7 Dicas para entrar no mundo dos PJ’s com dois pés direitos

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

A palavra “pessoa jurídica” causa pânico para você? De fato, esse processo pode ficar confuso quando você não conhece os passos e não sabe qual a direção certa.

No entanto, entrar para o mercado como PJ não é um bicho de sete cabeças. E para ajudar você, separamos 7 dicas fundamentais que vão desde a ideia inicial até a formalização desse processo. Confira!

1. Escolha o nicho de atuação certo

Mais do que rentabilidade, é preciso que o nicho tenha a ver com seu perfil de empreendedor. Por isso, conheça suas habilidades mais relevantes e opte por uma área em que gosta e acredita. Isso é importante para acreditar na ideia do negócio a fim de convencer as pessoas que estarão ligadas a sua empresa — direta ou indiretamente.

2. Pesquise e acompanhe o mercado

Também é fundamental você pesquisar a receptividade do seu negócio pelo mercado. Ter uma ideia é importante, contudo, é preciso ter pessoas com problemas que o seu negócio possa resolver. Caso contrário, a empresa passa a existir apenas para realizar uma paixão e pode não corresponder ao retorno financeiro que você idealiza.

3. Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é fundamental para qualquer tipo de transição, uma vez que você entende como lida com suas finanças e cria uma estimativa das receitas e despesas. Por isso, antes de entrar no mercado como PJ, faça uma reserva e guarde uma quantia para suprir suas necessidades até a empresa gerar o lucro que você precisa.

4. Estruture um plano de negócios

Seja o modelo tradicional do plano de negócios ou o moderno, como o Canvas, planejar suas ações são uma das melhores dicas para se tornar uma pessoa jurídica. Por meio desse planejamento você cria objetivos para o seu negócio, entende melhor seus concorrentes e, até mesmo, cria estimativa de fluxos operacionais e financeiros.

5. Tenha visão estratégica

Se você ainda não consegue ver quais as consequências a longo prazo das ações tomadas hoje, precisa desenvolver a visão estratégia. Por meio dela, você cria um posicionamento da sua marca para realizar os objetivos identificados no plano de negócios de modo a criar autoridade no mercado e captar mais clientes.

Além disso, a visão estratégia proporciona um olhar mais holístico do negócio, o que estimula seu raciocínio lógico e ajuda na tomada de decisão.

6. Terceirize os serviços complexos

Esqueça a ideia de ser multitarefas, porque isso pode comprometer gravemente seu empenho e entrega do produto ou serviço ao cliente. Por isso, ao terceirizar os serviços mais complicados você evita perder tempo com o que pode ser delegado e ganha mais produtividade para focar nas atividades que dependem diretamente de você.

Além disso, ao deixar que pessoas mais capacitadas cuidem de áreas que você não domina reduz o risco de prejuízos financeiros com erros cometidos por falta de conhecimento.

7. Contrate uma contabilidade

Você já parou para pensar no tipo de empresa certa para você, com o enquadramento tributário adequado? Tudo isso é importante e tem relação direta com o custo para abrir a empresa, além dos impostos relacionados a ela.

Além disso, podem ser necessários outros documentos de modo a evitar multas e irregularidades fiscais, como licenças e alvarás. Por isso, contratar uma contabilidade é fundamental para simplificar esse processo burocrático e delegar tarefas importantes, como envio de declarações periódicas e obrigatórias.

Antes de entrar no mundo dos PJs, siga as nossas dicas e perceba como esse processo se torna mais confiável e seguro.

E por falar em segurança, você já conhece a Fica Tranquilo? Somos uma contabilidade diferente, com a missão de resolver o problema dos PJs e profissionais independentes com transparência e atendimento humanizado. Vamos bater um papo?

A parceria que você precisa no novo mundo do trabalho

Ter que se preocupar com Emissão de Notas, Abertura de Empresas, Desenquadramento ou qualquer outra burocracia acaba com a sua produtividade e sua tranquilidade. Ainda mais quando toda sua atenção está em se preparar com eficiência para um mundo de transformação digital e humana.
A Fica Tranquilo é mais que uma contabilidade online. Somos parceiros dos nossos clientes e existimos para fornecer a eles a estrutura e suporte contábil que eles precisam para ter vantagem competitiva nesse novo cenário.
Nosso foco é criar soluções inteligentes para contabilizar impostos e burocracias para você ser contador de novas histórias.
Entre em contato com alguém do nosso time ou deixe seu número ou email que entramos em contato e diga adeus à Burocracia!

Seja Assinante

E receba conteúdos exclusivos direto no seu email