Abertura de empresa de TI: Como fazer?

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Você está interessado em abrir a sua própria empresa de TI e se lançar no mercado? Recomendamos que saiba algumas características específicas desse meio para que o seu negócio cresça cada vez mais e obtenha bastante sucesso.

Muitas vezes as pessoas acham que realizar a abertura de empresa de TI é uma tarefa simples, mas nem sempre é fácil. Cada vez mais tem aumentado o número de organizações da área da tecnologia, e por isso é necessário ser inovador para se destacar no mercado atualmente.

Então, você deseja empreender na área da tecnologia? Saiba o que é preciso ser feito para realizar a abertura de empresa de TI e obter muito lucro nesse meio! 

MEI para Simples Nacional

Antes você precisa resolver algumas questões burocráticas 

Você decidiu abrir uma empresa de TI, mas ainda não sabe se deseja ter sócios ou se prefere comandar o negócio sozinho com mais liberdade? Essa é uma questão a se pensar antes de realizar a abertura do negócio já que esse é um quesito muito importante.

Além disso é preciso determinar as atividade da empresa, se o seu negócio prestará serviços que envolvem atividades como:

  • Desenvolvimento de programas;
  • Suporte técnico;
  • Design;
  • Consultoria de tecnologia;
  • Treinamento de informática;
  • Tratamento de dados.

Após determinar quais são os serviços prestados pela empresa, é necessário escolher o melhor tipo de regimento tributário – nesse momento o ideal é conversar com um contador especialista no ramo de TI -, seja Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional.

Por último o ideal é determinar o valor de investimento para depois formalizar o negócio. Após resolver todos esses quesitos, você já está apto para abrir empresa de TI. Agora é a hora de discutirmos as questões contábeis! 

Afinal, como fazer a abertura de empresa de TI?

Para dar início às atividades empresariais é necessário pedir a ajuda de um contador e ter conhecimento em relação às questões burocráticas que envolvem a abertura de empresa de TI.

Inicialmente é necessário escolher o nome e objeto social do negócio, para depois fazer o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, mais conhecido pela sigla de INPI. Isso é necessário para fazer o contrato social.

Depois é preciso registrar o contrato social em cartório e inscrever o negócio no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, o conhecido CNPJ, e na Junta Comercial do Estado para ser liberado o alvará de funcionamento, e o empreendimento poder gerar notas fiscais.

Abertura de empresa de TI: Como fazer? 1

Além de todos esses registros e inscrições, algumas regiões e municípios solicitam licenças e outras documentações para permitir o funcionamento do negócio. Por isso é necessário também entrar em contato com a secretaria da fazenda da sua cidade.

Nesta matéria você aprendeu algumas questões burocráticas que fazem parte da abertura de empresa de TI, e depois entendeu como é possível abrir um negócio do ramo tecnológico para obter bastante sucesso profissional.

Ficou com alguma duvida e não quer mais  falar com robôs?!
Entre em contato com a
Fica Tranquilo Contabilidade Online.
A Contabilidade especializada em PJ, freelancer, autônomo e prestador de serviços há mais de 11 anos.

Então fale conosco!
Será um prazer atendê-lo!
Acesse nosso Facebook: @FicaTranquiloPJ
Participe de nossa comunidade: #EuSouPJ