O futuro dos PJs no Brasil

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Você conhece as tendências para o futuro do Brasil? Sabe como isso pode favorecer — ou não — a sua vida como PJ?

É fundamental que todo empreendedor perceba o mercado para se antecipar a possíveis problemáticas. Além disso, os sinais também são fundamentais para se beneficiar das oportunidades que o cercam.

Neste artigo, separamos os pontos mais importantes de três tendências fortes para as pessoas jurídicas e que podem impactar no seu negócio: a tecnologia, o trabalho remoto e a terceirização. Acompanhe.

A tecnologia está simplificando a vida do empreendedor

A tecnologia tem melhorado os processos de trabalho ao proporcionar modelos de negócios mais simplificados. O mercado brasileiro já conta com mais de 12 mil startups, segundo dado da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Logo, esse crescimento de inovações tecnológicas pode ser usado tanto para melhorar o relacionamento com seu cliente, quanto para descobrir oportunidades que diferencie seu negócio dos concorrentes.

Esse avanço tecnológico traz mais segurança para o futuro do PJ no Brasil e abre o leque a fim de ofertar serviços online e realizar contratações virtuais por meio da Indústria 4.0.

O que é a Indústria 4.0?

Se você fizer um comparativo do mercado há 10 anos, perceberá um avanço. Tudo isso se dá ao fato de estarmos vivendo uma revolução tecnológica com o advento da internet.

Esse novo período tem evoluído rápido e promete revolucionar ainda mais a maneira como vivemos e nos relacionamos. Alguns exemplos de tecnologia, são:

  • internet das coisas;
  • big data analytics;
  • segurança de dados;
  • computação na nuvem;
  • inteligência artificial, entre outros.

O trabalho remoto é uma tendência do futuro

Trabalhar home office tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. A prática já existe em países de primeiro mundo e a tendência é que aumente o número de profissionais remotos.

Segundo dados da pesquisa “O Futuro do Trabalho” da Transformação Digital, 42,1% dos entrevistados afirmaram que sua empresa já aderiu ao home office. Além disso, 34,3% sinalizaram que suas empresas pretendem incentivar ainda mais o trabalho remoto.

As maiores vantagens identificadas por quem já adotou este modelo, são:

  • redução de custos com escritórios e mobiliários;
  • ganho da produtividade e foco;
  • menos tempo no trânsito;
  • melhora do humor;
  • aumento da qualidade de vida.

O que considerar ao trabalhar Home Office?

Se você tem interesse nesse modelo de trabalho do futuro, saiba que o PJ no Brasil precisa se atentar a alguns pontos antes de entrar para o home office, que são:

  • equipamentos adequados;
  • cadeiras e mesas confortáveis;
  • ferramentas online para realizar as tarefas;
  • antivírus para proteção de dados;
  • disciplina e organização;
  • consideração das leis do teletrabalho, quando precisar contratar um funcionário;
  • atenção se a legislação permite o funcionamento do tipo de negócio em casa.

A prática de terceirização tem aumentado no Brasil

Com a liberação da terceirização pelo STF, ganhou-se mais flexibilidade para delegar atividades específicas a outras empresas. Assim, o objetivo da terceirização é permitir que um PJ contrate uma empresa para cuidar de uma determinada tarefa.

Com isso, hoje é possível substituir toda a mão de obra — o que pode ajudar na redução de custos e sobrecarga de tarefas. Contudo, algumas empresas têm confundido a terceirização com a pejotização — que é a prática ilegal de demitir um funcionário para contratá-lo como pessoa jurídica.

Então, vale lembrar que, após desligar-se de uma empresa, esse mesmo funcionário fica proibido de fazer um contrato com ela por, no mínimo, 18 meses.

O PJ que acompanha as tendências sobre o futuro do Brasil consegue se antecipar às mudanças e aproveitar melhor as oportunidades. Por isso, aproveite nossas sacadas para planejar melhor seu negócio e criar ideias inovadoras.

A parceria que você o PJ brasileiro precisa no novo mundo do trabalho

Ter que se preocupar com Emissão de Notas, Abertura de Empresas, Desenquadramento ou qualquer outra burocracia acaba com a sua produtividade e sua tranquilidade. Ainda mais quando toda sua atenção está em se preparar com eficiência para um mundo de transformação digital e humana.
A Fica Tranquilo é mais que uma contabilidade online. Somos parceiros dos nossos clientes e existimos para fornecer a eles a estrutura e suporte contábil que eles precisam para ter vantagem competitiva nesse novo cenário.
Nosso foco é criar soluções inteligentes para contabilizar impostos e burocracias para você ser contador de novas histórias.
Entre em contato com alguém do nosso time ou deixe seu número ou email que entramos em contato e diga adeus à Burocracia!