Quais os impostos embutidos na prestação de serviços?

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Existem várias empresas que prestam serviços no Brasil, e assim como em todos os setores econômicos, essa área também precisa pagar tributações, já que são diversos os impostos embutidos na prestação de serviços como o ISS, o IRPJ, o CSLL, o PIS e o COFINS. 

Veja abaixo todos os impostos que incidem sobre a prestação de serviços e regularize a sua empresa perante o fisco. Portanto, continue a leitura! 

Imposto sobre serviços (ISS)

O ISS é uma tributação paga por profissionais e empresas que prestam serviços, e é um dos principais impostos desse segmento. Esse tributo é municipal, e por isso o seu valor pode variar bastante em relação a cada cidade.

Normalmente a alíquota desse imposto varia em torno de 2% a 5%. O valor da porcentagem pode se alterar de acordo com tipo de serviço prestado, o sistema tributário e a cidade na qual foram realizadas a prestação dos serviços.

MEI para Simples Nacional

IRPJ

O Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, mais conhecido como IRPJ, é um dos principais impostos embutidos na prestação de serviços, e a sua alíquota é em torno de 15% do lucro real da PJ.

As PJs que prestam serviços públicos na maioria das vezes precisam pagar apenas uma alíquota de em torno de 6% sobre o lucro inflacionário acumulado, e por isso os impostos pagos por essas pessoas jurídicas são ainda menores. 

CSLL

A Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido, mais conhecido por CSLL, é um tipo de tributação bastante conhecida pelas PJs produtoras de bens já que essa tributação incide sobre o lucro líquido das NFs de produtos. 

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que o CSLL é um dos impostos embutidos na prestação de serviços, e que a sua alíquota gira em torno de 9% sobre o lucro líquido para as PJs.

COFINS e PIS

O COFINS e o PIS são um dos impostos embutidos na prestação de serviços mais conhecidos pela população. Essa tributação serve para contribuir com o financiamento da seguridade social no Brasil. 

A alíquota do COFINS depende do regime tributário da pessoa jurídica: As PJs que são regidas pelo Lucro Presumido são tributadas com um percentual de 3%, já alíquota das PJs de Lucro Real possui um valor de 7,6%. E a alíquota do PIS para PJs de Lucro Presumido são de 0,65% e de Lucro Real são de1,65%.

Quais os impostos embutidos na prestação de serviços? 1

Como pagar os impostos embutidos na prestação de serviços?

O ideal é entrar em contato com a Receita Federal para que esse órgão tire todas as suas dúvidas em relação aos impostos embutidos na prestação de serviços, e como é possível pagá-los, seja pela emissão de boletos ou débito da conta de PJ.

Além disso, é importante também ter acompanhamento com uma assessoria contábil, pois os profissionais do ramo da contabilidade podem auxiliar nesse quesito, fazendo com que você não precise se preocupar com as responsabilidades relacionadas ao pagamento de tributos.

 

 

Se você deseja ser um profissional ainda mais organizado, recomendamos que entre em contato com a Fica Tranquilo, pois somos uma empresa especializada em assessoria contábil, e podemos te ajudar! 

Ficou com alguma duvida e não quer mais  falar com robôs?!
Entre em contato com a
Fica Tranquilo Contabilidade Online.
A Contabilidade especializada em PJ, freelancer, autônomo e prestador de serviços há mais de 11 anos.

Então fale conosco!
Será um prazer atendê-lo!
Acesse nosso Facebook: @FicaTranquiloPJ
Participe de nossa comunidade: #EuSouPJ

Viva mais e RELAXA, vem #FICATRANQUILO