Afinal, vale a pena virar PJ?

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Muitas pessoas possuem o desejo de deixar de ser CLT para virar PJ, e construir o sonho de ter seu o próprio empreendimento, ou têm vontade de prestar serviços para empresas atuando como pessoa jurídica, afinal muitas organizações estão procurando substituir o profissional de carteira assinada.

No entanto, em casos como esses são diversas as dúvidas que surgem na cabeça do indivíduo, e a principal delas é: afinal, vale a pena virar pessoa jurídica?

Para responder a essa resposta, e te ajudar a decidir qual a melhor opção para a sua vida pessoal e profissional, listamos diversos prós e contras vinculados à PJ. Então, confira o nosso post, e saiba mais!

Qual o salário da PJ?

Quando uma pessoa presta serviços para uma empresa atuando como PJ, o seu salário tende a ser maior que o do trabalhador regido pela CLT. Isso porque a pessoa jurídica não possui as mesmas vantagens previstas no regime celetista.

Caso a pessoa atue como PJ, tendo a sua própria empresa, na maioria das vezes ela ganha mais do que um empregado que trabalha em uma organização, já que a sua carga horária é bem maior, e o seu nível de produtividade também.

Quais as vantagens e desvantagens em ser PJ?

Existem diversas vantagens e desvantagens que estão vinculadas à pessoa jurídica, por isso cabe a você decidir de vale ou não a pena virar PJ.

Vantagens

Desvantagens

Como funciona a aposentadoria da PJ?

O empregado celetista tem o INSS descontado do seu salário mensalmente, que equivale a uma porcentagem da remuneração para contribuir com a aposentadoria, no entanto o PJ não possui esse benefício.

Por isso, cabe ao PJ arrecadar uma parte da sua remuneração todo mês para contribuir com a sua futura aposentadoria, seja através de instituições públicas ou privadas.

Por isso, é seu dever avaliar se vale a pena virar PJ, analisando todas as vantagens e desvantagens!

Qual a melhor opção de PJ?

O ideal é que você se torne uma PJ que tenha requisitos que se adequem às suas necessidades, escolhendo ser uma ME, EPP, ou até mesmo um MEI.

Uma das opções mais populares é de Microempreendedor Individual, o conhecido MEI, pois com ele é possível atuar de diversas formas, tendo uma microempresa, e até mesmo 1 funcionário.

Mas a melhor costuma ser a opção pelo Simples Nacional.

Para outras perguntas, consulte nosso time, temos a solução certa para você!

Talvez você ainda tenha mais alguma dúvida sobre Emissão de Notas, Abertura de Empresas, Desenquadramento ou qualquer outra burocracia, não é mesmo?
Quando se trata da nossa empresa e futuro profissional é preciso ter certeza de cada informação e poder confiar no parceiro contábil que te dê mais segurança.
Pergunte o que precisar para quem tem prazer em te ajudar e é especialista em PJs e Freelancers.
Nosso foco é criar soluções inteligentes para contabilizar impostos e burocracias para você ser contador de novas histórias.
Entre em contato com alguém do nosso time ou deixe seu número ou email que entramos em contato e diga adeus à Burocracia!

Seja Assinante

E receba conteúdos exclusivos direto no seu email