Qual a melhor idade para se tornar um PJ?

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Abrir uma empresa hoje em dia tornou-se relativamente simples, se comparado a alguns anos atrás onde a burocracia imperava.

Sabemos que essa é uma decisão profissional importante, uma vez que a sua empresa estará registrada em órgãos públicos do Governo Federal.

Mas nada de pânico! Saiba qual a melhor idade para se tornar um PJ e qual o momento certo para se formalizar!

O que preciso saber antes de abrir uma empresa?

Para abrir a sua empresa, considere alguns detalhes importantes:

  • Ser um cidadão maior de 18 anos;
  • Não estar legalmente impedido para ter uma empresa em seu nome;
  • Saber em qual área deseja atuar como empresário;
  • Conhecer a sua concorrência;
  • Amar o que você faz;
  • Decidir se você terá um sócio na empresa, ou não;
  • Procure um contador de confiança, que entenda a sua necessidade e cuide dos seus negócios com empatia;

Qual a melhor idade para se tornar um PJ? 1

 

Fatores que influenciam na decisão de abrir uma empresa

Imagine que você cumpriu todos os requisitos acima, sabe exatamente o que quer e onde deseja chegar. Agora é hora de pensar em todos os processos que envolvem essa decisão.

1.Por que você quer abrir uma empresa?

Essa parece uma pergunta meio óbvia, mas muitos empreendedores não sabem porque querem abrir uma empresa, se é apenas para acompanhar as outras pessoas ou porque desejam se firmar como profissionais formalizados.

2.Busque conhecimentos

Se você não entende nada sobre tributação, pagamento de impostos, quais atividades serão incluídas em seu CNPJ, busque os conhecimentos e competências necessárias para alcançar esse objetivo. Podemos te ajudar com isso! Clique aqui para saber mais!

3.Qual o seu momento profissional atual?

Você é um profissional freelancer (trabalha sem vínculo empregatício), possui uma carteira de clientes e precisa emitir nota fiscal? Ou já tem experiência em várias áreas diferentes e deseja agora fixar-se em um único público-alvo?

Sabendo exatamente onde você está agora e onde quer chegar, os caminhos para ser um empresário ficam mais fáceis de trilhar.

4.Fator idade

Não existe uma idade certa para abrir uma empresa, seja aos 20 ou aos 50 anos. Desde que o profissional seja maior de 18 anos e conheça as suas responsabilidades tributárias com a empresa, o sucesso será construído com o tempo.

5.Trabalhar com CLT ou PJ

Um profissional que trabalha com carteira assinada, possui todos os direitos trabalhistas garantidos: Férias, salário, 13º, abono do PIS, FGTS, INSS e outros.

Por outro lado, o salário fica estagnado, sem previsão para um aumento realmente expressivo. A dependência deste tipo de trabalho somente para obter esses benefícios, pode não ser um objetivo realista a longo prazo.

Já a forma de trabalho PJ é mais ampla. O profissional pode emitir notas fiscais para os clientes, prestar serviços para diversas pessoas, aumentar os seus ganhos mensais, fazer o seu próprio patrimônio.

Além disso no Brasil, quem possui um CNPJ é visto com mais respeito pelos clientes e concorrentes, podendo obter mais crédito no mercado para comprar equipamentos, automóveis e até imóveis próprios.

Ficou com alguma duvida e não quer mais  falar com robôs?!
Entre em contato com a
Fica Tranquilo Contabilidade Online.
A Contabilidade especializada em PJ, freelancer, autônomo e prestador de serviços há mais de 11 anos.

Então fale conosco!
Será um prazer atendê-lo!
Acesse nosso Facebook: @FicaTranquiloPJ
Participe de nossa comunidade: #EuSouPJ