Contabilidade online: o que significam freelancer, freela, frixo?

Publicado em23/01/2019

Tempo leitura7min 5s

Copiar link

A contabilidade online é um segmento que pode ajudar e muito àqueles que desejam virar PJ. Com os serviços de um  modo geral, mas a começar por informações valiosas. Por exemplo: você está certo sobre o que significam freelancer, freela, frixo?

O mundo precisa de freelancer

A economia e as relações de trabalho estão em constante transformação. Atualmente, freelancer, freela e até frila, a forma aportuguesa, são expressões que fazem parte do vocabulário rotineiro do universo do trabalho. E a tendência é que, daqui para frente, elas se tornem ainda mais corriqueiras.

Especialistas afirmam estarmos atravessando a quarta revolução industrial, cujas características incluem introdução de elementos de Big Data, flexibilizações dos ambientes de trabalho, utilização massiva de recursos de inteligência artificial.

Diante deste cenário, é importante entender que as velhas relações entre funcionários e empresas estão sendo substituídas por novas formas de interação. Nelas, empregador e prestador de serviço tendem, por exemplo, a buscar maior harmonia na relação a partir do respeito às demandas de cada um. A nova lei da terceirização é um exemplo deste movimento.

Nas configurações vigentes do mundo do trabalho, a relação entre empresas e freelancers pode ser facilmente compreendida, como mostra este exemplo hipotético:

  • A agência de marketing digital fictícia “Ideias Geniais” atende quatro empresas. A equipe é formada por 6 profissionais contratados em regime CLT: 2 redatores, 1 programador, 1 designer, 1 especialista em analytics e SEM e 1 Social Media Manager.
  • O próprio dono, Roberto, gerencia o negócio. Com o aquecimento do mercado de marketing digital, a agência foi procurada para um novo serviço, de criação de conteúdo para um blog de culinária. Roberto sabe que cada redator só deve dedicar-se a 2 clientes por vez e que, por isso, será preciso mais um profissional desta especialidade.
  • Ele não quer, porém, contratar um novo empregado, pois a nova demanda ainda se trata de um job, por enquanto sem a garantia de se tornar um cliente ou haver continuidade na prestação do serviço. O que Roberto precisa? De um freelancer. Para ele, a solução foi entrar em contato com uma plataforma que oferta trabalhos para freelancers –a exemplo de trampos.co e br.freelancers.com– e conhecer e contratar o Caio, um redator freelancer.

Freelancer é um profissional liberal

O termo vem do inglês “free” + “lancer“, e a tradução literal para o português seria “lanceiro livre”. O primeiro a usar a palavra teria sido o escritor escocês Sir Walter Scott, em seu livro “Ivanhoe” (1819). Naquele contexto, a palavra refere-se aos cavaleiros mercenários que, munidos de lanças, disponibilizavam seus trabalhos aos nobres que lhes ofertassem a melhor recompensa. Ou seja, o freelancer era o ‘soldado’ livre para vender seu trabalho a diferentes compradores.

Na contemporaneidade, a figura do cavaleiro pode ser substituída pelo autônomo, o profissional liberal, e os compradores são as organizações para as quais ele presta serviços sob demanda.

Portanto, um freelancer é um profissional liberal que não trabalha em um lugar específico, mas, sim, vive conforme os jobs que aparecem. Sem renda fixa e livre para assumir novos “lances” sempre que a oportunidade aparece.

Freela é uma gíria para freelancer

Na prática, freela é a mesma coisa que o freelancer –uma mera abreviação informal.

Vale observar que a palavra pode referir-se tanto ao profissional que realiza o trabalho, quanto ao trabalho propriamente dito, conhecido como job.

Portanto, é preciso avaliar o contexto das frases em que o termo é encaixado, para ter certeza sobre seu verdadeiro significado.

Exemplos:

  • “Estou fazendo uns freelas.”
  • “Surgiu um freela maneiro para mim!”
  • “Agora eu sou freela.”
  • “Deixei de ser CLT para ser freela.”

