Quais as melhores contas digitais para PJ?

Publicado em20/07/2022

Tempo leitura11min 23s

Copiar link

No mundo dos negócios, a gestão financeira é a chave do sucesso, mas também da dor de cabeça quando as coisas saem do controle. Uma forma assertiva de otimizar esse processo é optar por uma das inúmeras contas digitais para PJ disponíveis no mercado. 

De fato, oferecem muitos benefícios e facilidades, agilizando e descomplicando os processos. Sem dúvida, atendem na medida certa a demanda dos empreendedores por serviços financeiros inovadores, eficientes e sem taxas abusivas.

Para facilitar a sua escolha de uma conta digital, a Fica Tranquilo preparou esse artigo com todos os detalhes sobre essas contas. Como também explica o que avaliar para escolher a melhor opção para o seu negócio. 

O que é uma conta digital para PJ?

Saiba que as contas digitais para PJ foram autorizadas pelo Banco Central, com a Resolução n. 4.697, de 27 de novembro de 2018. Por certo, é uma iniciativa que beneficia desde o profissional PJ e o microempreendedor até as grandes empresas.

De uma maneira simples, a conta digital é uma forma prática, ágil e segura de acessar os serviços bancários, livre de burocracia e processos demorados. Não apenas para a abertura de contas, como também para empréstimos e demais transações.

Como todas as contas digitais devem atender aos requisitos do Banco Central, podem oferecer segurança para os clientes, assegurando proteção dos dados da empresa. Além disso, os serviços oferecidos são os mesmos das agências físicas e caixas eletrônicos. 

Só que oferecem soluções exclusivas e personalizadas. Veja a seguir:

  • Extratos e saldos; 
  • TED, PIX, Depósitos via boleto;
  • Investimentos e Contratação de seguros;
  • Gestão de recebimentos e Boletos de Cobrança;
  • Empréstimos e financiamentos;
  • Emissão de Extrato OFX, usado pela contabilidade;
  • Internet Banking.

O atendimento ao cliente é todo por meio de chat, telefone ou WhastApp. Sem dúvida, muito mais prático e fácil de ser acessado.

Importância das contas digitais para evitar confusão patrimonial 

A abertura de uma conta digital para PJ é uma das formas mais seguras para evitar a confusão patrimonial e problemas fiscais. De fato, isso acontece quando o profissional PJ mistura as transações da pessoa física com a jurídica ao movimentar apenas uma conta.

Conforme a Lei n. 13.874, de 20 de setembro de 2019, em seu artigo 50, as consequências da confusão patrimonial são as seguintes:

“Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, desconsiderá-la para que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares de administradores ou de sócios da pessoa jurídica beneficiados direta ou indiretamente pelo abuso.”

Assim, é fácil perceber que a abertura de conta digital para PJ é uma grande vantagem, pois permite assegurar a separação do patrimônio. Além disso, oferece maior privacidade, já que todas as informações necessárias para o processo contábil são apenas do negócio.

Entenda as vantagens das contas digitais para PJ

As contas digitais para PJ oferecem inúmeras vantagens e benefícios com os serviços financeiros disponibilizados. Veja a seguir as mais importantes:

1 – A tecnologia da segurança permite oferecer aos clientes proteção para os seus dados PJ, bem como para as informações pessoais;

2 – Os processos são mais dinâmicos, oferecendo facilidade e agilidade em todas as transações, além de dispensar a impressão de documentos;

3 – Não cobram taxas dos clientes, em sua maioria são contas digitais para PJ gratuitas;

4 – Oferecem atendimento ininterrupto e não existe o desconforto das filas bancárias;

5 – Disponibilizam cartões de crédito e débito, com variados benefícios e facilidades de uso;

6 – Os serviços financeiros podem ser acessados a partir de aplicativos para Android e IPhone (iOS) a qualquer hora e lugar;

7 – Acesso a serviços financeiros exclusivos para pessoa jurídica, tais como: cartão empresarial, boletos de cobrança sem taxas de gerenciamento;

8 – Os custos são menores nas contas digitais porque não precisa de uma estrutura física e nem arcar com a manutenção da mesma.

