Qual a diferença entre a Nota Fiscal Paulista e a Nota Paulistana?

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Com pressa? Não precisa ler tudo. Ligue para nós (11-3984-4000) ou ligamos para você para te explicar.

“Vai querer nota fiscal paulista?”

Quem já ouviu isso provavelmente pode se confundir quando escuta alguém falar sobre a Nota Paulistana. Se tratam da mesma coisa, afinal?

Pois bem. São documentos fiscais completamente diferentes um do outro. A nota fiscal paulista é emitida no ato de compra de produtos. A nota paulistana é emitida em referência à contratação de serviços.

Na primeira, conhecida também pela sigla NFP, quem emite é uma empresa que comercializa mercadorias. Na segunda, conhecida também como NFS-e (Nota Fiscal Eletrônica de Serviços) ou NP, quem emite é uma pessoa jurídica prestadora de serviços.

Em ambos os casos o governo patrocina a emissão desses documentos fiscais com programas de incentivo. Na nota fiscal paulista é possível o resgate de créditos. Na nota paulistana, quem recebe a nota pode concorrer a prêmios mensais de 1 milhão de reais (com exceção de dezembro, em que o prêmio é de 2 milhões por ser um período de grande arrecadação).

Vantagens e desvantagens de emitir a Nota Paulistana

Existem vantagens e desvantagens na emissão da NFS-e de São Paulo, outra forma para falar da Nota Paulistana. A desvantagem é que você precisa pagar uma quantia específica de imposto sobre o serviço, conhecido como ISS (Imposto Sobre Serviço), em que cada atividade (ou CNAE) é tabelada com uma alíquota diferente — conheça esta tabela aqui. As vantagens são:

1) você fica dentro da lei e não corre risco de sofrer sanções e penalidades fiscais;
2) permite um controle contábil mais apurado;
3) transmite profissionalismo e segurança para seu cliente permitindo que ele esteja dentro da lei também.

 

Como é vantagem para cliente e para prestador de serviços, é comum que você Consultor de Tecnologia da informação, Designer, Programador ou o famoso freela — na prática qualquer prestador de serviços — se depare com a situação em que seu cliente exige a emissão da nota fiscal de serviços.

Como emitir uma Nota Paulistana, ou nota fiscal de serviços?

O governo tem uma plataforma que te permite executar essa ação sozinho. Um sistema que exige certas noções de contabilidade e precisão nos dados. Contrate alguém para fazer isso por você. Aqui na Fica Tranquilo Contabilidade Online você não precisa se preocupar com esse tipo de coisa. Você pede a emissão da nota e fazemos num instante, com conforto, segurança e praticidade. Entre em contato ou ligamos para você.

E se eu precisar abrir empresa para emitir nota fiscal de serviços?

Abrimos sua empresa gratuitamente, com a confiança e respeito que você merece. A abertura com a Fica Tranquilo Contabilidade Online é fácil, simples e rápida. Entre em contato ou ligamos para você.