Saiba os principais erros que PJs iniciantes cometem

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Você está pensando em se tornar PJ? Empreendedores dessa modalidade precisam planejar suas ações e evitar correr riscos.

Queremos ajudar você a se sentir seguro ao entrar para essa categoria. Por isso, preparamos alguns erros que PJs cometem no início do negócio e que podem trazer consequências desastrosas.

Então, elimine esses erros para planejar uma entrada triunfal. Combinado?

Deixar de criar um plano de negócios

Não pesquisar o mercado é um erro que o PJ precisa evitar. Sem entender as necessidades do potencial cliente, o empreendedor pode fazer investimentos que não dão retorno.

Por isso, um plano de negócios — ainda que simplificado — amplia a visão do PJ, que consegue entender melhor sobre os concorrentes, se planejar para adquirir recursos e identificar os melhores fornecedores e parceiros.

Alguns tópicos abordados no plano de negócios, são:

  • contrato;
  • fluxo operacional;
  • plano de marketing;
  • capital de giro;
  • enquadramento tributário, entre outros.

Confundir PF com PJ

Muitos PJs erram ao misturar as contas pessoais com as da empresa, visto que, não conseguem fazer controles assertivos e acabam correndo riscos com punições legais.

Ter visão de dono é fundamental para se posicionar no mercado como um empreendedor. Para isso, é necessário entender o papel do PJ neste novo mundo.

Então, anote três dicas para separar a pessoa física da jurídica:

  1. calcule os custos fixos e variáveis do negócio;
  2. crie uma expectativa de faturamento;
  3. defina um pró-labore que cubra os gastos mensais pessoais.

Pensar somente a curto prazo

É preciso pensar no crescimento do negócio e como escalar, quando necessário. Para isso, o PJ precisa criar planejamentos estratégicos para não ser pego de surpresa.

Outra questão é negociar valores que superam os benefícios da CLT ao deixar de ser funcionário. Algumas sugestões, são:

  • criar reservas de emergência;
  • incluir os benefícios no valor da hora;
  • negociar outras vantagens — como 13º ou pausa de férias.

Se prender ao pensamento de empregado

É hora de deixar a visão de empregado e se posicionar como um empreendedor. Isso significa que o PJ deve estipular condições e negociar valores vantajosos para ambos os lados.

Mas também, é fundamental ver esse posicionamento como uma progressão na carreira. Afinal, o PJ agora trabalha por conta própria e pode escolher as propostas que se aplicam a sua realidade.

No entanto, como fazer se o PJ ainda não tem mentalidade empreendedora? Para isso, algumas dicas, são:

  • ter otimismo e acreditar no negócio;
  • criar coragem para assumir riscos;
  • identificar oportunidades a longo alcance;
  • buscar equilíbrio emocional, entre outros.

Não ter um planejamento tributário

O planejamento tributário é fundamental para o PJ que quer resultados progressivos no negócio. Caso contrário, corre o risco de perder prazos no envio de declarações obrigatórias, pagar multas e até ser impedido de emitir nota fiscal.

Pensar na gestão fiscal demonstra responsabilidade e profissionalismo, portanto, a burocracia também faz parte deste processo e não pode ser negligenciada. Então, inclua no seu planejamento etapas pertinentes, como:

  • inscrição da profissão nos órgãos competentes;
  • constituição do CNPJ;
  • registros no Estado e Município;
  • rotinas para recolhimento de tributos obrigatórios, entre outros.

Assim como todo projeto, o empreendedor deve pesquisar e se planejar sobre o seu negócio. Por isso, é necessário entender melhor sobre o mundo dos PJs de modo a evitar erros que podem trazer sérias consequências.

A parceria que você precisa no novo mundo do trabalho

Ter que se preocupar com Emissão de Notas, Abertura de Empresas, Desenquadramento ou qualquer outra burocracia acaba com a sua produtividade e sua tranquilidade. Ainda mais quando toda sua atenção está em se preparar com eficiência para um mundo de transformação digital e humana.
A Fica Tranquilo é mais que uma contabilidade online. Somos parceiros dos nossos clientes e existimos para fornecer a eles a estrutura e suporte contábil que eles precisam para ter vantagem competitiva nesse novo cenário.
Nosso foco é criar soluções inteligentes para contabilizar impostos e burocracias para você ser contador de novas histórias.
Entre em contato com alguém do nosso time ou deixe seu número ou email que entramos em contato e diga adeus à Burocracia!