Trabalho com criação de sites, preciso emitir nota fiscal?

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Você trabalha com criação de sites, e está em dúvida se possui a obrigação de fazer a emissão de notas fiscais? Essa é uma indagação bastante comum entre os profissionais liberais.

Tudo isso vai depender da forma como você atua, se trabalha apenas como um criador de sites freelancer, ou se possui uma pequena agência de criação.

Para sanar as suas dúvidas, responderemos suas principais perguntas nesse post. Então, confira a nossa matéria, e saiba mais!

O criador de site precisa emitir nota fiscal?

De acordo com a lei, o criador de site que atua como freelancer não possui a obrigação de fazer a emissão de notas fiscais, afinal esse é apenas um trabalho pontual, ou melhor uma pequena prestação de serviços.

No entanto, muitas empresas que solicitam esse serviço fazem questão de que seja emitida uma NF, para declarar o seu faturamento para a receita federal.

Em casos como esses, cabe ao criador de sites procurar formas de realizar a emissão da nota fiscal, ou então perder o cliente. Por isso, gerar esse documento é uma forma de estar à frente da concorrência.

É válido salientar que se o criador de site possui uma pequena empresa, é sua obrigação gerar a NF nos casos de prestação de serviço.

Quais as formas de um criador de sites emitir nota fiscal?

Existem diversas formas de um criador de sites emitir nota fiscal, seja através da criação de um MEI ou de forma avulsa pela prefeitura.

Emissão de nota fiscal como MEI

Se você trabalha sozinho, ou possui apenas um funcionário, existe a possibilidade de atuar como MEI, ou melhor como Microempreendedor Individual.

Para fazer isso basta abrir a sua empresa através da internet, gerar um CNPJ, e depois emitir a NF.

Emissão de nota fiscal pela prefeitura

Para realizar a emissão de nota fiscal pela prefeitura, o ideal é se dirigir até o prédio da mesma, e se informar como deve ser feito esse procedimento, afinal isso varia de cidade para cidade.

Em alguns casos, no próprio prédio é possível realizar o cadastro, e logo depois de fazê-lo, já se pode gerar a NF. Quando precisar realizar a emissão novamente, basta fazer o procedimento pela internet.

Vantagens de emitir nota fiscal

Mesmo que não seja preciso emitir nota fiscal sendo criador de sites freelancer, muitas empresas exigem a NF para evitar que possa existir problemas fiscais futuramente.

Além disso, emitir nota fiscal proporciona vantagens tanto para o criador de sites, como para a empresa que está solicitando os serviços, afinal esse documento proporciona garantia para ambos.

Dentre as suas principais vantagens, estão:

  • O profissional fica à frente da concorrência;
  • Maior controle das finanças;
  • Regularização perante o fisco;
  • Promove melhoria na produtividade.

Você quer se tornar um criador de sites com mais credibilidade e respeito dentro do mercado de trabalho, e se destacar dentre os demais? Comece a emitir NF, e procure o auxílio da Fica Tranquilo, pois somos uma empresa que presta serviços de contabilidade capazes de te ajudar nesse momento.

Você quer mesmo ter que se preocupar com tudo isso?

Ter que se preocupar com Emissão de Notas, Abertura de Empresas, Desenquadramento ou qualquer outra burocracia acaba com a sua produtividade e sua tranquilidade.
Deixe isso para quem tem prazer em te ajudar e é especialista em PJs e Freelancers.
Nosso foco é criar soluções inteligentes para contabilizar impostos e burocracias para você ser contador de novas histórias.
Entre em contato com alguém do nosso time ou deixe seu número ou email que entramos em contato e diga adeus à Burocracia!

Seja Assinante

E receba conteúdos exclusivos direto no seu email