Qual a diferença entre a Nota Fiscal Paulista e a Nota Paulistana?

Publicado em22/01/2019

Tempo leitura3min 43s

Copiar link

Com pressa? Não precisa ler tudo. Ligue para nós (11-3984-4000) ou ligamos para você para te explicar.

“Vai querer nota fiscal paulista?”

Quem já ouviu isso provavelmente pode se confundir quando escuta alguém falar sobre a Nota Paulistana. Se tratam da mesma coisa, afinal?

Pois bem. São documentos fiscais completamente diferentes um do outro. A nota fiscal paulista é emitida no ato de compra de produtos. A nota paulistana é emitida em referência à contratação de serviços.

Na primeira, conhecida também pela sigla NFP, quem emite é uma empresa que comercializa mercadorias. Na segunda, conhecida também como NFS-e (Nota Fiscal Eletrônica de Serviços) ou NP, quem emite é uma pessoa jurídica prestadora de serviços.

Em ambos os casos o governo patrocina a emissão desses documentos fiscais com programas de incentivo. Na nota fiscal paulista é possível o resgate de créditos. Na nota paulistana, quem recebe a nota pode concorrer a prêmios mensais de 1 milhão de reais (com exceção de dezembro, em que o prêmio é de 2 milhões por ser um período de grande arrecadação).

Vantagens e desvantagens de emitir a Nota Paulistana

Existem vantagens e desvantagens na emissão da NFS-e de São Paulo, outra forma para falar da Nota Paulistana. A desvantagem é que você precisa pagar uma quantia específica de imposto sobre o serviço, conhecido como ISS (Imposto Sobre Serviço), em que cada atividade (ou CNAE) é tabelada com uma alíquota diferente — conheça esta tabela aqui. As vantagens são:

1) você fica dentro da lei e não corre risco de sofrer sanções e penalidades fiscais;
2) permite um controle contábil mais apurado;
3) transmite profissionalismo e segurança para seu cliente permitindo que ele esteja dentro da lei também.

Como é vantagem para cliente e para prestador de serviços, é comum que você Consultor de Tecnologia da informação, Designer, Programador ou o famoso freela — na prática qualquer prestador de serviços — se depare com a situação em que seu cliente exige a emissão da nota fiscal de serviços.

Como emitir uma Nota Paulistana, ou nota fiscal de serviços?

O governo tem uma plataforma que te permite executar essa ação sozinho. Um sistema que exige certas noções de contabilidade e precisão nos dados. Contrate alguém para fazer isso por você. Aqui na Fica Tranquilo Contabilidade Online você não precisa se preocupar com esse tipo de coisa. Você pede a emissão da nota e fazemos num instante, com conforto, segurança e praticidade. Entre em contato ou ligamos para você.

Você quer mesmo ter que se preocupar com tudo isso?

Ter que se preocupar com Emissão de Notas, Abertura de Empresas, Desenquadramento ou qualquer outra burocracia acaba com a sua produtividade e sua tranquilidade.
Deixe isso para quem tem prazer em te ajudar e é especialista em PJs e Freelancers.
Nosso foco é criar soluções inteligentes para contabilizar impostos e burocracias para você ser contador de novas histórias.
Entre em contato com alguém do nosso time ou deixe seu número ou email que entramos em contato e diga adeus à Burocracia!

Avalie este artigo

0.0

Compartilhe
Copiar link

Todos os posts

Ver todos os posts
EmpreendedorismoFaturamento PJ: quais os limites?

27/04/2023 | 10min 54s de leitura

Contabilidade OnlineDiferença de MEI para ME e como mudar de regime?

20/04/2023 | 10min 30s de leitura

EmpreendedorismoDiferenças entre ME e EPP: Qual a melhor para sua empresa?

13/04/2023 | 10min 53s de leitura

Contabilidade OnlineContratação PJ em 2023: entenda como funciona

06/04/2023 | 11min 5s de leitura

Abrir CNPJ Nome fantasia da PJ: qual devo usar?

27/03/2023 | 10min 48s de leitura

FIQUE LIGADOAssine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Informe seu e-mail e teste grátis!

evoluindo na prestação de serviços

Transforme sua MEI em ME

Nosso time de contadores te auxiliará durante todo o processo de escolha para o seu perfil profissional. Seja qual for a opção escolhida, realizaremos o desenquadramento, ou baixa do seu MEI, de forma gratuita. Com suporte prioritário para dúvidas.

Desenquadrar MEI para ME grátis

Novo app de contabilidade disponível para iOS e Android

Sua tranquilidade nossas responsabilidade, projetamos sempre com inovação nossos produtos digitais e com as melhores tecnologias do mercado.

Converse com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!

Preencha as informações ao lado e escolha sua opção de contato preferida para conversar com nossa equipe.