O que é e como fazer um Capital de Giro?

Publicado em15/02/2022

Tempo leitura3min 41s

Copiar link

Você sabe o que é capital de giro? Essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores de plantão e, portanto, pode ser também a sua.

Pensando nisso, a Fica Tranquilo, separou nesse conteúdo, o conceito e algumas dicas sobre o assunto capital de giro, que você não pode deixar de conferir!

O que é Capital de Giro?

Capital de Giro é o valor que a empresa dispõe em caixa para custear e manter o funcionamento das suas operações diárias.

Em um negócio que está começando absolutamente do zero e que ainda não possui clientes, é o capital de giro que mantém tudo em ordem e em perfeito funcionamento até que a empresa gere receitas para fazer frente aos seus custos iniciais.

No entanto, não são apenas as novas empresas que precisam de capital de giro. Na prática, todas as empresas precisam desse importante instrumento para fazer a “roda do negócio girar.”

Empresas que atuam no segmento comercial, por exemplo, precisam de capital de giro para comprar produtos, recompor seus estoques e aguardar até a venda de cada item.

Por sua vez, as empresas prestadoras de serviço, precisam de capital de giro para garantir a continuidade dos serviços prestados, entre a data de contratação e a data de receber pelos serviços prestados.

Na prática, podemos afirmar que a missão do capital de giro consiste em financiar as atividades e as operações de uma empresa.

Não tenha dúvidas, empresa sem capital de giro, ou seja, sem dinheiro em caixa para cumprir com obrigações de curto prazo, certamente precisará recorrer a empréstimos e financiamentos, pois caso contrário, não conseguirá honrar os seus compromissos.

Como calcular o capital de giro?

A fórmula para cálculo do capital de giro é a seguinte:

Capital de Giro = Ativo Circulante – Passivo Circulante

Onde:

  • Ativo Circulante: Valores disponíveis em caixa e soma dos valores que a empresa tem a receber no curto prazo.
  • Passivo Circulante: Soma dos compromissos a pagar da empresa no curto prazo.

Como aumentar o capital de giro?

Confira algumas dicas que podem contribuir para aumentar o seu capital de giro:

  • Otimize o seu estoque: Acompanhe de perto os níveis de estoque da sua empresa e evite comprar produtos e insumos sem uma necessidade real. Quanto menor o número de produtos parados em estoque, melhor para a preservação do capital de giro.
  • Expanda seus fluxos de receita: Ofereça aos clientes uma gama maior de produtos e serviços, como base em uma estratégia para aumentar o seu fluxo de receitas e melhorar os resultados do seu capital de giro.
  • Negocie prazos maiores com fornecedores: Se a sua empresa está passando por dificuldades financeiras, tente negociar prazos maiores com fornecedores e ganhe tempo para fortalecer o seu fluxo de caixa.

Agora que você já sabe o que é capital de giro, tome as medidas necessárias para mantê-lo em um nível saudável para os seus negócios.

Manter o capital de giro em um nível seguro, contribuirá para o equilíbrio das contas e para o crescimento da sua empresa.

Avalie este artigo

0.0

Compartilhe
Copiar link

Todos os posts

Ver todos os posts
EmpreendedorismoFaturamento PJ: quais os limites?

27/04/2023 | 10min 54s de leitura

Contabilidade OnlineDiferença de MEI para ME e como mudar de regime?

20/04/2023 | 10min 30s de leitura

EmpreendedorismoDiferenças entre ME e EPP: Qual a melhor para sua empresa?

13/04/2023 | 10min 53s de leitura

Contabilidade OnlineContratação PJ em 2023: entenda como funciona

06/04/2023 | 11min 5s de leitura

Abrir CNPJ Nome fantasia da PJ: qual devo usar?

27/03/2023 | 10min 48s de leitura

FIQUE LIGADOAssine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Informe seu e-mail e teste grátis!

evoluindo na prestação de serviços

Transforme sua MEI em ME

Nosso time de contadores te auxiliará durante todo o processo de escolha para o seu perfil profissional. Seja qual for a opção escolhida, realizaremos o desenquadramento, ou baixa do seu MEI, de forma gratuita. Com suporte prioritário para dúvidas.

Desenquadrar MEI para ME grátis

Novo app de contabilidade disponível para iOS e Android

Sua tranquilidade nossas responsabilidade, projetamos sempre com inovação nossos produtos digitais e com as melhores tecnologias do mercado.

Converse com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!

Preencha as informações ao lado e escolha sua opção de contato preferida para conversar com nossa equipe.