Existem desvantagens em uma conta digital?

Saiba que dependendo das necessidades e preferências do profissional PJ, alguns pontos da conta digital para PJ podem ser considerados como desvantagens. Veja a seguir:

1 – O atendimento é personalizado, mas realizado por meio de chats e outros canais. Assim, se a preferência é por um relacionamento mais pessoal, com contato com o gerente, uma conta digital não é a melhor opção nesse caso;

2 –  Com as contas digitais, todos os comprovantes de operações são online, portanto, não é enviado para o cliente documentos impressos. Sem dúvida, exige maior controle e organização para gerenciar os recursos e manter o controle das informações.

Critérios para escolher a melhor conta digital para PJ 

Como são muitas opções disponíveis no mercado, escolher uma conta digital para PJ não é uma tarefa muito fácil. Por isso, veja a seguir algumas dicas de como fazer essa escolha de forma assertiva:

1 – Compare as tarifas cobradas pela utilização dos serviços financeiros oferecidos nas contas digitais para PJ. Nesse sentido, é importante considerar todos os custos, tais como:

  • Manutenção de contas; 
  • Cartão empresarial;
  • Compensação de boletos;
  • Gestão de cobrança;
  • Transferências TED e PIX;

É interessante checar também se todos os serviços necessários para o seu negócio estão sendo oferecidos na conta digital.

2 – Verifique o processo de abertura de contas e quais os procedimentos a serem seguidos. Não esqueça do tempo médio para conclusão de todo o processo. 

3 – Procure saber a respeito da compatibilidade da interface do aplicativo e as funcionalidades oferecidas para acessar os serviços financeiros;

4 – Para maior segurança, procure saber se a instituição financeira é autorizada pelo Banco Central para oferecer contas digitais para PJ;

5 – Verifique os canais utilizados para atendimento e como as demandas são tratadas. Nesse sentido, é interessante consultar os sites de reclamações para verificar se existe alguma pendência em relação à instituição financeira.

Como fazer para abrir uma conta digital?

Saiba que abrir uma conta digital para PJ é um procedimento simples e prático. Para começar, é preciso que o seu CNPJ esteja regularizado e ativo na Receita Federal. Em seguida, basta acessar o app ou site da instituição financeira que escolheu para ter a sua conta.

O procedimento é bastante intuitivo, e são normalmente solicitadas as seguintes informações a respeito do seu negócio: 

  • CNPJ e Razão Social, CPF do responsável, Nome fantasia;
  • Endereço comercial e de correspondência;
  • Data de fundação e registro da empresa, 
  • Principal atividade econômica (CNAE); 
  • Tipo de controle (privado ou público), nº do registro no órgão;
  • Enquadramento tributário; 
  • Valor do capital social, data da última alteração contratual. Assim como a indicação dos sócios, acionistas, diretoria, representantes legais e procuradores (se houver);
  • Produtos e serviços da empresa;
  • Faturamento dos últimos 12 meses ou previsão de faturamento;
  • Referências comerciais.

É importante lembrar que durante o processo de abertura da conta digital para PJ é fundamental fazer uma leitura atenta do regulamento e normas contratadas. Sem dúvida, é a forma de checar se é exatamente o que precisa para o seu negócio crescer.

