequeno porte (EPP);
  • O limite para faturamento é de  R$4,8 milhões ao ano;
  • Os sócios da empresa em questão não podem morar no exterior, assim como também não podem possuir mais de 10% do capital de outra empresa que não seja optante do Simples Nacional e também não pode ser PF (Pessoa Física) que já seja sócia em outra empresa que é adotante do Simples Nacional;
  • Você não pode possuir outra empresa que atue em um regime diferente;
  • Quem possui débitos com o INSS não pode aderir ao Simples Nacional;
  • Empresas que exercem atividades de serviços financeiros não podem ser optantes do Simples Nacional;
  • Para ser do Simples Nacional, a empresa não pode possui sociedades através de ações. 

Além de tudo isso, é importante estar atento para a lista de atividades que são permitidas para empresas do Simples Nacional.

Diversas atividades não são permitidas, como empresas que atuam importando combustíveis ou fabricando veículos, por exemplo.

Um profissional de contabilidade te ajudará a entender justamente nestas etapas qual o melhor regime que se encaixa para a sua empresa – de acordo também com as atividades que serão exercidas por ela. 

Cumprindo todos esses critérios exigidos, para abrir a sua empresa no Simples Nacional é preciso que você já tenha todas as informações básicas sobre a sua empresa.

Ou seja, saiba qual o modelo e plano de negócios, nome da empresa e possua este planejamento inicial. Ele será extremamente útil para os primeiros momentos de atuação da sua empresa.

O processo se dá quando você faz o seu Contrato Social e, então, realiza o registro da sua empresa na Junta Comercial. Normalmente, em seguida é realizado o pedido do alvará de localização e funcionamento do seu negócio.

O próximo passo acaba sendo realizar a inscrição da sua empresa no município e também no estado. Por fim, você faz a inscrição da sua empresa no programa do Simples Nacional.

Esta última solicitação deve ser feita online, através do site da Receita Federal. A partir de então, o prazo para conseguir abrir sua empresa pode variar entre 30 a 45 dias, dependendo de uma série de outros fatores. 

Tendo tudo isso em vista, o primeiro passo para você abrir a sua empresa no Simples Nacional é ter certeza de que este é o melhor regime para ela – e que ela corresponde aos critérios solicitados.

Em seguida, já com a ajuda de um contador especialista, você vai iniciar os primeiros processos de abertura de empresa: levantar a documentação necessária e gerar documentações precisas, pagando as taxas cobradas pelas instituições responsáveis para abertura, registro e regularização do seu negócio.

Serviço de contabilidade online

Entre as facilidades de abrir uma empresa pela internet está também a possibilidade de você contratar um excelente serviço de contabilidade online.

Com os serviços da ContabilidadeOnline, você conta com uma empresa que possui um time de mais de 30 especialistas em contabilidade e que atua com cobertura para mais de 1.300 cidades brasileiras, abrindo empresas em todo o Brasil.

Todo o processo é 100% online e descomplicado. Tudo que você precisa fazer é assinar um plano de acordo com os serviços que você precisará para sua empresa, assinar o contrato emitido pela nossa empresa, em seguida enviar a documentação necessária que é solicitada por nós e, então, aguardar o procedimento da abertura da sua empresa, sem qualquer custo adicional para isto.

A partir de então, você poderá atuar com a sua empresa legalizada e em dia com todas as obrigações governamentais devidas. Sempre que precisar, estaremos a sua disposição para tirar dúvidas e prestar o auxílio necessário.

Tudo é feito de forma online:

  • Calculamos todas suas guias, impostos e pró-labores;
  • Emissão dos relatórios contábeis assinados sempre que você precisar;
  • Emissão de notas fiscais e encaminhamento direto para seu e-mail e/ou do contratante no mesmo dia da solicitação;
  • Organização da melhor estratégia fiscal para sua empresa pagar somente o menor imposto possível, garantindo maior economia.

Na plataforma ContabilidadeOnline você acessa todos os dados contábeis da sua empresa de forma simples e direta, ficando por dentro de todo o gerenciamento do seu negócio.

Avalie este artigo

0.0

Compartilhe
Copiar link

Todos os posts

Ver todos os posts
Contabilidade OnlineLTDA: como abrir a sua empresa limitada

11/06/2024 | 7min 24s de leitura

Contabilidade OnlineTudo o que você precisa saber sobre razão social

10/06/2024 | 6min 3s de leitura

Contabilidade OnlineAbc Do Empreendedor: Tudo Sobre Pró-Labore

07/06/2024 | 7min 4s de leitura

Abrir CNPJ Abrir CNPJ para profissionais de tecnologia

04/06/2024 | 7min 38s de leitura

Abrir CNPJ Como abrir CNPJ gratuito de forma rápida

03/06/2024 | 6min 9s de leitura

FIQUE LIGADOAssine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Informe seu e-mail e teste grátis!

evoluindo na prestação de serviços

Transforme sua MEI em ME

Nosso time de contadores te auxiliará durante todo o processo de escolha para o seu perfil profissional. Seja qual for a opção escolhida, realizaremos o desenquadramento, ou baixa do seu MEI, de forma gratuita. Com suporte prioritário para dúvidas.

Desenquadrar MEI para ME grátis

Novo app de contabilidade disponível para iOS e Android

Sua tranquilidade nossas responsabilidade, projetamos sempre com inovação nossos produtos digitais e com as melhores tecnologias do mercado.

Converse com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!

Preencha as informações ao lado e escolha sua opção de contato preferida para conversar com nossa equipe.