PJ tem direito à 13°, Férias e Aposentadoria?

Publicado em29/04/2019

Tempo leitura4min 52s

Copiar link

Você sabia que a princípio uma PJ não possui direitos como o 13º, as férias, e a aposentadoria?

Devido a isso, na maioria das vezes, uma pessoa que exerce funções como uma PJ, ganha muito mais que um profissional que é regido pela CLT. Assim, todos os trabalhadores podem organizar as suas finanças, e guardar dinheiro para servir como um 13º no final do ano, ou como reserva de emergência.

Para que você entenda melhor como funciona os direitos concedidos à PJ, e como fazer para organizar a sua vida financeira, separamos diversas informações que vão te ajudar nessa jornada de ser uma pessoa jurídica! Então, confira a nossa matéria, e saiba mais!

O que é 13º, férias e aposentadoria?

O 13º é uma remuneração extra concedida no final do ano ao trabalhador brasileiro, e funciona como uma gratificação de natal. O valor que é recebido pelo cidadão corresponde a um mês do seu salário, de acordo com o período trabalhado.

Assim como o 13º, as férias são um direito de todo trabalhador. De acordo com a legislação deve ser concedido para ele um período de descanso de 30 dias por ano.

Já a aposentadoria, que ultimamente teve diversas mudanças, funciona como um afastamento remunerado de um trabalhador, desde que ele cumpra alguns requisitos. Esse direito pode ser proporcionados de diversas formas, como pela idade, ou pela falta de condições físicas ou mentais.

PJ pode receber 13º, aposentadoria e férias?

A princípio uma pessoa PJ não possui nenhum desses direitos, no entanto é possível obtê-los.

Isso porque uma PJ pode contribuir com a previdência, para que possa obter sua aposentadoria futuramente.

Para fazer isso, basta que o indivíduo procure entrar em contato com o seu contador, e pedir que esse realize uma declaração ao fisco, e assim gere um boleto do INSS. Depois é só pagá-lo mensalmente, e receber todos os direitos concedidos pela previdência.

Em relação às férias, o PJ pode tirá-las quando achar necessário, afinal apenas os empregados regidos pela CLT possuem um vínculo trabalhista no qual são concedidas apenas 30 dias de férias durante o ano.

No caso do 13º, o PJ também não tem esse direito, então cabe ao mesmo separar parte do seu dinheiro mensalmente para obter benefícios semelhantes à gratificação natalina.

Como organizar as suas finanças?

Devido aos direitos que não são concedidos para PJ, essa deve organizar a sua vida financeiramente. Afinal, não dá para esperar pelo 13º, aposentadoria e férias, não é mesmo?

Diminua os seus gastos mensais

Sabe aqueles gastos que você tem, mas que podem ser cortados da sua rotina? Opte por fazer economia de custos!

Por exemplo, aquela garrafinha de água que é comprada diariamente, pode ser substituída por uma garrafa térmica, basta enchê-la todos os dias!

Gastos como esses podem não ser percebidos diariamente, mas a longo prazo pode fazer toda a diferença no seu orçamento.

Realize investimentos

Para que o seu capital possa render, indicamos que você realize investimentos. Para fazê-los, basta avaliar o seu perfil de investidor, e escolher o que mais se adequa às suas necessidades.

Se você deseja saber mais informações acerca dos direitos de PJ, e receber todos os benefícios proporcionados pela mesma, contrate os serviços do Fica Tranquilo, pois podemos te ajudar.

Para outras perguntas, consulte nosso time, temos a solução certa para você!

Talvez você ainda tenha mais alguma dúvida sobre Emissão de Notas, Abertura de Empresas, Desenquadramento ou qualquer outra burocracia, não é mesmo?
Quando se trata da nossa empresa e futuro profissional é preciso ter certeza de cada informação e poder confiar no parceiro contábil que te dê mais segurança.
Pergunte o que precisar para quem tem prazer em te ajudar e é especialista em PJs e Freelancers.
Nosso foco é criar soluções inteligentes para contabilizar impostos e burocracias para você ser contador de novas histórias.
Entre em contato com alguém do nosso time ou deixe seu número ou email que entramos em contato e diga adeus à Burocracia!

Avalie este artigo

0.0

Compartilhe
Copiar link

Todos os posts

Ver todos os posts
EmpreendedorismoFaturamento PJ: quais os limites?

27/04/2023 | 10min 54s de leitura

Contabilidade OnlineDiferença de MEI para ME e como mudar de regime?

20/04/2023 | 10min 30s de leitura

EmpreendedorismoDiferenças entre ME e EPP: Qual a melhor para sua empresa?

13/04/2023 | 10min 53s de leitura

Contabilidade OnlineContratação PJ em 2023: entenda como funciona

06/04/2023 | 11min 5s de leitura

Abrir CNPJ Nome fantasia da PJ: qual devo usar?

27/03/2023 | 10min 48s de leitura

FIQUE LIGADOAssine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Informe seu e-mail e teste grátis!

evoluindo na prestação de serviços

Transforme sua MEI em ME

Nosso time de contadores te auxiliará durante todo o processo de escolha para o seu perfil profissional. Seja qual for a opção escolhida, realizaremos o desenquadramento, ou baixa do seu MEI, de forma gratuita. Com suporte prioritário para dúvidas.

Desenquadrar MEI para ME grátis

Novo app de contabilidade disponível para iOS e Android

Sua tranquilidade nossas responsabilidade, projetamos sempre com inovação nossos produtos digitais e com as melhores tecnologias do mercado.

Converse com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!

Preencha as informações ao lado e escolha sua opção de contato preferida para conversar com nossa equipe.