Veja algumas das melhores contas digitais para PJ  

Para facilitar uma comparação e escolha da melhor conta digital para PJ, que atenda às suas necessidades sob medida, a Fica Tranquilo preparou esse quadro comparativo. Veja a seguir:

Conta Digital PJServiços / Benefícios Diferenciais 
Nubank Pix gratuito recebimento, pagamento, transferência  Cartão de transaçõesRecebimento por plataforma de pagamentoPagamento de boletos e impostosEnvio de link de cobrançaTransferências ilimitadas qualquer bancoPraticidade na abertura de contasAtendimento 24h diariamente
Banco Inter Abertura e manutenção de contaTransferênciasCartão de transaçõesSaques ilimitadosPix, emissões e recebimentos de boletosFolha de pagamento automáticaRecebimento via QR Code gratuitoMaquininha de cartão própriaPix gratuito
PagBank Emissão de boletosTransferências via TED e PixCartão sem anuidadeRendimento automático de 100% do CDICartão de crédito grátis e sem anuidadePlataforma de gestão do negócioEmpréstimos para PJSoluções de pagamento variadas
C6 Bank Abertura e manutenção de contaCartão de crédito sem anuidade 100 TEDs por mês para qualquer bancoCartão de transações, Saques e PIXPagamento de contasMaquininha com adesão zero para quem vende a partir de R$ 3,5 mil por mêsOferta de créditoOpção de investimentos
ContBank Pagamentos e TransferênciasPIX, Boletos e CobrançasTesouraria DigitalCartões InteligentesIntegrações via APIContbank Navigator®Gratuita, Crédito e Serviços Financeiros com o atendimento próximo feito por contadores de todo o país
Banco Original Primeira anuidade no cartão de crédito internacional.Carteira de investimentosCheque empresarialAbertura de conta salário para funcionários
Banco Simples Abertura e manutenção de contaAnuidade do cartão de transaçõesDois saques e duas emissões de boleto por mêsPagamento de contas e PixPermite a emissão de múltiplos cartões corporativosVantagens oferecidas pelos parceirosAtendimento via WhatsApp

Olhando esse comparativo de contas digitais para PJ fica mais claro que o Contbank é o único que oferece integração via API e também é vinculada com contadores de todo Brasil com um atendimento ajustado para você PJ. 

O Contbank foi feito para ser cada vez mais parceiro de empresas PJ e com um alinhamento contábil muito maior que as outras contas digitais comuns. Além disso, você consegue saber como está o score da sua empresa com o Contbank Navigator.

Portanto, com todas essas informações, ficou bem mais fácil escolher a conta digital para PJ que é mais adequada para o seu negócio. Uma vez que existem inúmeras opções, oferecendo serviços exclusivos e diferenciados para os diferentes segmentos de mercado.Se ainda quiser informações mais detalhadas sobre o assunto, entre em contato com a Fica Tranquilo para maiores esclarecimentos.

Avalie este artigo

0.0

Compartilhe
Copiar link

Todos os posts

Ver todos os posts
Gestão FinanceiraComo pagar menos impostos como PJ: passo a passo para economizar

18/06/2024 | 6min 56s de leitura

Contabilidade OnlineLTDA: como abrir a sua empresa limitada

11/06/2024 | 7min 24s de leitura

Contabilidade OnlineRazão Social: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto

10/06/2024 | 6min 2s de leitura

Contabilidade OnlineAbc Do Empreendedor: Tudo Sobre Pró-Labore

07/06/2024 | 7min 4s de leitura

Abrir CNPJ Abrir CNPJ para profissionais de tecnologia

04/06/2024 | 7min 38s de leitura

FIQUE LIGADOAssine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Informe seu e-mail e teste grátis!

evoluindo na prestação de serviços

Transforme sua MEI em ME

Nosso time de contadores te auxiliará durante todo o processo de escolha para o seu perfil profissional. Seja qual for a opção escolhida, realizaremos o desenquadramento, ou baixa do seu MEI, de forma gratuita. Com suporte prioritário para dúvidas.

Desenquadrar MEI para ME grátis

Novo app de contabilidade disponível para iOS e Android

Sua tranquilidade nossas responsabilidade, projetamos sempre com inovação nossos produtos digitais e com as melhores tecnologias do mercado.

Converse com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!

Preencha as informações ao lado e escolha sua opção de contato preferida para conversar com nossa equipe.