Entenda o que é e quais são os tipos de PJ no Brasil

Você sabe quais são os tipos de PJ no Brasil, conhece as principais características e as diferenças entre eles?

Dentre as escolhas mais importantes que o empreendedor precisa fazer antes de abrir um CNPJ, temos a definição da natureza jurídica ideal para a sua empresa.

A legislação brasileira prevê diferentes tipos de PJ, dentre as quais, podemos destacar:

  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Empresário Individual (EI);
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
  • Sociedade Limitada (LTDA);
  • Sociedade Simples (S/S);
  • Sociedade Anônima (S/A).

Na sequência, vamos conhecer detalhes e as principais características de cada opção para que você entenda como elas funcionam, vale a pena conferir!

Microempreendedor Individual – MEI

Dentre os tipos de PJ no Brasil, o MEI certamente é um dos que faz o maior sucesso, principalmente entre aqueles que desejam iniciar um pequeno negócio.

Criado pela Lei Complementar 128/08, o MEI é destinado a abertura de empresas individuais e tem por objetivo favorecer e oferecer tratamento diferenciado a pequenos negócios, incentivando a sua legalização.

O MEI paga seus impostos em guia única, com reduzido, correspondente a pouco mais de 5% do salário mínimo, pode faturar até R$ 81 mil por ano e contratar 1 funcionário.

Empresário Individual – EI

Para aqueles que desejam abrir uma empresa individual, mas não se enquadram no MEI, uma das opções é o EI – Empresário Individual.

O EI não possui as restrições de faturamento e contratação de funcionários do MEI, e, portanto, oferece maior flexibilidade ao empreendedor.

Além disso, algumas atividades não permitidas no MEI podem ser desenvolvidas por uma empresa EI.

Contudo, é preciso destacar que assim como no MEI, na empresa EI, a responsabilidade do empresário é ilimitada, ou seja, possíveis dívidas da empresa podem afetar o seu patrimônio pessoal.

Sociedade Limitada Unipessoal – SLU

Criada pela Lei da Liberdade Econômica, a SLU é, atualmente, a melhor opção para quem deseja abrir uma empresa sem sócios.

Por meio da SLU, o empreendedor pode abrir empresas individuais, mantendo o seu patrimônio pessoal desvinculado da empresa.

Devido às suas características, a Sociedade Limitada Unipessoal oferece maior segurança jurídica ao empresário, uma vez que as possíveis dívidas da empresa não podem afetar o seu patrimônio pessoal.

Sociedade Limitada – LTDA

Por sua vez, a Sociedade Limitada ou Sociedade Empresária Limitada é um tipo de PJ destinado aos interessados em abrir uma ou mais empresas em sociedade.

Para aqueles que desejam abrir uma empresa com um ou mais sócios essa é a opção mais procurada e também a mais indicada.

Sociedade Simples – S/S

Quando o assunto são os tipos de PJ no Brasil, não podemos nos esquecer da Sociedade Simples, uma natureza jurídica destinada a profissionais que exercem atividades de natureza científica, artística ou literária que desejam atuar em sociedade.

A Sociedade Simples é um modelo muito utilizado por médicos, dentistas e outros profissionais liberais que decidem trabalhar em sociedade.

Sociedade Anônima S/A

Por fim, temos a Sociedade Anônima, ou simplesmente S/A, uma natureza jurídica que normalmente é utilizada por grandes empresas, como aquelas listadas na Bolsa de Valores.

Na Sociedade Anônima, a empresa é dividida em ações que são distribuídas e ficam sob a guarda dos seus acionistas.

A Sociedade Anônima pode ser dividida da seguinte forma:

  • Capital aberto: negocia ações na Bolsa de Valores.
  • Capital fechado: não negocia ações na Bolsa de Valores.

Deseja saber mais sobre os tipos de PJ e abrir a sua empresa? Conte com a Fica Tranquilo Contabilidade, aqui a abertura de empresa é gratuita. Entre em contato conosco!