Note que nas duas primeiras frases o termo refere-se ao trabalho. Nas duas últimas, ao trabalhador.

Frixo é o freela fixo

Vamos voltar ao exemplo de Roberto, do primeiro tópico deste texto.

No início da sua empresa, ele contratava seus funcionários no regime tradicional CLT. Isso gerava uma série de obrigações e complicações para ele e seu funcionário, gerando dificuldades e fazendo o empresário até mesmo desanimar de novas contratações para expandir a empresa.

Com o tempo, ele descobriu que poderia empregar seus funcionários como Pessoas Jurídicas, os famosos PJs. Neste regime, tudo seria mais fácil, ele poderia realocar boa parte do dinheiro que seria destinado à impostos direto para o funcionário, facilitando também operações fiscais e processos de contratação.

Como no universo atual do mercado digital, quase todos os profissionais estão dispostos a fazer trabalhos “por fora”. Esses trabalhadores podem ser considerados freelancers.

Um freela que trabalha em uma só empresa como PJ, porém, não é bem um freelancer, porque está ligado a apenas uma empresa em particular –normalmente são jobs que se estendem por mais de 6 meses e cuja carga horária é full-time. Para situações assim, surge um novo termo: frixo.

O frixo é aquele profissional que atua como freela, mas de modo fixo em uma empresa ou organização que o contrata como PJ.

Para outras perguntas, consulte uma contabilidade online

Talvez você ainda tenha dúvidas sobre emissão de notas, abertura de empresas, desenquadramento ou qualquer outra burocracia.

Quando se trata da nossa empresa e do nosso futuro profissional, é preciso ter certeza de cada informação, além de confiança e segurança no parceiro contábil.

É importante que sua contabilidade seja especializada em PJs, autônomos, freelancers, prestador de serviços, profissionais liberais.

Conheça a Fica Tranquilo

Renomado escritório de contabilidade, com sede no Estado de São Paulo, tem como objetivo levar informações pertinentes e assertivas aos clientes PJs.

Fica Tranquilo possui um time de profissionais qualificados para atender com excelência as demandas dos clientes, via Facebook, Instagram, Whatsapp, e-mail, chat e no YouTube, com transparência e dedicação.

A produtividade e a eficiência da sua empresa não pode ser afetadas pela burocracia.

Entre em contato com alguém do nosso time ou deixe seu número ou email que entramos em contato.

Avalie este artigo

0.0

Compartilhe
Copiar link

Todos os posts

Ver todos os posts
Contabilidade OnlineLTDA: como abrir a sua empresa limitada

11/06/2024 | 7min 24s de leitura

Contabilidade OnlineTudo o que você precisa saber sobre razão social

10/06/2024 | 6min 3s de leitura

Contabilidade OnlineAbc Do Empreendedor: Tudo Sobre Pró-Labore

07/06/2024 | 7min 4s de leitura

Abrir CNPJ Abrir CNPJ para profissionais de tecnologia

04/06/2024 | 7min 38s de leitura

Abrir CNPJ Como abrir CNPJ gratuito de forma rápida

03/06/2024 | 6min 9s de leitura

FIQUE LIGADOAssine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Informe seu e-mail e teste grátis!

evoluindo na prestação de serviços

Transforme sua MEI em ME

Nosso time de contadores te auxiliará durante todo o processo de escolha para o seu perfil profissional. Seja qual for a opção escolhida, realizaremos o desenquadramento, ou baixa do seu MEI, de forma gratuita. Com suporte prioritário para dúvidas.

Desenquadrar MEI para ME grátis

Novo app de contabilidade disponível para iOS e Android

Sua tranquilidade nossas responsabilidade, projetamos sempre com inovação nossos produtos digitais e com as melhores tecnologias do mercado.

Converse com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!

Preencha as informações ao lado e escolha sua opção de contato preferida para conversar com nossa equipe.